Ir para o conteúdo Engenharia de Transportes e Logística Ir para o menu Engenharia de Transportes e Logística Ir para a busca no site Engenharia de Transportes e Logística Ir para o rodapé Engenharia de Transportes e Logística
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

7° DiaLOG ”A logística da vida”



Na última terça feira, 26 de setembro,  o LAMOT promoveu um evento com um apelo muito importante. 

A 7° edição do DiaLOG  foi ”A logística da vida”

A segunda edição de 2023 teve como objetivo dialogar sobre a relação entre a logística e a doação de órgãos e também promover conscientização sobre a importância do tema. 

O mês de setembro, “Setembro Verde”,  foi escolhido como o mês de incentivo à doação de órgãos, e o dia 27, como o Dia Nacional da Doação de Órgãos (Lei nº 11.584/2007),  dedicados à conscientização e ao incentivo à doação de órgãos com o objetivo de destacar que o ato de doar órgãos pode salvar vidas.

O evento que ocorreu na Sala Inovadora, no campus da UFSM, em Cachoeira do Sul,  trouxe convidados que falaram como a logística está presente nesse processo tão importante.

Felipe Pierezãm, enfermeiro e membro do Ministério da Saúde, diretamente de Brasília, compartilhou informações sobre o setor e as principais dificuldades associadas ao processo complexo que envolve a logística da doação de órgãos e ainda completou conversando com os presentes sobre a doação de órgãos no contexto da Amazônia legal.  

Vanessa Moura da Silva, enfermeira, especialista em Terapia Intensiva, Coordenadora das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul, Coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) Do Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul e Representante da Organização de Procura de Órgãos 6 ( OPO 6) do Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul, compartilhou sua experiência, através um relato além de técnico, compartilhou a relação humana, envolvida e indispensável para conduzir todo o processo. Vanessa, com sua vasta experiência em coleta de órgãos de cidadãos de Cachoeira do Sul, trouxe à tona a grande realidade das dificuldades desse processo em uma cidade menor e com recursos limitados.

Débora Felix, acadêmica em enfermagem e técnica em enfermagem UTI-A, contribuiu detalhando as inúmeras ações necessárias para que os órgãos doados permaneçam em perfeitas condições e possam ser transplantados nos pacientes receptores. Vanessa contou aos ouvintes a complexidade da pergunta que ela, como coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar, faz aos familiares de um paciente que teve morte encefálica, vocês querem ser doadores de órgãos?

Essa 7° edição do DiaLOG foi muito especial. Os mais de 60 participantes, ouviram, participaram e questionaram os convidados, atentamente. Com certeza os presentes saíram do evento compreendendo a dificuldade do processo, a complexidade da logística e a importância social de ser doador de órgãos. 

Agradecemos aos convidados e também a todos os participantes de mais um DiaLOG – dia de dialogarmos sobre a Logística. 

Nos encontramos no próximo semestre para mais uma boa conversa.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-266-1188

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes