Apresentação
O Observatório da Comunicação de Crise (OBCC) visa sistematizar o conhecimento produzido no Campo da Comunicação no que se refere a temas científicos como risco, crise, comunicação de crise, gestão de crise e comunicação de risco no âmbito das organizações (empresas, personalidades, marcas, instituições, ONGs, governos). Dessa forma, atua na direção de realizar o mapeamento contínuo da produção sobre os temas em livros, capítulos de livro, artigos em periódicos científicos e anais de eventos acadêmicos, teses e dissertações, filmes, séries, podcasts e documentários. Também, tem por objetivo monitorar situações de risco e crise no contexto das organizações, através do acompanhamento das estratégias comunicacionais empreendidas, das práticas implementadas por profissionais da área nesse cenário e da observação dos desdobramentos midiáticos. A equipe do Observatório é formada por pesquisadores de Instituições de Ensino Superior brasileiras (UFSM, UFRGS e USP) e portuguesas (UMinho e UBI).
Materiais para consulta
Notícias
Artigos de opinião
Leia algumas contribuições de pesquisadores, professores, gestores e consultores.
Casos de crise
Aguarde! Estamos preparando o conteúdo para esta nova seção.
Prevenção de crises
Aguarde! Estamos preparando o conteúdo para esta nova seção.
Orientações para a sociedade
Acesse aqui sugestões para a ação em contextos específicos de crises.
Glossário de crise
Encontre neste espaço termos técnicos, conceitos e expressões utilizadas na área.