Ir para o conteúdo Arquitetura e Urbanismo Ir para o menu Arquitetura e Urbanismo Ir para a busca no site Arquitetura e Urbanismo Ir para o rodapé Arquitetura e Urbanismo
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

II CONGRESSO NACIONAL PARA SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL



O Congresso Nacional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural tem sua origem nos debates realizados nos colóquios promovidos pela UNESP, na cidade de Bauru (SP). O Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual Paulista (PPGARQ/UNESP) promoveu o I e o II “Colóquio sobre a Salvaguarda do Patrimônio Arquitetônico e Urbano”, com o apoio do CICOP-Brasil, em 2013 e 2015, na cidade de Bauru (SP). Os eventos contaram com conferências ministradas por profissionais de relevância nacional pela sua atuação no patrimônio e foram realizadas oficinas sobre a documentação do patrimônio cultural. Todos os eventos científicos organizados envolveram pesquisadores, alunos de pós-graduação, graduação e parcelas mais amplas da sociedade (arquitetos, engenheiros, historiadores, arqueólogos, sociólogos, geógrafos, advogados, entre outros), na abordagem e discussão do patrimônio cultural e os desafios para sua preservação. 

Em 2017, a Universidade Federal do Mato Grosso, também com o apoio do CICOP-Brasil, organizou o “I Congresso Nacional Para Salvaguarda do Patrimônio Cultural: Fronteiras do Patrimônio”, na cidade de Cuiabá, nos dias 03 a 06 de outubro. Este congresso foi realizado com intuito de dar continuidade nas discussões, estabelecidas nos dois primeiros Colóquios em Bauru (SP), ampliar a escala do debate para a escala nacional e estabelecer uma periodicidade bienal neste evento Nacional. No referido Congresso, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Cachoeira do Sul, tomou para si o desafio de se comprometer a organizar o II Congresso Nacional Para Salvaguarda do Patrimônio Cultural, que ocorrerá nos dias 11 a 14 de novembro de 2019.

 

Desenho da Praça Balthazar de Bem, Cachoeira do Sul. Mateus Rosada, 2017.

 

 

{“type”:”block”,”srcClientIds”:[“7347746f-adc3-45ea-bfdb-cfb1be0126cc”],”srcRootClientId”:””}

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-221-444

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes