Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Oficina sobre aleitamento materno foi realizada na UFSM-PM

A oficina teve como objetivo incentivar o aleitamento materno

Aconteceu no dia 22 de maio no campus da UFSM de Palmeira das Missões uma oficina sobre aleitamento materno. A atividade foi realizada pela disciplina “Nutrição da gestação à adolescência”, ministrada pelas professoras Silvania Bottaro e Adriane Cervi Blümke, e com o apoio da nutricionista do campus Cíntia Sulzbach.

O objetivo da oficina, que reuniu acadêmicos e mães lactantes, foi incentivar o aleitamento materno. “Convidamos as mães lactantes que gostariam de contar a sua experiência na lactação e como foi o antes, o durante e o após de todo esse processo. Os alunos participaram fazendo perguntas às mães com base no que viram até agora na disciplina, porque muitas vezes é difícil para o aluno que nunca viveu a amamentação poder informar as outras pessoas de todos os benefícios da amamentação”, explicou a professora Silvania Bottaro.

Durante a oficina, o assunto foi tratado de uma maneira mais informal e as mães puderam também tirar suas dúvidas e falar sobre como que elas gostariam de serem informadas sobre a lactação. “Inclusive, para discutir sobre os benefícios do aleitamento materno, nós trouxemos materiais do laboratório para vermos quais são as principais bactérias que o leite materno previne para a criança não ter diarreia, otite e outras patologias. Trouxemos também alimentos para discutir com as mães aqueles mitos de quais alimentos que causam cólicas e outros que não são tão mitos assim. Debatemos ainda a literatura sobre o aleitamento materno e seus benefícios”, completou a docente.

Outras oficinas devem ser realizadas nos próximos dias sobre o assunto, entre elas, uma sobre alimentação complementar ao aleitamento materno.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM