Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Comunicação

A Comunicação da UFSM compreende diversos setores: Coordenadoria de Comunicação (Unidades de Produção e Divulgação de Conteúdos); Unidade de Comunicação Integrada; Núcleos de Divulgação Institucional (Unidades de Assessoramento e Gestão) e Unidades de Produção Pedagógica.

 COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO

Atua por meio de unidades de produção e divulgação de conteúdos. Instituída em 1998, reúne a estrutura de difusão de conteúdos da Universidade, mas a história dos órgãos de imprensa ligados à UFSM é mais antiga do que isso.

Rádio Universidade 800 AM: foi o primeiro veículo, inaugurado em 1968 anos. É a quarta rádio universitária criada no Brasil. 

UniFM 107.9: criada em 2017, é o mais novo veículo de Comunicação da UFSM.

TV Campus: inaugurada em 1995, é pioneira entre as TVs universitárias no país instituídas com a Lei da TV a cabo, que criou os canais de utilização gratuita.

Agência de Notícias: responsável pelo site da UFSM, com mais de 20 mil acessos diários. Atua desde 1990, sendo hoje o principal canal de difusão de notícias da UFSM, Além disso, a Agência é responsável pela atualização e interação nas mídias sociais oficiais da UFSM, pelo relacionamento com a imprensa e pela Revista Arcopublicação de jornalismo científico e cultural. 

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Instituída junto com o lançamento da Política de Comunicação em 2018, tem como objetivo articular e acompanhar o Planejamento Estratégico de Comunicação da UFSM de forma integrada com todos os setores de comunicação da Universidade. 

NÚCLEOS DE DIVULGAÇÃO INSTITUCIONAL

Cada Unidade de Ensino (colégios, centros de ensino e campi) possuem núcleos comunicação destinados a atender as especificidades de comunicação do setor. Além disso, a Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor é responsáveis por levar à comunidade todas as atividades e agendas vinculadas à gestão da UFSM.

UNIDADES DE PRODUÇÃO PEDAGÓGICA

São os laboratórios didáticos ligados ao Departamento de Ciências da Comunicação do campus de Santa Maria e do Departamento de Ciências da Comunicação do campus de Frederico Westphalen.

Política de Comunicação

Lançada em 2018, tem como propósito instituir diretrizes e princípios de Comunicação no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria. Objetiva integrar as atividades, fluxos e processos entre todos os setores que atuam na comunicação da instituição.

Análise de Visibilidade Midiática

A plataforma propõe, por meio da técnica de clipping, o monitoramento, registro e análise contínua do conteúdo midiático relacionado à UFSM, ou seja, as menções feitas em jornais, revistas, sites, blogs, emissoras de TV e rádio, entre outros veículos online e offline.

CONTATOS

Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM
10º andar da Reitoria – campus da UFSM – Camobi
(55) 3220-8550 – coord.comunicacao.social@gmail.com

Coordenadora: Profa. Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello

Chefe do Núcleo de Apoio Técnico: Cristiane Bachmann 

Agência de Notícias – noticias@ufsm.br (Ramal: 6118)
Chefe: Mauricio Dias

Revista Arco – arco@ufsm.br

Rádio Universidade e UniFM – radio800am@ufsm.br (Ramal: 9487)
Chefe: Roberto Montagner

TV Campus – tvcampus@ufsm.br (Ramal: 8624)
Chefe: Gabriel Machado Soares 

Unidade de Comunicação Integrada
Coordenadora: Profa. Jaqueline Quincozes Kegler
comunicacaointegrada@ufsm.br 
(55) 3220-8962

Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor
Assessora: Profa. Aline Dalmolin
ascomgabinete@ufsm.br
(55) 3220-8700