Ir para o conteúdo LABART Ir para o menu LABART Ir para a busca no site LABART Ir para o rodapé LABART
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sobre

O Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais – LABART inicia no ano de 2005, na sala 1228 do CAL/UFSM. Tem como objetivo o desenvolvimento de projetos na área das Artes Visuais, com ênfase em História, Teoria, Crítica e Curadoria da Arte, com abertura às Poéticas Visuais, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, em diálogo transdisciplinar com a ciência e a tecnologia. Estas atividades compreendem: orientações de estudantes na pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado; orientações na graduação, de TCC, iniciação científica e de extensão; reuniões do grupo de pesquisa; participações em eventos nacionais e internacionais, organização de simpósios, fóruns, exposições e festivais. Entre os resultados gerados pelos integrantes do LABART, estão: publicações de relatórios, artigos, capítulos de livros, livros; monografias, dissertações e teses; produção artística; projetos curatoriais e expográficos, catálogos de exposições.

O LABART surge da necessidade de reunir em um espaço físico pesquisadores, professores e estudantes do Grupo de Pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq também iniciado em 2005, liderado pela professora Prof.ª Dr.ª Nara Cristina Santos, idealizadora e coordenadora do laboratório. Em 2022 assume como vice-coordenador do LABART o professor Fernando Codevilla.

O LABART acompanha o início do Curso de Especialização Arte e Visualidade (2005-2006), a implantação do PPGART/Artes Visuais (mestrado 2007- e doutorado 2019- ) e tem, em quinze anos de existência, trabalhado tanto para a consolidação da pós-graduação na UFSM, quanto para sua divulgação no Brasil e exterior. No país mantém através do Grupo de Pesquisa/CNPq Arte e Tecnologia, parceria com pesquisadores de Programas de Pós-graduação de diferentes IES como, UFRGS, UDESC, UNESP, USP, UFRJ, UnB, por exemplo. No exterior, mantém parceria com a Université Paris 8/França em 2007, com a Universidade de Aveiro/Portugal e Universidad de Caldas/Colômbia desde 2015, com Universidad Tres de Febrero/Argentina desde 2016 e com o Laboratório de Arte Alameda/INBA/México em 2017-18. Neste percurso, o LABART afirma parcerias internas na UFSM desde 2011, com pesquisadores de outros PPGs, o de Bioquímica, Educação para a Ciência e o de Informática, as quais têm propiciado o desenvolvimento de investigações com foco na transdisciplinaridade.

Até o momento, passaram pelo laboratório dezenas de estudantes: de graduação, entre bolsistas, participantes e colaboradores; de pós-graduação, entre aqueles de especialização, mestrado e doutorado.  Dos mestres, alguns já se doutoraram (UFRGS, UNB, UNESP) e outros seguem em doutoramento (UFRGS, USP e UA/Portugal). Dos integrantes do LABART, muitos são docentes em IES públicas e particulares no Amazonas, Distrito Federal, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, confirmando a importância da pesquisa de qualidade na pós-graduação para a formação profissional de docentes.