Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise consolida atuação com foco em prevenção e gestão de riscos e crises



Projeto conta com participação de pesquisadores, professores e estudantes da UFSM/FW e integra rede nacional dedicada a fortalecer a cultura da gestão de riscos e crises no Brasil

Implementado em 2023, o Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise (OBCC) reúne pesquisadores de cinco instituições brasileiras — UFSM, USP, UFRGS, Fiocruz e PUCRS —, com o objetivo de promover reflexões e práticas voltadas à gestão de riscos e crises sob a perspectiva da comunicação.

Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), um dos coordenadores do projeto é o professor Jones Machado, docente do Departamento de Ciências da Comunicação do Campus de Frederico Westphalen (UFSM/FW). Alunos e outros professores do Campus também integram a equipe, contribuindo ativamente para as atividades de pesquisa, produção de conteúdo e articulação com outras instituições.

A criação do Observatório surgiu em um contexto pós-pandemia, marcado por diversas crises simultâneas que evidenciaram a falta de estrutura, planejamento e mentalidade de gestão de riscos e crises em organizações públicas e privadas. Até então, o Brasil não contava com uma iniciativa institucional voltada à memória, à análise e ao aprendizado comunicacional em situações críticas. O OBCC foi idealizado justamente para preencher essa lacuna, acompanhando casos de risco e crise em tempo real e observando como a comunicação é acionada no processo de gestão empreendido por governos, empresas, instituições, marcas e figuras públicas.

Marca do Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise.

Propostas e funcionamento

O projeto busca fomentar uma cultura de prevenção e fortalecer a capacidade de resposta em momentos críticos. Além de registrar acontecimentos e refletir sobre eles, o OBCC atua por meio da divulgação de entrevistas, artigos, notícias e orientações voltadas à população e às organizações. Também promove a catalogação de produções científicas, incentiva pesquisas acadêmicas e busca inspirar ações concretas tanto em comunidades e universidades quanto em instituições públicas e privadas.

Para alcançar esses objetivos, o projeto conta com a participação de uma equipe interdisciplinar composta por pesquisadores e professores das cinco instituições parceiras, além de um Conselho Consultivo formado por especialistas do Brasil e de Portugal. O OBCC também conta com uma equipe ampliada de colaboradores especialistas e profissionais convidados, com atuação nas áreas de comunicação, risco e crise.

Em 2025, o Observatório tem aprofundado sua presença nacional. Já realizou a criação de uma equipe ampliada de colaboradores, contribuindo para uma maior diversidade de conteúdos e perspectivas. Também publicou entrevistas com especialistas das áreas da saúde e da comunicação, promovendo o diálogo entre diferentes campos do conhecimento. Além disso, reformulou sua marca e ampliou oficialmente sua atuação para além da comunicação de crise, integrando outras frentes já trabalhadas desde sua origem. A equipe de pesquisadores também marcou presença no XIX Congresso Brasileiro de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp), que neste ano discutiu o tema “Comunicação na/para sociedade de risco”.

Objetivos para o restante do ano

Entre os objetivos ainda previstos para 2025, o OBCC se prepara para o lançamento do Glossário de Crise, um e-book produzido de forma coletiva com a participação de dezenas de pesquisadores, professores e profissionais do setor. Também integra a elaboração do Guia de Integridade da Informação, uma iniciativa conjunta da Fiocruz, Embrapa, ONU e Secom/RS, com lançamento previsto para a COP30.

A UFSM/FW reforça seu orgulho em integrar essa iniciativa por meio da atuação de seus professores, pesquisadores e estudantes, e reafirma o compromisso com a pesquisa pública de qualidade, a formação crítica e o fortalecimento da comunicação como instrumento essencial para a gestão de riscos e crises no Brasil.

Mais informações:

 

Texto: Conrado Araujo, Bolsista da Agência de Notícias da UFSM 

Revisão: Gracieli Fernandes, Divisão de Divulgação Institucional da UFSM/FW

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-377-13141

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes