Ir para o conteúdo Observatório da Comunicação de Crise Ir para o menu Observatório da Comunicação de Crise Ir para a busca no site Observatório da Comunicação de Crise Ir para o rodapé Observatório da Comunicação de Crise
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Apresentação

 

O Observatório da Comunicação de Crise (OBCC)  surge de uma lacuna no que se refere à memória, à historicidade e aos aprendizados oriundos de situações críticas, tendo três objetivos principais: 1. Sistematizar o conhecimento produzido no Campo da Comunicação no que se refere a temas científicos como risco, crise, comunicação de crise, gestão de crise e comunicação de risco no âmbito das organizações (empresas, personalidades, marcas, instituições, ONGs, governos). Dessa forma, atua na direção de realizar o mapeamento contínuo da produção sobre os temas em livros, capítulos de livro, artigos em periódicos científicos e anais de eventos acadêmicos, teses e dissertações, filmes, séries e documentários; 2. Monitorar situações de risco e crise no contexto das organizações, através do acompanhamento das estratégias comunicacionais empreendidas, das práticas implementadas por profissionais da área nesse cenário e da observação dos desdobramentos midiáticos; 3. Contribuir para que a cultura da prevenção e da gestão de riscos e crises seja criada ou fortalecida pelas organizações. 

 

A partir disso, o observatório busca mapear pesquisas, monitorar cenários, categorizar os dados, analisar à luz do conhecimento científico tensionando com as teorias, e disponibilizar conteúdos de referência à sociedade. Assim, contribui para a popularização da Ciência, oferecendo conteúdo acessível e gratuito para o público numa única plataforma. Além disso, oferece subsídios para as práticas profissionais voltadas ao gerenciamento/à gestão de risco e crise no âmbito da comunicação organizacional. Do mesmo modo, vislumbra que o conhecimento disponível aqui se multiplique e se amplifique através da atuação de professores e estudantes de graduação e pós-graduação em sala de aula. E, nesse sentido, também almeja dar visibilidade para a subárea de estudos em Comunicação de Crise, da área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, contribuindo para a sua legitimação enquanto um campo de estudo sólido e robusto.

 

A implementação deste observatório inédito no Brasil deve-se ao fato de ainda não existir dispositivo institucional deste tipo no país dedicado aos temas risco, crise, gestão de risco, gestão de crise e comunicação de crise, especificamente na área de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Em face do exposto, é mister um observatório que se dedique a acompanhar situações de risco e crise no contexto das organizações e observar como a comunicação é acionada, perpassando o processo de gestão empreendido nas e pelas organizações, pessoas, campos sociais, marcas e figuras públicas.

 

Metodologicamente, delimitamos o período de 2010 até hoje para busca e coleta de documentos/arquivos/textos, abrangendo mais de 14 anos. No entanto, trabalhos que não faziam parte da amostragem (publicados antes de 2010), mas que apareceram nas buscas, foram incluídos na catalogação, visto que também contribuem para o objetivo do mapeamento. Nossa busca concentrou-se em repositórios como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Portal de Periódicos Capes, anais dos dois principais eventos brasileiros – Intercom e Abrapcorp – que contemplam a área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, Google Acadêmico, sites de periódicos científicos e de programas de pós-graduação em Ciências da Comunicação e/ou Informação.

 

Ressalta-se que a pesquisa bibliográfica e documental bem como o estado da arte realizados pela equipe do portal não esgotam a totalidade da produção acadêmica e do conhecimento científico produzido sobre os temas de interesse do OBCC no Brasil e no mundo, uma vez que há pesquisas em andamento assim como publicações indisponíveis para acesso online ou não encontradas em repositórios. Nesse sentido, o portal é atualizado constantemente e também recebe contribuições por meio do Contato para inclusão na plataforma.

 

Para disponibilizar as informações e o conhecimento, o portal do OBCC está organizado em três grandes seções principais: Materiais para consulta (produção bibliográfica e acadêmico-científica, eventos, cursos, textos em sites/revistas/jornais, entrevistas, filmes, séries e documentários, relatórios internacionais, links relacionados), Notícias (acontecimentos atuais envolvendo situações de risco e crise, divulgação de pesquisas e lançamentos de livros da área), e Outros (artigos de opinião, análises de casos, orientações para a sociedade, prevenção de crise, glossário de crise). Pensado de modo a oferecer conteúdo de qualidade e atualizado, a Equipe do OBCC, composta por pesquisadores de instituições de ensino superior brasileiras (UFSM, UFRGS e USP) e portuguesas (UMinho e UBI), espera que a experiência no portal seja produtiva e enriquecedora, contribuindo e inspirando pesquisas acadêmicas, práticas profissionais, atividades em sala de aula e outros estudos. 

 

Seja bem-vindo/bem-vinda a este espaço!