Ir para o conteúdo Observatório da Comunicação de Crise Ir para o menu Observatório da Comunicação de Crise Ir para a busca no site Observatório da Comunicação de Crise Ir para o rodapé Observatório da Comunicação de Crise
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Apresentação

O Observatório da Comunicação de Crise (OBCC) visa sistematizar o conhecimento produzido no Campo da Comunicação no que se refere a temas científicos como risco, crise, comunicação de crise, gestão de crise e comunicação de risco no âmbito das organizações (empresas, personalidades, marcas, instituições, ONGs, governos). Dessa forma, atua na direção de realizar o mapeamento contínuo da produção sobre os temas em livros, capítulos de livro, artigos em periódicos científicos e anais de eventos acadêmicos, teses e dissertações, filmes, séries, podcasts e documentários. Também, tem por objetivo monitorar situações de risco e crise no contexto das organizações, através do acompanhamento das estratégias comunicacionais empreendidas, das práticas implementadas por profissionais da área nesse cenário e da observação dos desdobramentos midiáticos. A equipe do Observatório é formada por pesquisadores de Instituições de Ensino Superior brasileiras (UFSM, UFRGS, USP e Cásper Líbero) e portuguesas (UMinho e UBI).

Materiais para consulta
Notícias e Artigos de Opinião
Artigo | Gestão de crise: a UNISA não fez a lição de casa.
Por Wilson da Costa Bueno (Doutor em Comunicação/Jornalismo, Professor sênior da USP, Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa) Todas as organizações, sejam elas de qualquer porte ou setor, estão sujeitas…
Artigo | Estratégias de comunicação acionadas em contextos de crises a fim de reduzir níveis de visibilidade.
Por Diego Wander da Silva (Doutor em Comunicação e Informação, Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) O objetivo deste breve artigo é apresentar estratégias de…
Notícia | Lançamento do e-book “50 Dicas em Gestão de Crises”
Acaba de ser lançado pela Cosafe Latam, consultoria e plataforma de gestão de crises, sob autoria de Ana Flávia de Bello e Sarah Miranda, o e-book “50 Dicas em Gestão…
Artigo | Dá pra resolver uma crise com IA?
Por Carolina Frazon Terra, PhD. (Pesquisadora sênior do grupo de pesquisa em Comunicação Digital Com+ da ECA/USP, líder do grupo de pesquisa Influcom)   Resolver, não, mas contar com o…
Artigo | Comunicação efetiva como marca da cultura do cuidado na gestão das crises
Por Rosângela Florczak de Oliveira (Professora e pesquisadora da PUCRS) O mundo convulsionado que a sociedade enfrenta nesta segunda década do século 21 já foi nomeado por pensadores como sociedade…
Notícia | Grupo de Pesquisa Crise.Com (UFSM) desenvolve estudos sobre o papel da comunicação na gestão estratégica de crises
O Grupo de Pesquisa Crise.Com – comunicação organizacional, crise e estratégia, formado por pesquisadores da UFSM, tem como objetivo compreender, do ponto de vista da comunicação e das relações públicas,…

Nova seção em breve

Aguarde! Estamos preparando o conteúdo.

Nova seção em breve

Aguarde! Estamos preparando o conteúdo.

Nova seção em breve

Aguarde! Estamos preparando o conteúdo.