Ir para o conteúdo Engenharia de Telecomunicações Ir para o menu Engenharia de Telecomunicações Ir para a busca no site Engenharia de Telecomunicações Ir para o rodapé Engenharia de Telecomunicações
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Procedimentos para TCC I e TCC II

Requisitos para iniciar o TCC I :

  • Integralização das disciplinas previstas pelo PPC do curso para o 7º semestre;
  • E integralização de, pelo menos, 1 disciplina complementar de graduação (DCG) de 60h.

Requisito para iniciar o TCC II: aprovação no TCC I

Inscrição nas turmas de TCC I e TCC II :

1) O aluno deve escolher o PROFESSOR ORIENTADOR para o tema desenvolvido, de acordo com o determinado na reunião do Colegiado do curso, realizada em 16 de maio de 2018, conforme a ATA 002/2018, aprovada na reunião do dia 19 de novembro do mesmo ano.

2) A secretaria receberá até outubro (para oferta da disciplina no 1º semestre do ano letivo) e até junho (para oferta de disciplina no 2º semestre) os nomes dos possíveis orientadores, para fins de criação de turmas.

3) O PROFESSOR escolhido deve assinar uma DECLARAÇÃO DE ORIENTAÇÃO, de acordo com a disciplina, ou seja, TCC I/TCC II.

4) O aluno deve entregar, no primeiro dia da semana de ajustes do semestre em que será cursada a disciplina, a DECLARAÇÃO DE ORIENTAÇÃO devidamente preenchida e assinada.

5) A manutenção da matrícula realizada via Portal estará condicionada à entrega da declaração, a qual será arquivada no curso. Dessa forma, se o aluno não realizar a entrega do documento, a disciplina de TCC I/TCC II será excluída de sua matrícula.

ATENÇÃO! Na hipótese de mudança de orientação entre TCC I e TCC II, o aluno DEVERÁ apresentar, também, uma declaração de ciência do professor orientador do TCC I sobre a mudança realizada.

Defesa do TCC

Requisito para a defesa do TCC II: 
**** O aluno não defenderá seu TCC sem aviso prévio (de duas semanas antes da defesa) à Coordenação do curso, para que a documentação necessária seja providenciada e a defesa seja amplamente divulgada na comunidade acadêmica. ****

Documentos para a defesa (impressos e assinados):

1) Ficha de Avaliação: Documento de Avaliação de Curso de Engenharia de Telecomunicações. (.doc)/(.pdf)

2) Autorização para liberação online do TCC: (.doc)/(.pdf)

Outras informações 
  • A matrícula em TCC I e TCC II é realizada pelo Portal do Aluno, no período de matrícula determinado pelo Calendário Acadêmico em vigência.