Aconteceu, no dia 08 de março, aula pública do Curso de Enfermagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que teve como o tema: Adoecimento feminino e seus determinantes sociais econômicos e políticos. A atividade ocorreu no auditório do campus Palmeira das Missões e congregou trabalhadores do campo da saúde e da assistência social, estudantes e professores dos Cursos de Enfermagem, Nutrição, Ciências Econômicas e Ciências Biológicas,
Na ocasião, a assistente social da 15ª CRS, Haiala Patrícia Frandalozzo, apresentou os indicadores regionais de saúde e doenças que mais acometem as mulheres. Em seguida, o professor do Curso de Economia UFSM/PM Dr. Thales Viegas abordou os determinantes econômicos que afetam a vida e a saúde das mulheres. A questão previdenciária e suas consequências na vida e na saúde das mulheres foi o tema tratado pela assistente social do INSS Márcia Perpetua de Carvalho. A violência contra a mulher foi transversal aos demais temas tratados, quando as profissionais do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS)/PM Flávia Kreutz Berres, assistente social, e Rafaela Scherer, psicóloga, expuseram acerca do cotidiano do serviço, que tem como foco o atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade, dentre as quais está a violência contra as mulheres.
O evento foi promovido pelo Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gênero, Vulnerabilidade e Cultura (GENVULC) da UFSM/PM, pela 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e pelo Movimento Regional em defesa da Saúde Pública.