Ir para o conteúdo Observatório da Comunicação de Crise Ir para o menu Observatório da Comunicação de Crise Ir para a busca no site Observatório da Comunicação de Crise Ir para o rodapé Observatório da Comunicação de Crise
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dissertações e teses

DISSERTAÇÕES

 

2023

Comunicação pública e gestão de crise da Covid-19 em prefeituras do Rio Grande do Sul. Milena Ganasini

Identificação de Estratégias Eficazes para a Comunicação de Risco de Problemas de Segurança de Alimentos. Émerson de Lima Torres

 

2021

Comunicação de crise: O impacto da estratégia de resposta à crise e do enquadramento dado à mensagem. Maria Francisca Repas Romão

Grandes empresas brasileiras e gestão de crises: reflexão sobre as estruturas organizacionais existentes. Otávio dos Anjos

Comunicação gerencial em resposta à crise: o caso da pandemia do coronavírus em uma rede hoteleira. Izabella Kuperman

Disclosure dos planos de contingência de municípios do estado de Santa Catarina. Adão Paulo Ronconi

 

2020

Existe amor em app?: percepções sobre a sexualidade, a prevenção e a comunicação do HIV e da AIDS entre usuários de aplicativos de relacionamentos. Vinicius Alves Serralheiro

Práticas de comunicação em instituições públicas de ensino superior: as estratégias da UFPE para as mídias sociais em tempos de crise. Sueli Marcia Pereira Barbosa

Gestão da informação em situações de crise: reflexões sobre a comunicação com o público no contexto da sociedade em rede. Raphael Augusto Vaz dos Santos

 

2019

Os modelos de comunicação do risco em epidemias: a emergência da Zika no Facebook das autoridades de saúde brasileira e norte-americana. Tarcisio Valente Lima

Cobertura do desastre socioambiental em Mariana/MG pelo portal em.com.br: das fontes aos enunciadores. Ellize Souza

 

2018

O processo de comunicação de crise da Guarda Nacional Republicana. Carolina Diogo Ralo Rosa

A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras. Paula dos Santos Oda

Gerenciamento de discursos hídricos: a comunicação da crise de abastecimento de água na Região Metropolitana de São Paulo (2014-2015). Douglas de Albuquerque Leite

Gestão de crises como gestão da identidade: o lugar do discurso e da imagem. Felipe Diemer de Lemos

Comunicação organizacional e crises de imagem: relatório de apoio à gestão de crises para o Ifes – Campus Vitória. Renata Cristina Pinto Pazzini

 

2017

A comunicação estratégica na gestão da comunicação de crise nas organizações e o papel do profissional de assessoria de imprensa. Camila Alves Ramalho Matta

Imagem e reputação de organizações de serviços: um estudo de caso sobre a TAM e a Azul. Bianca Garrido Dias

Risco e visibilidade: a prática da selfie de risco e a formação de subjetividades na sociedade contemporânea. Camila Priscila Lopes

Modelo de gestão de risco nas comunicações em projetos de TIC: um estudo de caso na Universidade de Brasília. Reinaldo Gomes Badoíno Filho

 

2016

A comunicação de crise em ambiente digital. Ana Catarina Nunes Carvalho

Gestão de crises de imagem da UFRN: diagnóstico e estratégias. Williane Elayne Ricardo da Silva

Estratégias de comunicação organizacional e gestão de crise de imagem em instituição pública de ensino. Catia Simone Pinto Sandri

Os testemunhos na cobertura ao vivo do incêndio da Boate Kiss. Juliana Motta de Oliveira

 

2015

O uso das informações de big data na gestão de crise de marca. Alexandre Borba Salvador

Comunicação de risco como processo: uma análise do caso Shell/Basf. Milene Rocha Lourenço

Comunicação, crise e liderança: uma investigação sob o prisma da complexidade sobre comunicação e liderança em contexto de crise organizacional. Maria Patrícia Brilhante de Sousa

Gestão de crise de imagem em organizações educacionais. Ana Claudia Klein Ferreira

 

2013

Análise de risco em organizações: caso de estudo. Marco Nunes

Desafios da comunicação no processo de crise organizacional: o caso Playcenter. Anelisa Maradei

Os sentidos da crise financeira nos editoriais de Veja e Carta Capital.  João Victor Borba Moura e Silva.

 

2012

O Processo de Gestão de Risco nas Organizações. Ana Jorge Neves de Barros

Comunicação de risco e cobertura de desastres: o campo jornalístico e as fontes especializadas.           Ananda da Silva Delevati

Da previsão do tempo às catástrofes: os valores-notícia dos acontecimentos climáticos em zero hora. Anaqueli Rubin.

 

2011

Gestão e gerenciamento de crises na sociedade do risco. Patrícia Brito Teixeira

Entre a crise e a notícia: as estratégias organizacionais da Air France e a construção do acontecimento Voo 447 pela mídia impressa brasileira e francesa. Patrícia Milano Pérsigo

Comunicação e crise na era da cibercultura: lógica mediática da hipervolatilização financeira contemporânea. Tales Augusto Queiroz Tomaz

 

2010

ONGs em crise: estratégias de comunicação de ONGs em crise de imagem institucional. Paula Franceschelli de Aguiar Barros.

 

2008

Crise aérea e comunicação: o acidente do vôo 3054 da TAM à sombra da mídia. Leandro Pires Salvador

A Sociedade da Informação e as organizações em momentos de crise: uma investigação interpretativa do fluxo de comunicação em períodos de turbulência. José Gabriel de Oliveira Andrade Junior

 

2007

Gerenciamento de crise: um estudo de caso sobre o gerenciamento de crise de imagem da Polícia Militar – PMAM. Sérgio Luiz Souza de Menezes

Comunicação em tempo de crise: o caso do Autovisão no Brasil. Maria Carolina Rodriguez

 

1999

Crise!: a comunicação externa organizacional em tempos de crises por acidente maior: o vôo 402, a TAM e a imprensa: um estudo de caso. Adriana Vieira Salinas

Comunicação empresarial em situações de crise e a estratégia competitiva. Valdir José de Oliveira Filho

 

TESES

 

2023

Do Caos à Crise: o vocabulário de crise na reforma urbana do Mercado São José e do Camden Market. Luana Bulcão

Reputação e gestão de crise de integridade: a Odebrecht retratada na mídia impressa no contexto da Lava-Jato. Amanda Frick Martins

Risco é notícia? A relevância jornalística dos riscos nos grandes desastres da mineração brasileira. Elise Azambuja Souza

A comunicação pública do clima e riscos de desastres: imbricações comunicacionais sobre as políticas públicas em Curitiba, Brasil. Cora Catalina Quinteros

 

2022

O testemunho de urgência nas coberturas de tragédia: funções autorizadas pelo telejornalismo. Juliana Motta

UAware alert: uma plataforma sensível ao contexto para alertas antecipados acessíveis. Jaziel Souza Lobo

 

2021

Identificação e análise de riscos corporativos de imagem: a relevância da Gestão de Identidades nas Relações Públicas. Sergio Jose Andreucci Junior

 

2016

Epidemia midiática de febre amarela: desdobramentos e aprendizados de uma crise de comunicação na saúde pública brasileira. Claudia Malinverni

Estratégias comunicacionais no contexto de crise: os contratos de comunicação da Petrobras, O Globo e Planalto em mídias digitais. Jones Machado

 

2010

Comunicação e poder na cobertura jornalística das crises da aviação: uma análise dos acidentes TAM 3054 e AF 447 na Revista Veja. Laura Maria Glüer

 

2005

O gerenciamento das estratégias de comunicação em crises empresariais: um estudo de caso em uma empresa de mineração em Minas Gerais. Juliana Costa Gonçalves

 

 

*Esta lista está em permanente atualização.

**Envie suas indicações de referências para o email: observatorio.crise@ufsm.br