Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM-PM recebe homenagem da Associação dos Municípios da Zona de Produção (Amzop) pelos serviços prestados durante a pandemia de Covid-19



Na ocasião, a Amzop homenageou todos os pesquisadores e servidores da instituição que auxiliam, desde o mês de abril do ano passado, na realização dos testes de Covid-19.

Na última terça-feira (26), o auditório da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, recebeu (com todos os protocolos de distanciamento e prevenção estabelecidos durante a pandemia de Covid-19) os prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios da Zona de Produção (Amzop), para Assembleia Geral Ordinária com eleição e posse da nova diretoria.

Na ocasião, a Amzop homenageou todos os servidores e estudantes da UFSM, especialmente os pesquisadores que integram o projeto UFSM Detecta, e que são responsáveis pela realização dos testes de Covid-19. A equipe recebeu uma placa em homenagem aos serviços prestados desde o mês de abril do ano passado para quase 50 municípios da região. A homenagem também foi direcionada ao Sicredi Alto Uruguai e Região da Produção pela colaboração para a aquisição de um novo aparelho que proporcionou a realização de um volume muito maior de exames no campus de Palmeira das Missões.

Diretor Luiz Anildo Anacleto da Silva (esq.) e professor Daniel Graichen recebendo a homenagem do então presidente da Amzop, Gerri Sawaris.

O ex-prefeito de Constantina e então presidente da Amzop, Gerri Sawaris, ressaltou o fato de a Amzop ser a maior associação de prefeitos do Rio Grande do Sul, abrangendo 43 municípios, e destacou o motivo de a Assembleia ter sido realizada na UFSM-PM. “Nós realizamos a Assembleia no campus da UFSM em Palmeira das Missões pela parceria que a universidade fez conosco na realização dos exames de Covid-19, fazendo a prevenção e detecção de pessoas positivadas. Esses exames foram muito útil e muito importante para a região e, do nosso ponto de vista, essa agilidade na realização dos testes também foi um dos motivos pelos quais a região teve um dos menores índices de mortalidade e índices de pessoas ativadas ao mesmo tempo, porque conseguimos fazer um bom trabalho preventivo”.

Luiz Anildo Anacleto da Silva, diretor da UFSM-PM, e o vice-diretor e coordenador do Laboratório de Genética Evolutiva, Daniel Graichen, , receberam a homenagem em nome de toda a UFSM. “Agradecemos a homenagem prestada ao grupo de trabalho responsável pelos exames de Covid-19 no campus, representada pela placa de reconhecimento pelos trabalhos prestados em razão da pandemia”, disse o diretor da unidade. Durante a Assembleia, a direção do campus também se pronunciou salientando a necessidade de inserção da UFSM na estrutura e organização do Hospital Público Regional; na reestruturação da Rede Regional de Saúde e a possibilidade do desenvolvimento de cooperação técnica entre a universidade e as prefeituras da região.

Além de reforçar parcerias com os municípios da Amzop para a prevenção de Covid-19, a Direção da UFSM-PM também discutiu a inserção da universidade na estrutura e organização do Hospital Público Regional; na reestruturação da Rede Regional de Saúde e a possibilidade do desenvolvimento de cooperação técnica entre o campus e as prefeituras da região.

Na ocasião, Gerri Sawaris, transmitiu o cargo ao novo presidente eleito, prefeito de São Pedro Das Missões, Antônio Reginaldo Ferreira da Silva. Ao tomar posse, o novo presidente da Amzop destacou as três prioridades que serão trabalhadas pela nova gestão: a busca por mais vacinas contra a Covid-19 para os municípios da região; investimentos em infraestrutura aos acessos dos municípios; e a continuidade das obras de construção do Hospital Público Regional, em Palmeira das Missões. “A nossa expectativa para essa gestão é a de que nós possamos colocar em pauta temas de interesse dos municípios para trazer para a discussão com os demais órgãos dos governos estadual e federal. A questão da pandemia ainda é o foco principal. Temos que continuar atuando em cima disso, buscando soluções para os municípios, e a solução que veio ao encontro do interesse e necessidade dos municípios foi a participação da UFSM com relação aos testes”, disse.

O presidente destacou ainda que, agora, o momento é de buscar vacinas para a população. “Agora a questão da vacinação já é uma nova fase da pandemia que a gente espera que venha a ser a resolução desse problema. Então, iremos continuar atuando e trabalhando, principalmente, com Secretaria Estadual de Saúde e com as Coordenadorias Regionais. Na nossa área de atuação da Amzop, nós temos duas coordenadorias, a de Frederico Westphalen e a de Palmeira das Missões, então iremos trabalhar em parceria com essas coordenadorias para a distribuição das vacinas aos municípios”.

Outra prioridade destacada pela nova gestão foi sobre os investimentos em infraestrutura na região, assim que a pandemia se estabilizar. O foco principal é nos acessos aos municípios que ainda não possuem pavimentação. Outra demanda para os próximos anos é a finalização das obras do Hospital Público Regional (HPR), em Palmeira das Missões, que deverá ser um Polo Regional de Saúde. “O HPR irá atender 72 municípios, então irá atender aos 43 municípios da Amzop, mais 29 municípios de outra região, então o término da construção desta obra deve ser tratada como prioridade”, destacou.

Após a assembleia, os prefeitos visitaram a obra do HPR que está sendo realizada às margens da BR 468, km 01. “Nós fizemos uma visita, após a assembleia, e ficamos muito contentes e satisfeitos pelo andamento da obra. Confesso que o andamento da construção está muito avançado, que está além daquilo que esperávamos. Então, iremos de forma conjunta, com todos os municípios da Amzop, trabalhar para que o governo federal dê atenção para essa obra e continue repassando o recurso necessário para a sua finalização. Pelo tamanho do HPR ele é uma obra que não é só de Palmeira, é de toda a região, então a região tem que abraçar essa obra e dar toda a ajuda possível e todo o apoio possível à cidade de Palmeira das Missões para a conclusão do HPR”, finalizou o novo presidente da Associação dos Municípios da Zona de Produção.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-5055

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes