Ir para o conteúdo Arquivologia Ir para o menu Arquivologia Ir para a busca no site Arquivologia Ir para o rodapé Arquivologia
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM recebe festival de cinema do Arquivo Nacional na próxima segunda-feira



Para destacar o trabalho de recuperação do patrimônio documental atingido pelas inundações que assolaram o Rio Grande do Sul no ano passado (como os arquivos da UFSM e de instituições sediadas em Porto Alegre), o Arquivo Nacional trará a Santa Maria a 10º edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo. O Centro de Convenções da UFSM recebe o evento na próxima segunda-feira (19), das 16h às 20h30min, com uma programação que inclui exibição de documentários, exposição fotográfica, homenagens e reflexões sobre a importância da preservação arquivística e da produção audiovisual.

Realizado no formato de circuito, o festival esteve em Porto Alegre e Manaus na semana passada, e – depois de Santa Maria – vai passar por cidades como Rio de Janeiro, Salvador e Guarulhos. O tema desta edição é “Memórias da terra em filmes de arquivo”. De acordo com a organização do festival, esse tema “vai ao encontro de grandes debates globais, permitindo reflexões profundas sobre as vivências e as interações com o planeta Terra e o meio ambiente”.

No Centro de Convenções da UFSM, a programação inicia-se às 16h, com a abertura da exposição fotográfica “Retratos de resiliência: UFSM na recuperação de seu acervo”. Com curadoria de Beto Fidler e Cristina Strohschoen, a mostra é fruto de uma parceria o Departamento de Arquivo Geral (DAG) com a oficina de fotografia do Programa Movimento, oferecida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

No mesmo horário, inicia-se a abertura oficial do festival, da qual participam o reitor Luciano Schuch, a diretora do DAG, Débora Flores, e a diretora-geral do Arquivo Nacional, Mônica Lima Souza. Em seguida, às 16h40min, haverá uma homenagem aos voluntários que atuaram na recuperação dos arquivos atingidos pelas enchentes.

Os dois documentários que compõem a programação do festival, ambos com duração de meia hora, serão exibidos a partir das 18h30min. O filme “A Grande Enchente de 2024 e a Segurança da Justiça” retrata os impactos da enchente nas estruturas da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul, bem como o processo de desmobilização. A outra obra é “O que Sobra de Tudo que Falta”, um audiovisual produzido na UFSM em 2018. Tem produção, direção, roteiro, edição e coleta de imagens da jornalista Kamila Flores Ruas, orientação do professor Cássio Tomaim e coorientação da jornalista Marilice Daronco. O filme debate questões como sustentabilidade, meio ambiente, trabalho feminino e reciclagem, a partir do olhar de trabalhadoras de uma associação de reciclagem de Santa Maria.

Encerrando a programação do festival, começa às 19h30min a mesa “Diálogos sobre a importância da produção audiovisual”. Os participantes serão o coordenador do Cineclube Da Boca, professor Gilvan Dockhorn, o fundador da TV Ovo, Paulo Tavares, e a jornalista Marilice Daronco. A mediação caberá à coordenadora-geral de relações institucionais do Arquivo Nacional, Franciele Rocha de Oliveira.

A realização do festival em Santa Maria é possibilitada graças a uma parceria com o DAG, os cursos de graduação e pós-graduação em História e o Departamento de Arquivologia da UFSM. O Arquivo em Cartaz tem também o patrocínio da Dataprev e correalização da Flacso Brasil.

A programação detalhada do circuito pode ser acessada aqui. Outras informações constam na página do Arquivo Nacional no Instagram.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-463-1698

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes