I Seminário Regional de Educação do Campo: Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas do Campo – Região Centro e Fronteira Oeste do RS. e I Encontro PIBID Interdisciplinar Educação do Campo
Durante este período também acontecerá o I Encontro PIBID Interdisciplinar Educação do Campo.
A proposta de discussão da mesa é apresentar as Políticas Nacionais que favorecem cursos de licenciatura em Educação do Campo, o que resultou na organização do curso de Licenciatura IF. Além disso pretende discutir as ações implementadas pela UFSM nas diversas licenciaturas em relação a essa modalidade de ensino.
ATENÇÃO: Novas inscrições poderão também ser feitas no local do evento no dia 21 de outubro.
Local: Auditório C – Prédio 18 – Campus da UFSM
Av. Roraima/Cidade Universitária
Bairro Camobi
Santa Maria/RS
INFORMAÇÔES:
Por e-mail: sifedocregionalsantamaria@gmail.com
Telefone: (55) 3220-9563
Grupos de Trabalho
Os eixos de trabalho contemplam tanto pesquisas, quanto reflexões teóricas sobre experiências educativas concretas, que podem estar relacionadas ao espaço urbano ou ao campo, nas diversidades e especificidades dos sujeitos que os constituem (geracional; trabalho; gênero; raça/etnia, religião, entre outras).
Os trabalhos devem ser inscritos em um dos eixos propostos:
1) Contexto da Escola do Campo
Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem pesquisas ou reflexões teóricas sobre a escola do campo em diferentes escalas, priorizando o contexto regional Centro e Oeste do Rio Grande do Sul.
2) História da Educação do Campo
Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem pesquisas ou reflexões teóricas sobre a gênese da Educação do Campo, sua trajetória no espaço e no tempo, em diferentes escalas de análise, priorizando o contexto regional Centro e Oeste do Rio Grande do Sul.
3) História, Trabalho, Cultura e Educação do Campo no Contexto Regional
Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem pesquisas ou reflexões teóricas sobre a organização do território, sob a perspectiva da história, do trabalho e da cultura das populações do campo, em diferentes escalas de análise, priorizando o contexto regional Centro e Oeste do Rio Grande do Sul.
4) Estado, Políticas Públicas e Educação do Campo no contexto regional
Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem pesquisas ou reflexões teóricas sobre as políticas municipais, estaduais e nacionais, além da relação entre a sociedade civil organizada e os agentes estatais em um esforço de constituir a agenda pública quando a temática versar sobre a educação e sua aplicação nas escolas de educação básica do campo, no ensino técnico e superior.
5) Alternativas de Produção e Reprodução social
Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem pesquisas ou reflexões teóricas sobre produção das comunidades camponesas sob a organização de instituições ou organizações (ONGs, Movimentos Sociais, sindicatos, cooperativas, associações, organizações de economia solidária, entre outros) que prestam formação nos âmbitos formal (escola) e não-formal, em diferentes escalas de análise, priorizando o contexto regional Centro e Oeste do Rio Grande do Sul.
6) Práticas Alternativas de Educação Básica na Escola do campo
Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem pesquisas ou reflexões teóricas sobre as práticas e alternativas na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, EJA e ensino e na formação inicial e continuada dos professores do campo, priorizando o contexto regional Centro e Oeste do Rio Grande do Sul.
7) Gestão Escolar da Educação do Campo
Neste Grupo Temático serão aceitos trabalhos que contemplem pesquisas ou reflexões teóricas sobre experiências alternativas de gestão escolar na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, EJA e ensino e na formação inicial e continuada dos professores do campo, priorizando o contexto regional Centro e Oeste do Rio Grande do Sul.
Trabalhos Aprovados
Sala 1 – Auditório AUDIMAX – Centro de Educação (CE/UFSM)
Coordenador: Ane Carine Meurer
Monitora: Carla Silveira Pereira
GT 1 – Contexto da Educação do Campo
Titulo: EXEMPLO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO BASEADA NOS PRINCÍPIOS DO ENFOQUE AGROECOLÓGICO E NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
Autores: Aline Guterres Ferreira, José Geraldo Wizniewsky, Ana Cecília Guedes, Daiane Loreto de Vargas, Dreisse Fantineli
Titulo: ESCOLA E MST: EM BUSCA DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Autores: Tânia Mara De Bastiani; Luciana Pinto Fernandes
Titulo: A ESCOLA DO CAMPO COMO PROTAGONISTA NA FORMAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA DE ALUNOS PERTENCENTES AO MOVIMENTO SEM TERRA
Autores: Taiana Puchale Gonçalves; Carla Silveira Pereira; Daniele Barros Vargas Furtado; Ane Carine Meurer
Titulo: A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE VISTA GAÚCHA-RS
Autoras: Lucinéia Lourenzi; Carmen Rejane Flores Wizniewsky
Titulo: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL – EFASC: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO VALE DO RIO PARDO
Autores: João Paulo Reis Costa; Virginia Elisabeta Etges; Cristina Vergutz
Titulo: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA DO CAMPO JERÔNIMO MACHADO SÃO GABRIEL/RS.
Autores: Cleiton Luis Froelich; Carla Silveira Pereira
Titulo: MEDIAÇÕES E SIGNIFICAÇÕES DO MUNDO RURAL E A EDUCAÇÃO DO CAMPO
Autores: Andréia Barreto do Nascimento Brum, Clayton Hillig
Titulo: LIMITES E POSSIBILIDADES DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA SANTA CRUZ
Autor: Maiquel Ivan Rossato
Sala 2 – Auditório A – Sérgio Pires
Coordenador: César de David
Monitora: Janete Webler Cancelier
GT 2 – História da Educação do Campo
GT 3 – História, Trabalho, Cultura e Educação do Campo no Contexto Regional
GT 4 – Estado, Políticas Públicas e Educação do Campo no Contexto Regional
Titulo: A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO HISTÓRICO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Autoras: Maria Rute Depoi da Silva; Neiva Lilian Ferreira Ortiz
Titulo: COMPREENDENDO O SER PROFESSOR DO CAMPO ATRAVÉS DAS NARRATIVAS
Autores: Crisna Daniela Krause Bierhalz , Erica Adriane Maciel de Los Santos , Eril Medeiros da Fonseca, Loossllen Queerolayn Goulart dos Sant
Titulo: ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA EM SANTA MARIA: DIAGNÓSTICO E CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS DIDÁTICOS DE APOIO
Autores: Elias Cósta de Oliveira; Alexon Messias da Rocha; Cícero Santiago de Oliveira
Titulo: EDUCAÇÃO NO CAMPO: valorizando a cultura de uma localidade
Autora: Ursulina Rozete Antunes Marion
Titulo: PENSANDO A EDUCAÇÃO NO CAMPO: Interpretando os desafios e as diferenças para uma educação no campo, nas escolas do Campo no município de Santa Maria.
Autores: Ana Justina da Fonseca Ziegler; Cezar De David; Ivanio Folmer
Titulo: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ESCOLA DO CAMPO NA REGIÃO CENTRO E OESTE DO RIO GRANDE DO SUL
Autores: Jacson Dreyh Schumacher; Carmen Rejane Flores Wizniewsky
Título: PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA AS ESCOLAS DO CAMPO
Autores: Luciana Pinto Fernandes; Tânia Mara De Bastiani
Titulo: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COMO UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO COM BASE NA POLITECNIA
Autoras: Simone Bochi Dorneles; Graciela Delevati Caldeira; Mara Eloiza Martins Xavier; Márcia H. Chaves Martins
Titulo: EDUCAÇÃO DO CAMPO E PARA O CAMPO NO VALE DO JAGUARI
Autoras: Neiva Lilian Ferreira Ortiz; Maria Rute Depoi
Sala 3 – Auditório José Antônio Costabeber – Prédio do NESAF
Coordenadora: Carmen Rejane Flores Wizniewsky
Monitora: Kelly Perlin Cassol
GT 5 – A lternativas de Produção e Reprodução social
GT 7 – Gestão Escolar da Educação do Campo
Titulo: A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: PARA UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Autoras: Josiane Silva da Rosa; Rafaela Vendrusculo
Titulo: ESPAÇOS DE CULTURA COMO ESPAÇOS DE AÇÃO EDUCATIVA – O CASO DO AFRO-SUL ODOMODE, EM PORTO ALEGRE – RS
Autora: Patrícia da Silva Pereira
Titulo: AS RELAÇÕES ENTRE A EXTENSÃO RURAL E OS AGRICULTORES TRADICIONAIS
Autoras: Eloês de Fátima Nunes Trindade; Leonice Aparecida Alves Mourad
Titulo: O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E RESGATE DE SABERES NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BERNARDINO FERNANDES, DISTRITO PAINS, SANTA MARIA, RS
Autor: João Silvano Zanon
Titulo: A DES(EDUCAÇÃO) DO COOPERATIVISMO NO OESTE DO PARANÁ: COOPERATIVA AGRONDUTRIAL LAR E COPAGRIL
Autoras: Marilucia Bem; Mariangela Richart
Titulo: FORMAÇÃO DOS IDOSOS DO CAMPO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: “Do Fazer Fazendo” – Idosos do MST e o Trabalho
Autoras: Katiane Machado da Silva; Elisabeth de Fátima da Silva Lopes
Titulo: ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL NA AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA: AS ESCOLAS DO CAMPO DE IBARAMA/RS E O PROJETO “GARANTINDO O FUTURO, PRESERVANDO AS SEMENTES CRIOULAS”
Autoras: Helena Maria Beling; Valquiria Conti
Título: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: UMA HISTÓRIA CONSTRUÍDA NA ESCOLA DO ASSENTAMENTO NOVA SANTIAGO
Autora: Carine Marques Charão
Título: GUARDIÕES MIRINS PRODUZINDO SEMENTES PARA GARANTIR O FUTURO: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DE ANCHIETA, IBARAMA, RS.
Autoras : Sirlei Lenice Rodrigues; Thalia Lima.
Sala 4 – Auditório C – Prédio 18
Coordenadora: Leonice Mourad
Monitora: Jacson Dreyh Schumacher
GT 6 – PráticasA lternativ as de Educação Básica na Escola do Campo
GT 7 -Gestão Escolar da Educação do Campo
Título: RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO ATRAVÉS DA AFETIVIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR
Autores: Denise Valduga Batalha, Lorena Ines Pererini Marquezan, Helenise Sangoi Antunes
Titulo: ANÁLISE DA CONCEPÇÃO METODOLÓGICA DA LICENCIATURA EM DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UNIPAMPA – DOM PEDRITO
Autores: Viviane de Almeida Lima, Crisna Daniela Krause Bierhalz
Titulo: A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autora: Márcia Kaipers Machad
Título: EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTEXTOS E PROPOSIÇÕES
Autoras: Angelita Zimmermann; Franciele Druzian; Ane Carine Meurer
Titulo: A INTERDISCIPLINARIDADE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO.
Autores: Flávio Cezar Santos; Debora Silvana Vaz Soares; Giane Quadros de Almeida; Karen Rodrigues Capello; Maique Argenta Ribeiro; Sandi Mumbach
Titulo: SURDEZ EM FOCO: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLA DO CAMPO
Autoras: Carina Vallejos de Moura; Debora Silvana Vaz Soares
Titulo: EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA MANDALA VEGETAL DE PLANTAS BIOATIVAS E ESPAÇO DA LEITURA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL ARROIO GRANDE, SANTA MARIA, RS
Autores: Janine Farias Menegaes; Márcio Rogério Barbieri Sarzi; Fernanda Alice Antonello Londero Backes; Calinca Barão de Ávila
Titulo: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL MINHOCAS E CRIANÇAS: MUITAS DESCOBERTAS E APRENDIZAGENS
Autora: Lidiane Gripa Silveira
Titulo: GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: CONSTRUINDO A CULTURA DA COOPERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO
Autora: Claudia Rosanea Gressler Teixeira
Título: GESTÃO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Autores: Eliane de Lourdes Felden; Thiago Santi Bressan
Comissão SIFEDOC/ Santa Maria
Angelita Ziemmermann
Ana Carla Lenz
Ana Hanauer
Anna Cristine
Prof. Ane Carine Meurer
Bruno Traesel Schreiner
Prof.Carmem Rejane Wizniewsky
Prof. Cezar De David
Daiane Loretto de Vargas
Denise Lenise Machado
Érica Natacha Batista Cabral
Felipe Leindecker Monteblanco
Helena Maria Beling
Ivanio Folmer
Jacson Schumacher
Janete Webler Cancelier
Kelly Perlin Cassol
Prof. Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad
Marilse Beatriz Losekann
Marlova Giuliane Garcia
Mauricio Bandinelli
Miriele Fontoura