Ir para o conteúdo Observatório da Comunicação de Crise Ir para o menu Observatório da Comunicação de Crise Ir para a busca no site Observatório da Comunicação de Crise Ir para o rodapé Observatório da Comunicação de Crise
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Lançamento de e-book | “Risco e Crise no Contexto da Comunicação Organizacional: artigos e entrevistas de especialistas”



A comunicação tem papel essencial no processo de gestão e gerenciamento de riscos e de crises. É ela, juntamente com setores específicos das organizações (compliance, gestão de riscos, governança, segurança do trabalho, e outros), que se revelam competentes para a prevenção, por dar a conhecer, pela transparência e pela mitigação dos danos, evitando mortes, desgastes de reputação e imagem, ainda mais prejuízos e crises em série. Para Timothy Coombs (2010, p.25), “A comunicação é a essência da gestão de crises. Uma crise ou ameaça de crise cria uma necessidade de informação. Através da comunicação, as informações são coletadas, processadas em conhecimento e compartilhadas com outras pessoas. A comunicação é crítica em todo o processo de gestão de crises”. No entanto, muitas vezes a comunicação é negligenciada, pois além de não existir a cultura de gestão de crises no Brasil, as práticas de comunicação de crise são igualmente relegadas.

 

Em face desse cenário, o e-book “Risco e Crise no Contexto da Comunicação Organizacional: artigos e entrevistas de especialistas” tem o objetivo de fomentar, propagar e fortalecer a cultura da prevenção e da gestão de riscos e de crises no Brasil a partir da circulação do conhecimento. O livro é composto pelos principais conteúdos publicados no portal do Observatório e organizados pelo Prof. Dr. Jones Machado, Coordenador-Geral do OBCC. Trata-se de dez entrevistas e vinte artigos de opinião de especialistas, dentre eles professores universitários, pesquisadores, consultores em gestão de crise e gestores de empresas de comunicação.

 

 

A publicação é comemorativa ao 1º ano de implementação do Observatório da Comunicação de Crise (OBCC) e está disponível para download gratuito. Dentre os temas abordados pelos autores e entrevistados estão inteligência artificial, cobertura midiática, media training, reputação, diversidade, visibilidade, entre outras interfaces relacionadas aos assuntos-chave do Observatório: risco, crise e comunicação. A obra conta com o prefácio da Profª Drª Andréia Silveira Athaydes (UFSM), Coordenadora do Latin American Communication Monitor no Brasil. Segundo ela, “Para os que já atuam na temática, a obra propicia a reflexão sobre o seu “fazer” a fim de qualificar e aprofundar o conhecimento sobre o tema. Afinal, a crise é excelente para nos transformarmos em pessoas e organizações melhores”.

Confira a lista de autores e entrevistados:

 Ana Flávia de Bello (CEO | Cosafe LATAM)

Ana Karin Nunes (Professora e Pesquisadora | UFRGS)

Ana Paula Sartor (Diretora de Engajamento Corporativo e Reputação | Edelman)

Anik Suzuki (Fundadora e CEO | ANK Reputation)

Carolina Frazon Terra (Professora e Pesquisadora | USP e Cásper)

Daiane Scheid (Professora e Pesquisadora | UFSM)

Diego Wander da Silva (Professor e Pesquisador | UFRGS)

Elsa Lemos (Especialista | Elsa Lemos Crisis Communication)

Érica Ruiz (CEO | Consultoria Crisis Solutions)

Gisela Gonçalves (Professora e Pesquisadora | UBI)

Gisele Lorenzetti (CEO | LVBA Comunicação)

João Fortunato (Jornalista e Professor | R&F Comunicação Corporativa)

João José Forni (Professor e Consultor | Comunicação & Crise)

Jones Machado (Professor e Pesquisador | UFSM)

Lana D’ávila Campanella (Professora e Pesquisadora | UFSM)

Mateus Lourenço de Paula (Coordenador Nacional de Comunicação | PRF)

Otavio Novo (Professor e Profissional de Gestão de Riscos e Crises | Novo8)

Patrícia Brito Teixeira (Diretora | WePlanBefore)

Patrícia Milano Pérsigo (Professora e Pesquisadora | UFSM)

Rosângela Florczak (Professora e Pesquisadora | PUCRS)

Valdeci Verdelho (Jornalista e Especialista em gestão de crise | Verdelho Comunicação)

Wilson da Costa Bueno (Consultor e Professor sênior | USP)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-880-292

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes