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Artigos científicos

Artigos publicados em periódicos científicos e em eventos da área:

 

AGUIAR, J. A. A Vale sob a ótica da crise: análise de discurso do vídeo “Covid-19” publicado nas mídias sociais da empresa durante a pandemia. In: Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020). Salvador, BA. 2020.

 

______. A crise e as organizações: a imagem da Vale no Jornal Nacional durante a pandemia do Coronavírus. In: XIV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp, 2020).

 

ALMEIDA, F. T.; ANDRELO, R. Relações Públicas Educativas na Prevenção de Crises de Imagem em Redes Sociais Digitais: a possível construção de uma conduta em conjunto com o público interno. In: XIV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp, 2020).

 

ALVES, C. M. P. Como sobreviver em tempos de Uber? 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba, PR. In: Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2017.

 

ALVES, D. F. Q. Reputação empresarial diante de uma crise institucional: o caso Anglo American. In: Anais do XIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp. 2019).

 

ALVES, J. E. P. Comunicação de risco, elemento-chave na gestão de crises corporativas e um desafio para o século XXI: a teoria na prática, situação atual e tendências. Revista Organicom, v. 4, n. 6, São Paulo, SP, 2007.

 

AMARAL, M. F.; OLIVEIRA, J. M. ; SOUZA, E. . As narrativas do sofrimento na cobertura jornalística do rompimento das barragens e seus papeis na configuração da comoção nas primeiras horas do acontecimento. REVISTA ECO-PÓS (ONLINE), v. 25, p. 07-23, 2022.

 

AMARAL, M. F.; SOUZA, E. ; CAPOVILLA, J. Os sentidos do desastre em Mariana. E-COMPÓS (BRASÍLIA), p. 1-26, 2020.

 

AMARAL, M. F.; LOZANO ASCENCIO, C. ; CRISTOBAL, E. P. . Indicadores para análise das narrativas jornalísticas sobre desastres: em busca de invisibilidades e saliências. CHASQUI, v. 1, p. 85-100, 2020.

 

AMARAL, M. F.; OLIVEIRA, J. M. . O papel das vítimas nas narrativas jornalísticas sobre o desastre em Mariana. LUMINA (JUIZ DE FORA), v. 12, p. 19-39, 2018.

 

AMARAL, M. F.; POZOBON, R. O. Entre o céu e a terra: a cobertura das catástrofes e o discurso das autoridades. Rumores (USP), v. 7, p. 119-137, 2013.

 

ANDRADE, M.; MARBACK, H.; NETO, E. Crise de imagem e comunicação organizacional em tempos de mídias sociais:  o caso da Farm. 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2023, Belo Horizonte, MG. In: Anais do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2023.

 

ANDREUCCI JR., S. J. A comunicação por ações culturais como estratégia de gestão de crises. 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba, PR. In: Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2017.

 

_______. Responsabilidade social como estratégia de gestão de crises: estudo das interfaces entre narrativas organizacionais, opinião pública e reputação. In: Anais do XI Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp 2017).

 

_______. Gestão de Riscos de Imagem em Usinas Hidrelétricas Brasileiras. In: Anais do XIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp 2019).

 

ANTUNES, E. Entre a Radicalização Online e a Comunicação de Crise: Principais Linhas de Pesquisa da Produção Científica entre Terrorismo e Redes Sociais. Revista Comunicando, v.11, n.2, Covilhã, PT, 2022.

 

ATHAYDES, A. S. et. al. A comunicação de crise do governo brasileiro durante a pandemia do Covid-19: estratégia comunicativa para desinformar? In: XV Congresso Abrapcorp, 2021, São Paulo. Anais do XV Congresso Abrapcorp. São Paulo: Abrapcorp, 2021.

 

AZEVEDO, P. M. O protesto nas mídias digitais e a falta de gerenciamento de crise: imagens da UFPB. 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife, PE. In: Anais do 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2011.

 

BALBE, A.; LOOSE, E. B. Jornalismo, medo e alterações climáticas: articulações possíveis para pensar o enfrentamento dos riscos climáticos. OBSERVATORIO (OBS*), v. 14, p. 38-55, 2020.

 

BARKLEY, K. Does one size fit all? The applicability of situational crisis communication theory in the Japanese context. Public Relations Review, Vol. 46, Issue 3, September 2020a.

 

_______. The Impact of CEO Ethnicity and language choice on crisis communication in Japan. International Journal of Business Communication, Vol. 57(2) 244– 259, 2020b.

 

BARBOSA, C. J. Comunicação de riscos e a mineração na Amazônia. 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville, SC. In: Anais do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2018.

 

BARUNA; MARTINEZ; LAUS. O discurso organizacional em crises: uma análise do caso Samarco. 2018. San Pedro. Memorias – XIV Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. San Pedro: Universidad de Costa Rica, 2018. 

 

BASTOS, V. R. et al. A influência da hospitalidade na gestão de crise nos negócios durante o isolamento social. Revista Gestão Organizacional, v. 14, n. 1, 2021, Edição Especial.

 

BATISTA, L. L. A comunicação de riscos no mundo corporativo e o conteúdo da mensagem. Revista Organicom, v. 4, n. 6, São Paulo, SP, 2007.

 

BELING LOOSE, E.. Alternativas para enfrentar la crisis climática. ¿Cómo defienden los Bienes Comunes los medios de comunicación no hegemónicos?. Observatorio Medioambiental, v. 25, p. 25-42, 2022.

 

__________. Os riscos climáticos no circuito da notícia da Gazeta do Povo. E-COMPÓS (BRASÍLIA), v. 21, p. 1-22, 2018.

 

BELING LOOSE, E.; BALBE, A. Cobertura ambiental durante a pandemia no Brasil e em Portugal: explorando crises e (des)conexões. Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, v. 144, p. 1-21, 2020.

 

BELING LOOSE, E.; TOURINHO GIRARDI, I. M. Antes do desastre: notas a respeito do Jornalismo, da comunicação de risco, da prevenção e do envolvimento cidadão. Mediaciones Sociales, v. 17, p. 209-222, 2018.

 

BELING LOOSE, E.; CAMANA, A.; VILLAR BELMONTE, R.. A (não) cobertura dos riscos ambientais: debate sobre silenciamentos do jornalismo. REVISTA FAMECOS (IMPRESSO), v. 24, p. 26545-26545, 2017.

 

BELING LOOSE, E.; FANTE, E.; JACOBI, C. M. ; THIESEN, L. A cobertura climática pode levar à ação?. REVISTA CIÊNCIAS HUMANAS, v. 15, p. 8-21, 2022.

 

BOARINI, D. M. Big Data e Inteligência Artificial – Aliados na Detecção de Oportunidades e Crises. In: Anais do XIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp. 2019).

 

BRAUNA, M. S.; MARTINEZ, M. C. A. Crise: fator operador de mudanças na organização e na comunicação organizacional. In: XII Congresso Abrapcorp. Goiânia, GO, 2018.

 

BRONDINO-POMPEO, K. L.; CAIRES ABDALLA, C.; CARVALHO MORAIS, I.; HENRIQUES VIOTTO, M. Comunicação em tempos de crise e as armadilhas do oportunismo. International Journal of Business Marketing, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 13–26, 2021.

 

BUENO, W. C. Crise reputacional e comunicação de marca: a estratégia da Odebrecht para “lavar” a sua imagem.Revista Famecos, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 1-18, 2018.

 

CARDOSO, C.; POLIDORO, M. Gestão do Risco da Imagem Institucional. In: Anais do V Abrapcorp, 2011, São Paulo. Anais 2011, 2011.

 

CARVALHO, C. P. de; GOMES, R. S. O rito do processo de comunicação de crise como indicador de sustentabilidade organizacional. Revista de Estudos da Comunicação, [S. l.], v. 10, n. 23, 2009.

 

CLOSS, D. A.; FORMENTINI, M. Redes sociais e as crises de imagem. 37º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçu, PR. In: Anais do 37º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2014.

 

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CRUZ, I. T.S. Boatos e eleições no Brasil: os atores mudam, os rumores permanecem. Análise das buscas pelo termo boato no Google entre 2014 e 2019. 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belém, PA. In: Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2019.

 

DALL’AGNOL, T; NUNES, A.K. Estratégia de comunicação de crise nas redes sociais frente ao perfil consumidor vegano. In: XV Congresso Abrapcorp, 2021, São Paulo. Anais do XV Congresso Abrapcorp. São Paulo: Abrapcorp, 2021.

 

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FARIAS, L. A.; MIANO, B. S. Haters, opinião pública e o papel do relações-públicas como promotor da diversidade em contextos digitais. 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville, SC. In: Anais do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2018.

 

FERNÁNDEZ-SOUTO, A. B.; VÁZQUEZ-GESTAL, M.; PUENTES-RIVERA, I. Comunicação e gestão de crises em empresas galegas: estudo da sua evolução nos últimos dois anos. Comunicação e Sociedade, vol. especial, Braga, PT, 2020. 

 

FERREIRA, A. P. M. As falhas comunicacionais como fator de risco em evento. 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro, RJ. In: Anais do 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2015.

 

FERREIRA, F. V. Crises nas organizações: da dificuldade do conceito à importância da comunicação. Revista Panorama. Goiânia, Brasil, v. 9, n. 1, p. 39–40, 2019. 

 

FILHO, N. C. A.; FERREIRA, E. G. M. Esfera pública em crise: o papel da comunicação estratégica e pública em meio à instabilidade institucional brasileira. 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba, PR. In: Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2017.

 

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GAMA, G. Uma situação de crise em estudo de caso. Comunicação e Sociedade, [S. l.], v. 8, p. 141–161, 2005. 

 

GANASINI, M. A mídia e a propagação das crises. 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville, SC. In: Anais do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2018.

 

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KOBAYASHI, J. S. A comunicação como ferramenta na gestão de crise de imagem – uma análise do comportamento adotado pela empresa Schering em relação ao incidente do anticoncepcional Microvlar. 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife, PE. In: Anais do 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2011.

 

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LEITZKE, M. R. L.; MARCHIORI, M. R.; DE OLIVEIRA JIMENEZ, M. Discursos contraditórios e Percepções Distorcidas: Uma Análise do Processo de Comunicação de Risco no Caso Shell/Basf. In: XIV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp, 2020).

 

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*Esta lista está em permanente atualização.

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***A bibliografia referenciada segue sistema próprio de padronização do OBCC, a fim de melhor visualização de temas, assuntos e palavras-chave que constam nos títulos e subtítulos.