Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Catadores de materiais recicláveis de Palmeira das Missões recebem máscaras da UFSM-PM



A ação foi idealizada pelo Projeto Amigos do Futuro, que incentiva o trabalho voluntário para a transformação social

Na última sexta-feira (08), servidores da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, realizaram a entrega de 115 máscaras caseiras aos catadores de materiais recicláveis que fazem parte da Associação de Catadores Palmeira Verde. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de cuidado e prevenção à Covid-19 que está sendo realizado no municípios por integrantes do Projeto de Extensão da UFSM-PM Amigos do Futuro, que conta com a parceria de docentes e técnico-administrativos do campus, além de entidades parceiras da comunidade.

Durante a entrega, foi realizada uma explicação de como utilizar a máscara corretamente e como higienizá-la. Também foram tiradas as principais dúvidas do grupo em relação à Covid-19

Segundo a coordenadora do projeto, professora Juliana Sarubbi, o objetivo é realizar uma transformação social perante a comunidade através dos voluntários e voluntárias que doam seu tempo para fazer a diferença na vida das demais pessoas. Nesta primeira ação que está sendo realizada, a intenção é conscientizar a população sobre os cuidados de prevenção da Covid-19. “É uma grande satisfação poder participar desta ação como um todo, de ter a possibilidade de levar o conhecimento para as pessoas, especialmente para as periferias, para as pessoas que tem maior vulnerabilidade econômica e social. Trabalhar com essa parte da prevenção é fundamental e tem sido muito gratificante. Os catadores de materiais recicláveis respondem de uma forma bastante efetiva, pois querem fazer da forma certa, pois o risco que eles têm para vida deles é mais alto. São uma população de alto risco, de alta vulnerabilidade em termos de saúde”, pontuou a docente.

As máscaras são confeccionadas por 8 costureiras de Palmeira das Missões e região

Ao todo, 8 costureiras voluntárias do município e região fazem parte do grupo. Muitas não são profissionais, como a professora Lisiane Isabel Malheiros da Silveira, uma das idealizadoras da ação e que buscava uma forma de ajudar o próximo. “Foi muito importante para mim participar deste projeto na confecção das máscaras. Neste tempo de pandemia precisamos olhar também ao nosso redor para que possamos ajudar os outros, porque também seremos ajudados. Em cada máscara foi colocado muito amor e oração a Deus para que proteja a cada um. Que possamos continuar fazendo o bem porque, assim, estaremos nos ajudando e ajudando a todos”.

A confecção das máscaras é possível através de doações da comunidade para a compra de tecidos e elásticos

Antônio Elói Machado dos Santos, presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Palmeira Verde, ressaltou que as máscaras serão fundamentais aos trabalhadores e que todos os catadores estão sendo orientados a tomar todas as medidas de prevenção da doença. “Nós distribuímos as máscaras para o nosso pessoal para que eles usem, se protejam, se cuidem, para que evitem de pegar esse vírus e também de propagar esse vírus para os outros. Nós ficamos muito agradecidos pelas pessoas que nem nos conhecem e estão nos beneficiando para que possamos evitar esse mal, essa pandemia, esses problemas de saúde. Estamos orientando os catadores que estão na rua para que usem máscara, usem luva, se cuidem porque essa é uma doença grave, séria, é um problema social. Se puder ficar em casa, fica em casa, porque a pandemia está aí e não sabemos até que ponto poderemos continuar”, afirmou o presidente.

O grupo de voluntárias continua no trabalho de confecção das máscaras que serão entregues para outras entidades e grupos carentes de Palmeira das Missões. Interessados em ajudar com doações podem entrar em contato através do e-mail assessoriapm@ufsm.br.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM


Publicações Recentes