Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Santa Maria SIFEDOC

I Seminário Regional de Educação do Campo: Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas do Campo – Região Centro e Fronteira Oeste do RS. e I Encontro PIBID Interdisciplinar Educação do Campo

Durante este período também acontecerá o I Encontro PIBID Interdisciplinar Educação do Campo.


A proposta de discussão da mesa é apresentar as Políticas Nacionais que favorecem cursos de licenciatura em Educação do Campo, o que resultou na organização do curso de Licenciatura IF. Além disso pretende discutir as ações implementadas pela UFSM nas diversas licenciaturas em relação a essa modalidade de ensino.

ATENÇÃO: Novas inscrições poderão também ser feitas no local do evento no dia 21 de outubro. 

Local: Auditório C – Prédio 18 – Campus da UFSM

Av. Roraima/Cidade Universitária

Bairro Camobi

Santa Maria/RS

INFORMAÇÔES:

Por e-mail: sifedocregionalsantamaria@gmail.com

Telefone: (55) 3220-9563

Grupos de Trabalho

Os eixos de trabalho contemplam tanto pesquisas, quanto reflexões teóricas sobre experiências educativas concretas, que podem estar relacionadas ao espaço urbano ou ao campo, nas diversidades e especificidades dos sujeitos que os constituem (geracional; trabalho; gênero; raça/etnia, religião, entre outras).

Os trabalhos devem ser inscritos em um dos eixos propostos:

1) Contexto da Escola do Campo

Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem pesquisas ou reflexões teóricas sobre a escola do campo em diferentes escalas, priorizando o contexto regional Centro e Oeste do Rio Grande do Sul.

2) História da Educação do Campo

Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem pesquisas ou reflexões teóricas sobre a gênese da Educação do Campo, sua trajetória no espaço e no tempo, em diferentes escalas de análise, priorizando o contexto regional Centro e Oeste do Rio Grande do Sul.

3) História, Trabalho, Cultura e Educação do Campo no Contexto Regional

Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem pesquisas ou reflexões teóricas sobre a organização do território, sob a perspectiva da história, do trabalho e da cultura das populações do campo, em diferentes escalas de análise, priorizando o contexto regional Centro e Oeste do Rio Grande do Sul.

4) Estado, Políticas Públicas e Educação do Campo no contexto regional

Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem pesquisas ou reflexões teóricas sobre as políticas municipais, estaduais e nacionais, além da relação entre a sociedade civil organizada e os agentes estatais em um esforço de constituir a agenda pública quando a temática versar sobre a educação e sua aplicação nas escolas de educação básica do campo, no ensino técnico e superior.

5) Alternativas de Produção e Reprodução social

Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem pesquisas ou reflexões teóricas sobre produção das comunidades camponesas sob a organização de instituições ou organizações (ONGs, Movimentos Sociais, sindicatos, cooperativas, associações, organizações de economia solidária, entre outros) que prestam formação nos âmbitos formal (escola) e não-formal, em diferentes escalas de análise, priorizando o contexto regional Centro e Oeste do Rio Grande do Sul.

6) Práticas Alternativas de Educação Básica na Escola do campo

Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem pesquisas ou reflexões teóricas sobre as práticas e alternativas na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, EJA e ensino e na formação inicial e continuada dos professores do campo, priorizando o contexto regional Centro e Oeste do Rio Grande do Sul.

7) Gestão Escolar da Educação do Campo

Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem pesquisas ou reflexões teóricas sobre experiências alternativas de gestão escolar na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, EJA e ensino e na formação inicial e continuada dos professores do campo, priorizando o contexto regional Centro e Oeste do Rio Grande do Sul.

Trabalhos Aprovados
Sala 1 – Auditório AUDIMAX – Centro de Educação (CE/UFSM)

Coordenador: Ane Carine Meurer

Monitora: Carla Silveira Pereira

 

GT 1 – Contexto da Educação do Campo 

Titulo: EXEMPLO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO BASEADA NOS PRINCÍPIOS DO ENFOQUE AGROECOLÓGICO E NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

Autores: Aline Guterres Ferreira, José Geraldo Wizniewsky, Ana Cecília Guedes, Daiane Loreto de Vargas, Dreisse Fantineli 

Titulo: ESCOLA E MST: EM BUSCA DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Autores: Tânia Mara De Bastiani; Luciana Pinto Fernandes 

Titulo: A ESCOLA DO CAMPO COMO PROTAGONISTA NA FORMAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA DE ALUNOS PERTENCENTES AO MOVIMENTO SEM TERRA

Autores: Taiana Puchale Gonçalves;  Carla Silveira Pereira;  Daniele Barros Vargas Furtado; Ane Carine Meurer

Titulo: A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE VISTA GAÚCHA-RS

Autoras: Lucinéia Lourenzi; Carmen Rejane Flores Wizniewsky

Titulo: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL – EFASC: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO VALE DO RIO PARDO

Autores: João Paulo Reis Costa; Virginia Elisabeta Etges; Cristina Vergutz

Titulo: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA DO CAMPO JERÔNIMO MACHADO SÃO GABRIEL/RS.

Autores: Cleiton Luis Froelich; Carla Silveira Pereira

Titulo: MEDIAÇÕES E SIGNIFICAÇÕES DO MUNDO RURAL E A EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores: Andréia Barreto do Nascimento  Brum,  Clayton Hillig

Titulo: LIMITES E POSSIBILIDADES DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA SANTA CRUZ 

Autor: Maiquel Ivan Rossato

 

Sala 2 – Auditório A – Sérgio Pires

Coordenador: César de David

Monitora: Janete Webler Cancelier

GT 2 – História da Educação do Campo

GT 3 – História, Trabalho, Cultura e Educação do Campo no Contexto Regional

GT 4 – Estado, Políticas Públicas e Educação do Campo no Contexto Regional

 

Titulo: A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO HISTÓRICO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autoras: Maria Rute Depoi da Silva; Neiva Lilian Ferreira Ortiz

 

Titulo: COMPREENDENDO O SER PROFESSOR DO CAMPO ATRAVÉS DAS NARRATIVAS 

Autores: Crisna Daniela Krause Bierhalz , Erica Adriane Maciel de Los Santos , Eril Medeiros da Fonseca, Loossllen Queerolayn Goulart dos Sant

 

Titulo: ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA EM SANTA MARIA: DIAGNÓSTICO E CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS DIDÁTICOS DE APOIO

Autores: Elias Cósta de Oliveira; Alexon Messias da Rocha; Cícero Santiago de Oliveira

 

Titulo: EDUCAÇÃO NO CAMPO: valorizando a cultura de uma localidade

Autora: Ursulina Rozete Antunes Marion

 

Titulo: PENSANDO A  EDUCAÇÃO  NO CAMPO: Interpretando os desafios e as diferenças  para  uma  educação  no  campo,  nas  escolas  do  Campo  no  município de Santa Maria.

Autores: Ana Justina da Fonseca Ziegler; Cezar De David; Ivanio Folmer

 

Titulo: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ESCOLA DO CAMPO NA REGIÃO CENTRO E OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Autores: Jacson Dreyh Schumacher; Carmen Rejane Flores Wizniewsky

 

Título: PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA AS ESCOLAS DO CAMPO

Autores: Luciana Pinto Fernandes; Tânia Mara De Bastiani 

 

Titulo: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COMO UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO COM BASE NA POLITECNIA

Autoras: Simone Bochi Dorneles; Graciela Delevati Caldeira; Mara Eloiza Martins Xavier; Márcia H. Chaves Martins

 

Titulo: EDUCAÇÃO DO CAMPO E PARA O CAMPO NO VALE DO JAGUARI

 

Autoras: Neiva Lilian Ferreira Ortiz; Maria Rute Depoi

 

Sala 3 – Auditório José Antônio Costabeber – Prédio do NESAF

Coordenadora: Carmen Rejane Flores Wizniewsky

Monitora: Kelly Perlin Cassol

 

GT 5 – A lternativas de Produção e Reprodução social 

GT 7 – Gestão Escolar da Educação do Campo

 

Titulo: A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: PARA UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autoras: Josiane Silva da Rosa;  Rafaela Vendrusculo

 

Titulo: ESPAÇOS DE CULTURA COMO ESPAÇOS DE AÇÃO EDUCATIVA – O CASO DO AFRO-SUL ODOMODE, EM PORTO ALEGRE – RS

Autora: Patrícia da Silva Pereira

 

Titulo: AS RELAÇÕES ENTRE A EXTENSÃO RURAL E OS AGRICULTORES TRADICIONAIS

Autoras: Eloês de Fátima Nunes Trindade; Leonice Aparecida Alves Mourad

 

Titulo: O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E RESGATE DE SABERES NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BERNARDINO FERNANDES, DISTRITO PAINS, SANTA MARIA, RS

Autor: João Silvano Zanon

 

Titulo: A DES(EDUCAÇÃO) DO COOPERATIVISMO NO OESTE DO PARANÁ: COOPERATIVA AGRONDUTRIAL LAR E COPAGRIL 

Autoras: Marilucia Bem;  Mariangela Richart

 

Titulo: FORMAÇÃO DOS IDOSOS DO CAMPO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS:  “Do Fazer Fazendo” – Idosos do MST e o Trabalho

Autoras: Katiane Machado da  Silva; Elisabeth de Fátima da Silva Lopes

 

Titulo: ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL NA AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA: AS ESCOLAS DO CAMPO DE IBARAMA/RS E O PROJETO “GARANTINDO O FUTURO, PRESERVANDO AS SEMENTES CRIOULAS”

Autoras: Helena Maria Beling; Valquiria Conti

 

Título: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: UMA HISTÓRIA CONSTRUÍDA NA ESCOLA DO ASSENTAMENTO NOVA SANTIAGO

Autora: Carine Marques Charão

 

Título:  GUARDIÕES MIRINS PRODUZINDO SEMENTES PARA GARANTIR O FUTURO: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DE ANCHIETA, IBARAMA, RS.

Autoras :  Sirlei Lenice Rodrigues;  Thalia Lima. 

 

Sala 4 – Auditório C – Prédio 18

Coordenadora: Leonice Mourad

Monitora: Jacson Dreyh Schumacher

 

GT 6 – PráticasA lternativ as de Educação Básica na Escola do Campo

GT 7 -Gestão Escolar da Educação do Campo

Título: RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO ATRAVÉS DA AFETIVIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores: Denise Valduga Batalha, Lorena Ines Pererini Marquezan, Helenise Sangoi Antunes

Titulo: ANÁLISE DA CONCEPÇÃO METODOLÓGICA DA LICENCIATURA EM DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UNIPAMPA – DOM PEDRITO

Autores: Viviane de Almeida Lima, Crisna Daniela Krause Bierhalz

Titulo: A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autora: Márcia Kaipers Machad

Título: EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTEXTOS E PROPOSIÇÕES 

Autoras: Angelita Zimmermann; Franciele Druzian; Ane Carine  Meurer

Titulo: A INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO. 

Autores: Flávio Cezar Santos; Debora Silvana Vaz Soares; Giane Quadros de Almeida; Karen Rodrigues Capello; Maique Argenta Ribeiro; Sandi Mumbach

Titulo: SURDEZ EM FOCO: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLA DO CAMPO

Autoras: Carina Vallejos de Moura; Debora Silvana Vaz Soares

Titulo: EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA MANDALA VEGETAL DE PLANTAS BIOATIVAS E ESPAÇO DA LEITURA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL ARROIO GRANDE, SANTA MARIA, RS

Autores: Janine Farias Menegaes;  Márcio Rogério Barbieri Sarzi; Fernanda Alice Antonello Londero  Backes; Calinca Barão de Ávila

Titulo: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL MINHOCAS E CRIANÇAS: MUITAS DESCOBERTAS E APRENDIZAGENS

Autora: Lidiane Gripa Silveira

Titulo: GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: CONSTRUINDO A CULTURA DA COOPERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

Autora: Claudia Rosanea Gressler Teixeira

 

Título: GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores: Eliane de Lourdes Felden; Thiago Santi Bressan 

 

 Comissão SIFEDOC/ Santa Maria

Angelita Ziemmermann

Ana Carla Lenz

Ana Hanauer

Anna Cristine

Prof. Ane Carine Meurer

Bruno Traesel Schreiner

Prof.Carmem Rejane Wizniewsky

Prof. Cezar De David

Daiane Loretto de Vargas

Denise Lenise Machado

Érica Natacha Batista Cabral

Felipe Leindecker Monteblanco

Helena Maria Beling

Ivanio Folmer

Jacson Schumacher

Janete Webler Cancelier

Kelly Perlin Cassol

Prof. Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad

Marilse Beatriz Losekann

Marlova Giuliane Garcia

Mauricio Bandinelli

Miriele Fontoura