Ir para o conteúdo Observatório da Comunicação de Crise Ir para o menu Observatório da Comunicação de Crise Ir para a busca no site Observatório da Comunicação de Crise Ir para o rodapé Observatório da Comunicação de Crise
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

OBCC participa da mesa-redonda: Comunicação de Riscos e Engajamento Social para a Efetividade do Primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil



O Observatório da Comunicação de Crise esteve representado hoje (7), a convite do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), na mesa-redonda virtual: “Comunicação de Riscos e Engajamento Social para a efetividade do primeiro Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil”. O foco deste evento foi promover a discussão e o levantamento de proposições voltadas à concepção de orientações, protocolos, mecanismos, iniciativas programas e ações que assegurem a ampla divulgação do Plano Nacional e, com isso, a adoção e aplicação bem-sucedida de suas diretrizes para a gestão de riscos e desastres no Brasil. A contribuição do Observatório se dá a partir da sugestão de estratégias de comunicação de risco e crise para a divulgação e a efetividade das ações do Plano. 

 

 

Num sistema participativo e colaborativo, até o momento, já foram realizados quase vinte eventos entre eles workshops, encontros virtuais e reuniões para discussão, consulta e interlocução a fim de abranger diferentes escalas de representatividade para participação e engajamento social. Sociedade civil organizada, entidades privadas, governos estaduais e municipais, Universidades e Ministérios já participaram de rodadas de debates com a finalidade de subsidiar a construção do Plano pela equipe técnica responsável. 

 

O objetivo principal do projeto é fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), por meio da proposição e elaboração do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil – Gestão de Riscos e Desastres, com orientações e estratégias de atuação da Defesa Civil em cinco frentes: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Para a elaboração das estratégias, estão sendo realizados levantamentos e análises de dados, bem como diagnósticos situacionais e cenários prováveis de atuação em curto, médio e longo prazos.

 

O projeto de elaboração do Plano Nacional demanda uma série de procedimentos metodológicos, incluindo o empregado no Gerenciamento de Projetos e mais cinco metodologias para a concepção, execução, avaliação e validação das ações desses produtos. São elas: 1. geração de cenários prospectivos de riscos de desastres; 2. proposição de políticas públicas de proteção e defesa civil; 3. simulação de cenários e políticas de gestão de riscos e de desastres; 4. estratégias de capacitação e planejamento participativo; 5. plano de comunicação e ações de media interventions.

 

A Equipe responsável pela coordenação, elaboração e supervisão do Plano é composta por representantes do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/BR), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio/Lab Hands), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), e Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

 

Mais informações podem ser encontradas no site: https://pndc.com.br/

 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-880-309

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes