
Com foco no protagonismo e na atuação transformadora da profissão, a XII Semana Acadêmica de Enfermagem da UFSM-PM abordou o tema “Empoderamento da Enfermagem: Empreendedorismo Social nos Diferentes Cenários de Atenção à Saúde”. A programação, realizada de 12 a 14 de maio, reuniu discentes, docentes, mestrandos, profissionais da saúde e convidados em momentos de troca de conhecimento e valorização da enfermagem.
Um dos destaques do evento foi a apresentação da nova coordenação do curso de Enfermagem. O professor Dr. Leonardo Bigolin Jantsch se despediu da função com uma fala de agradecimento, destacando os desafios enfrentados e os aprendizados construídos ao longo da gestão. A professora Dra. Fernanda Sarturi, que atuou como coordenadora substituta, também participou da cerimônia.

Na sequência, a professora Dra. Darielli Gindri Resta Fontana foi oficialmente apresentada como nova coordenadora do curso, ao lado da professora Dra. Eliane Raquel Rieth Benetti, que assume como coordenadora substituta.
A cerimônia também foi marcada por uma conquista importante: o conceito preliminar 5 atribuído ao curso de Enfermagem. Em um momento simbólico e emocionante, representantes de cada semestre entraram com cinco estrelas, representando a nota máxima e o reconhecimento ao compromisso coletivo com a qualidade da formação.
Como forma de agradecimento, o Diretório Acadêmico de Enfermagem prestou uma homenagem aos ex-coordenadores, com a entrega de lembranças simbólicas em reconhecimento à dedicação e ao trabalho desenvolvido nas gestões anteriores.

Empreender para empoderar: Semana Acadêmica de Enfermagem 2025 inspira protagonismo e inovação profissional
Com o tema “Empoderamento da Enfermagem: empreendedorismo social nos diferentes cenários de atenção à saúde”, a Semana Acadêmica de Enfermagem 2025, realizada nos dias 12, 13 e 14 de maio, foi marcada por três dias de intensa programação, reflexões potentes e valorização do papel do enfermeiro como agente de transformação social. O evento foi promovido pelo Diretório Acadêmico de Enfermagem — gestão Inovação, em parceria com professores do curso, reunindo discentes, docentes, mestrandos, profissionais da saúde e convidados.
A abertura aconteceu no dia 12, com dois minicursos no turno da tarde: o Prof. Dr. Silomar Ilha conduziu “Saúde do homem em pauta” e a Profª. Drª. Eliane Raquel Rieth Benetti ministrou “Descomplicando exames laboratoriais”. À noite, o evento teve início oficial com momento cultural e a tradicional cerimônia das lâmpadas, seguido pela palestra da Profª. Drª. Jouhanna do Carmo Menegaz sobre “Empreendedorismo na Enfermagem: caminhos para o fortalecimento do empoderamento profissional”.
No dia 13, a programação iniciou com o talkshow “Experiências empreendedoras no cuidado de Enfermagem Materno-Infantil”, com a Enfª Karolina Polo e as profissionais da equipe Ventra, Ananda Hoffman e Dione Rasia. Em seguida, a Enfª Drª. Kelen da Costa Pompeu abordou o tema “Enfermagem Obstétrica em evidência: o potencial da Enfermagem na assistência ao parto e na humanização do nascimento”.
Durante a tarde, a Profª Enfª Martha Helena Teixeira de Souza ministrou a palestra “Protagonismo do enfermeiro na promoção da saúde LGBTQIAPN+ e Direitos Humanos”. Logo após, o talkshow com o Enf. Mestrando Joe Suptitiz Carneiro e a Enfª Mariana Braga da Silva discutiu “Saúde sexual, Direitos Humanos e saúde LGBTQIAPN+ no SUS: um olhar da Enfermagem”.
O último dia do evento, 14 de maio, contou com o talkshow “Atuação do enfermeiro nos cuidados a lesões de pele: oportunidades no empreendedorismo empresarial”, com as Enfs. Andreia Scherer e Liana Marques. No turno da tarde, a programação foi dedicada à apresentação de trabalhos acadêmicos, destacando o conhecimento produzido pelos próprios estudantes.
A Semana Acadêmica foi organizada pelos membros do Diretório Acadêmico de Enfermagem: Taís Martinelli, Amanda Buss, Glenda Camilio, Iurri Piovesan, Maria Eduarda Liberalesso, Larissa Santos, Stefanie Betinelli, Tamara Probst, Nathália Falcão, Andrielen Bacchi, Karla da Silva, Anabel Schuster e Paula Kreling, com apoio dos professores Profª Drª Alexa Pupiara Flores Coelho Centenaro, Profª Drª Andressa da Silveira, Profª Drª Leila Mariza Hildebrandt, Profª Drª Jaqueline Arboit e Prof. Dr. Silomar Ilha.














Assessoria de Comunicação UFSM-PM