Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD

Aviso de Conectividade Saber Mais

Solicitação de cancelamento de curso

Cancelamento de curso

O cancelamento de Curso é o desligamento permanente do aluno de algum curso da UFSM; ou seja, a perda de vínculo.

O cancelamento de curso serve para que o aluno se desligue do curso ou da UFSM e possa, por exemplo, assumir uma vaga em outra Universidade pública, em caso de aprovação. Conforme a Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, é proibido ao estudante assumir duas vagas em cursos de universidades públicas.

ATENÇÃO: Não é possível reverter o Cancelamento de Curso. Para reingressar no Curso, é necessária aprovação em nova seleção, a qual dará direito a outro número de matrícula na UFSM.

Como solicitar o cancelamento de curso

O(a) interessado(a) deve entregar/enviar à COREM:

• o formulário de cancelamento;
  • cópia simples da carteira de identidade;

Observação: as assinaturas do RG e do formulário de cancelamento devem ser compatíveis; do contrário, o cancelamento do curso não é efetivado.

O encaminhamento dever ser feito para matriculas@ufsm.br. Não há necessidade de envio pelo correios.

O cancelamento será efetivado em até 7 dias após o envio da documentação.

Perguntas Frequentes

Se você foi aprovado para outra Universidade, primeiro, você deve confirmar a vaga nessa instituição e só depois de ter certeza que tudo deu certo com a sua documentação solicitar o cancelamento do Curso da UFSM. Para cancelar na UFSM, é necessário preencher o formulário de solicitação de cancelamento, anexar uma cópia do RG do interessado e entregar/enviar os dois documentos no DERCA. O pedido de cancelamento de curso mais a cópia do RG deverá ser entregue no DERCA, cujo endereço consta no formulário.

Se você foi aprovado para outro curso da UFSM ou para outra Universidade, primeiro, deve confirmar a vaga nesse segundo curso em que passou e só depois de ter certeza que tudo deu certo com a sua documentação solicitar o cancelamento do primeiro curso. Para cancelar o primeiro curso, é necessário preencher o formulário de cancelamento de curso, anexar uma cópia do RG do interessado e entregar/enviar os dois documentos no DERCA. O pedido de cancelamento de curso mais a cópia do RG deverá ser entregue no DERCA, cujo endereço consta no formulário.

Em primeiro lugar, você deve confirmar a vaga no curso em que foi chamado e depois de ter certeza que deu tudo certo solicitar o cancelamento do outro curso, preenchendo o formulário de cancelamento de curso, anexar uma cópia do RG do interessado e entregar/enviar os dois documentos no DERCA. O pedido de cancelamento de curso mais a cópia do RG deverá ser entregue no DERCA, cujo endereço consta no formulário.

Não tem prazo específico para cancelar o primeiro curso, mas o DERCA recomenda que seja solicitado o cancelamento do primeiro curso antes da matrícula em disciplinas no curso novo. Conforme a Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, não é possível um estudante assumir duas vagas em cursos de universidades públicas, então, caso o aluno não cancele o primeiro curso até o início das aulas do curso novo, o sistema cruza dados, rastreia e bloqueia as duas matrículas do aluno, sendo necessário comparecer ao DERCA para resolver o problema (entregar o documento de cancelamento).

Coordenadoria de Registro e Matrícula

E-mail: matriculas@ufsm.br