Solicitação de cancelamento de curso

Cancelamento de curso

O cancelamento de Curso é o desligamento permanente do aluno de algum curso da UFSM; ou seja, a perda de vínculo.

O cancelamento de curso serve para que o aluno se desligue do curso ou da UFSM e possa, por exemplo, assumir uma vaga em outra Universidade pública, em caso de aprovação, ou conquistar bolsas financiadas por programas governamentais em instituições privadas. Conforme a Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, é proibido ao estudante assumir duas vagas em cursos de universidades públicas em um mesmo nível (por exemplo, duas graduações).

ATENÇÃO: Não é possível reverter o Cancelamento de Curso. Para reingressar no Curso, é necessária aprovação em nova seleção, a qual dará direito a outro número de matrícula na UFSM.

Como solicitar o cancelamento de curso

Tipo de cancelamento feito pelo próprio discente. O cancelamento é automático e irreversível.

Passo 1: Acesse o PEN-SIE com seu login e senha dos portais da UFSM.

Passo 2: Clique em “NOVO” e, na sequência em “PROCESSO”.

Clique para ampliar

Passo 3: Preencha as informações solicitadas e clique em “SALVAR”

• Tipo documental: Processo de cancelamento de curso de graduação (125.251)
  • Descrição é preenchido automaticamente.
  • Procedência deve preencher a matrícula a ser cancelada.
Clique para ampliar

Passo 4: Selecione a opção “cancela matrícula por motivo de TROCA DE CURSO e Arquiva Processo (IRREVERSÍVEL).

Atente-se que ao completar o processo por esta opção, o cancelamento é irreversível.

Clique para ampliar

Passo 5: Clique em Inserir e na sequência “USAR MODELO”

Clique para ampliar

Passo 6: Complete as informações no editor de texto e posteriormente em “GERAR DOCUMENTO ASSINADO”. Observação: Para assinar, verifique se você já realizou o termo de concordância Assinatura Eletrônica (https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2020/04/Passo-a-passo-termo-assinatura-eletronica-PEN-SIE.pdf)

Clique para ampliar

Passo 7: Confirme a informação descrita em “VÍNCULO” e insira sua senha no campo solicitado e posteriormente em “SALVAR”

Clique para ampliar

Passo 8: Confira as informações da tela e clique em “TRAMITAR”.

Lembre-se que a partir deste clique, não será possível reverter a solicitação.

Clique para ampliar

O discente solicita cancelamento e seus motivos são analisados pelo setor responsável.

Passo 1: Acesse o PEN-SIE com seu login e senha dos portais da UFSM.

Passo 2: Clique em “NOVO” e, na sequência em “PROCESSO”.

Clique para ampliar

Passo 3: Preencha as informações solicitadas e clique em “SALVAR”

• Tipo documental: Processo de cancelamento de curso de graduação (125.251)
  • Descrição é preenchido automaticamente.
  • Procedência deve preencher a matrícula a ser cancelada.
Clique para ampliar

Passo 4: Selecione a opção “solicita cancelamento por OUTROS MOTIVOS”

Clique para ampliar

Passo 5: Clique em Inserir e na sequência “USAR MODELO”

Clique para ampliar

Passo 6: Complete as informações no editor de texto e posteriormente em “GERAR DOCUMENTO ASSINADO”. Observação:  Para assinar, verifique se você já realizou o Termo de Concordância  Assinatura eletrônica (https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2020/04/Passo-a-passo-termo-assinatura-eletronica-PEN-SIE.pdf)

Clique para ampliar

Passo 8: Confira as informações da tela e clique em “TRAMITAR”.

Perguntas Frequentes

Se você foi aprovado para outra Universidade, primeiro, você deve confirmar a vaga nessa instituição e só depois de ter certeza que tudo deu certo com a sua documentação solicitar o cancelamento do Curso da UFSM. Para cancelar na UFSM, siga as orientações do item anterior.

Não tem prazo específico para cancelar o primeiro curso, mas a COREM recomenda que seja solicitado o cancelamento do primeiro curso antes da matrícula em disciplinas no curso novo. Conforme a Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, não é possível um estudante assumir duas vagas simultâneas em cursos de universidades públicas, então, caso o aluno não cancele o primeiro curso até o início das aulas do curso novo, o sistema cruza dados, rastreia e bloqueia as duas matrículas do aluno, sendo necessário comparecer a COREM para resolver o problema e efetuar o cancelamento de uma das matrículas.

Coordenadoria de Registro e Matrícula

E-mail: matriculas@ufsm.br