Comunicação

A Comunicação da UFSM compreende o relacionamento entre a instituição e seus públicos, na forma integrada de funções, de mídias e de áreas convergentes à Comunicação Social, e é regida por um ecossistema comunicativo, pela comunicação pública, pela comunicação organizacional e pela comunicação acessível.

Compreende em seu ecossistema de comunicação diversos setores, entre eles a Coordenadoria de Comunicação que atua por meio de unidades de produção e divulgação de conteúdos. A Coordenadoria de Comunicação Social, instituída em 1998, reúne a estrutura de difusão de conteúdos da universidade, mas a história dos órgãos de imprensa ligados à UFSM é mais antiga do que isso.

A Rádio Universidade 800 AM foi nosso primeiro veículo, inaugurado há 50 anos e é a quarta rádio universitária criada no Brasil. Desde o final do ano de 2017 inauguramos a rádio UniFM 107.9, o mais novo veículo de Comunicação da UFSM, expandindo nossa audiência.

A TV Campus surgiu em 1995, pioneira entre as TVs universitárias no país instituídas com a Lei da TV a cabo, que criou os canais de utilização gratuita.

A Agência de Notícias, que atualiza o site da UFSM, com mais de 20 mil acessos diários, atua desde 1990, sendo hoje o principal canal de difusão de notícias da UFSM, especialmente após a desativação do Jornal da UFSM , publicado em papel até o ano de 2005. Além disso, a Agência é responsável pela atualização e interação nas mídias sociais oficiais da UFSM e pelo relacionamento com a imprensa.

Há cinco anos, a Revista Arco é a nossa publicação de jornalismo científico e cultural. A revista, que tem como missão produzir jornalismo científico e cultural com excelência editorial e gráfica, divulga para a sociedade, de forma acessível e em diferentes mídias, as pesquisas, atividades de extensão e projetos culturais da UFSM

Além dos veículos, as Unidades de Ensino (colégios, centros de ensino e campi) possuem núcleos de divulgação institucionais destinados a divulgar as atividades de cada área científica. E o Gabinete do Reitor possui uma estrutura própria, formada por um grupo de profissionais da Comunicação responsáveis por levar à comunidade todas as atividades e agendas vinculadas à gestão da UFSM.

Em 2018, a UFSM lançou sua Política de Comunicação, que tem como propósito instituir diretrizes e princípios de Comunicação no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria. O documento ainda tem como objetivos: integrar as atividades comunicacionais institucionais já desenvolvidas na Reitoria, na Coordenadoria de Comunicação, nos órgãos suplementares, nos órgãos complementares e nas unidades de ensino; reconhecer as áreas convergentes à Comunicação Social, fomentando e viabilizando de forma sustentável as atividades técnicas e de ensino, pesquisa e extensão da área de Comunicação Social da UFSM; integrar e guiar os fluxos, processos e sentidos dinamizados à imagem e identidade institucional, renovando e promovendo a legitimidade da UFSM socialmente.

Por fim, a Unidade de Comunicação Integrada, instituída junto com o lançamento da Política de Comunicação, como objetivo articular e acompanhar o Planejamento Estratégico de Comunicação da UFSM de forma integrada a todo o ecossistema de comunicação da Universidade.

Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM
10º andar da Reitoria – campus da UFSM – Camobi
(55) 3220-8550 – coord.comunicacao.social@gmail.com

Coordenadora: Profa. Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello