Ir para o conteúdo Ipê Amarelo Ir para o menu Ipê Amarelo Ir para a busca no site Ipê Amarelo Ir para o rodapé Ipê Amarelo
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professoras da UEIIA participam de vivência cultural, sensorial e educativa na Itália



As professoras Jucemara Antunes e Maria Talita Fleig participaram de uma capacitação profissional com vivência cultural, sensorial e educativa na Itália no período de 09 a 18 de junho de 2025, com o objetivo de ampliar e qualificar os estudos e pesquisas nas propostas italianas para a primeira infância. 

Desde 2016 , a leitura de obras que apresentam a abordagem de San Miniato e as oportunidades de conhecer pessoalmente Aldo Fortunati em eventos em Porto Alegre inspiram o olhar e as reflexões com relação às turmas de multi-idade na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA), tornando-se uma referência nas práticas pedagógicas e produções acadêmicas docentes.

Como uma das principais fontes de estudo nas formações continuadas semanais na Unidade, essas discussões são enriquecidas pela perspectiva das pedagogias participativas, que ampliam e fortalecem o diálogo com professoras do Centro de Educação. A professora Taciana Camera Segat, parceira que compartilhou suas experiências em visitas a San Miniato, Reggio Emilia e Bergamo, proporcionadas pela diretora da escola Despertar de Porto Alegre, Paula Baggio, incentivou a participação das professoras da Unidade nestas vivências culturais.

Em 2024, a tão aguardada vivência cultural, sensorial e educativa em San Miniato foi adiada diante das circunstâncias inesperadas ocasionadas pela catástrofe climática que ocorreu em maio, dias antes da programação da viagem, afetando muitas famílias, a malha rodoviária e também aérea. As professoras Jucemara e Maria Talita aceitaram então o  convite para integrar o grupo Master em 2025, que, além de visitar as instituições de Educação Infantil em San Miniato, teve a oportunidade de conhecer  as escolas e centros para as famílias e crianças em Reggio Emilia e Bergamo, que são fontes de inspiração para as práticas pedagógicas na UEIIA. 

Em uma comitiva do Brasil com profissionais de diferentes regiões, as professoras participaram de estudos e aprofundamento da abordagem de San Miniato e de Reggio Emilia, coordenado por Paula Baggio, tradutora das publicações de Aldo Fortunati e membro do comitê científico internacional do Centro Internacional de Pesquisa e Documentação sobre a Infância Gloria Tognetti – La Bottega di Geppetto, de San Miniato, Toscana, Itália.

Durante os dias de 9 a 13/06, tiveram a oportunidade de estar em San Miniato com uma Programação Pedagógica no Pinocchio: observação de turmas, laboratórios e experiências no pátio, participação de um workshop na Bottega di Geppetto, e visitas a Scuola Infanzia La Scala e o Nido la Chiocciola. Em Pistoia, participaram de um encontro de aprofundamento sobre Famílias e Serviços na Área Rossa Spazio, Scuola Dell’Infanzia Parco Drago. A estadia em San Miniato foi encerrada com uma visita ao Teatro del Silenzio e uma Programação Pedagógica na escola 0-6 Centro Zerosei Alessandro Bocelli em Lajatico.

Na segunda parte da programação, de 13 a 18/06,  a caminho de Bergamo, visitaram o Centro Loris Malaguzzi (Reggio Children) , em Reggio Emilia e o Nido Scuola Clorofilla em Milão. A  programação pedagógica em Brescia incluiu imersão no Nido “Abraccio” e  na Scuola Dell’Infanzia Pasquali. Além disso, também visitaram o Istituto Pasquali Agazzi e o Museo Pasquali Agazzi – MUPA, com a apresentação da Dra. Renata Bressanelli, que  compartilhou  a retrospectiva dos aspectos da pedagogia e do ensino agazziano. E por fim, o encerramento, no Centro Famiglia Rita Gay, trouxe à discussão os serviços italianos oferecidos como espaços de acolhimentos às famílias, que complementam os serviços educacionais.

 

A oportunidade de vivenciar e conhecer a origem histórica, política e social das abordagens italianas que inspiram e respaldam a proposta pedagógica da Unidade fortalece a Unidade como Colégio de Aplicação da UFSM, favorecendo os acordos e intercâmbios colaborativos entre as universidades e instituições no Brasil e na Itália.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-359-4117

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes