Ir para o conteúdo Engenharia Agrícola Ir para o menu Engenharia Agrícola Ir para a busca no site Engenharia Agrícola Ir para o rodapé Engenharia Agrícola
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Reunião sobre Outorga de uso da água



Analistas apresentaram procedimentos atuais para outorga pelo sistema utilizado no estado

Estudantes do curso de Engenharia Agrícola e os Professores Ezequiel Saretta e Régis Lopes da Silva participaram de reunião online com analistas da Divisão de Outorga (DIOUT) da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA-RS). O assunto foi a “Outorga de uso de águas superficiais para irrigação”, com as particularidades necessárias para instruções dos processos pelos futuros profissionais.
Essa aproximação da universidade com demais entes públicos é fundamental para atualizações e alinhamento dos assuntos técnicos. Nessa oportunidade os estudantes puderam sanar dúvidas técnicas e se familiarizar com procedimentos atuais, legislação e sistemas utilizados no domínio do estado.
Como os usos de água se alteram com o tempo, os responsáveis técnicos são imprescindíveis para o sucesso do projeto. E o curso de Engenharia Agrícola da UFSM tem contemplado esse assunto em diversas disciplinas específicas, com formação adequada às necessidades do mercado.

Para saber mais:
A água é um bem público sob domínio dos Estados, do Distrito Federal e da União. Portanto, seu uso deve ser autorizado, por meio de Outorga de direito de uso da água ou Dispensa de Outorga, dentro das dominialidades.
Engenheiros(as) Agrícolas são profissionais habilitados(as) a exercerem responsabilidade técnica de processos de outorga, com conhecimento técnico para o sucesso dos Empreendimentos de Irrigação.

Para conhecer mais sobre os recursos hídricos no RS, acesse: https://sema.rs.gov.br/recursos-hidricos

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-259-607

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes