Em referência ao Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril para lembrar e reforçar a identidade dos povos indígenas e a importância de refletir, preservar e respeitar seus valores culturais, foi realizado na última quarta-feira (17) o Encontro Intercultural Indígena na UFSM Campus de Palmeira das Missões: reflexões, avanços e perspectivas.
O evento, realizado no auditório da Instituição, foi organizado pelo Núcleo de Ações Afirmativas, Direção e pelo Programa de Extensão em Desenvolvimento Regional Sustentável.
Durante todo o dia foram realizados momentos culturais com grupos indígenas da região, além de palestras, debates, reflexões e roda de conversa. Entre os temas discutidos, estavam história e territorialidade, ingresso e permanência na Universidade e coletivo das mulheres indígenas Kaingang.
Segundo Ticiane Lúcia dos Santos, integrante do Núcleo de ações Afirmativas do campus, o evento foi uma oportunidade de reflexão e sensibilização à temática cultural indígena e debate sobre os avanços e perspectivas em relação às ações afirmativas. “O Encontro Intercultural Indígena surgiu a partir da iniciativa de acadêmicos do campus de Palmeira das Missões em referência ao dia do Índio que se comemora no dia 19 de abril. Aproveitando a data, planejamos um evento que mostrasse um pouco da cultura indígena, e debatesse as ações afirmativas na universidade. Acredito que foi um espaço inicial de discussão, pois nossa intenção é continuar ampliando as atividades que promovam o respeito à diversidade e os diferentes saberes na universidade” comentou.
Assessoria de Comunicação UFSM-PM