Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Acadêmicos de Ciências Biológicas da UFSM-PM participam de palestra internacional sobre biodiversidade no Jardim Botânico de Castilla-La Mancha, na Espanha



A palestra foi promovida pelo projeto de ensino Jardim Medicinal: cultivando plantas e saúde e proporcionou uma valiosa troca de experiências para preservação do Jardim Medicinal da UFSM-PM

Na última terça-feira (27), os estudantes do curso de Ciências Biológicas da UFSM – campus Palmeira das Missões participaram de uma enriquecedora palestra remota com o biólogo espanhol Alejandro Santiago González, curador do Jardim Botânico de Castilla-La Mancha, na Espanha.

Com o título “Jardins botânicos como nichos de biodiversidade: o exemplo do Jardim Botânico de Castilla-La Mancha”, a atividade abordou a importância desses espaços como centros de conservação da biodiversidade, educação ambiental e prestação de serviços ecossistêmicos.

Durante a apresentação, o palestrante compartilhou a experiência do Jardim Botânico de Castilla-La Mancha, destacando o processo de concepção ecológica e científica do espaço. Com 44 habitats recriados e 869 espécies de plantas silvestres  preservadas, o local atua como um verdadeiro laboratório a céu aberto, promovendo pesquisas sobre ecologia germinativa, preservação de plantas fora de seu habitat natural e conservação genética por meio de um Banco de Germoplasma.

Além de contribuir para o avanço do conhecimento científico, o Jardim Botânico de Castilla-La Mancha também possui um papel ativo na mitigação de impactos urbanos, como a redução da ilha de calor e o aumento da conectividade entre áreas verdes. O espaço ainda se destaca pela integração entre fauna e flora, servindo de refúgio para morcegos, aves migratórias, sapos ameaçados e importantes polinizadores como abelhas e sírfidos (moscas-polinizadoras).

A palestra, promovida pelo projeto de ensino Jardim Medicinal: cultivando plantas e saúde, coordenado pela professora Tanea Garlet, também trouxe reflexões sobre como jardins botânicos podem inspirar projetos locais, como o Jardim Medicinal da UFSM-PM. A troca de experiências reforça o compromisso da universidade com a formação crítica e ambientalmente consciente de seus estudantes.

Acadêmicos e professores que participaram da atividade destacaram a relevância do tema e a oportunidade de dialogar com especialistas internacionais sobre práticas inovadoras de conservação.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-9291

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes