Ir para o conteúdo Engenharia Química Ir para o menu Engenharia Química Ir para a busca no site Engenharia Química Ir para o rodapé Engenharia Química
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Nova matriz de ACGs



O Colegiado do Curso de Engenharia Química discutiu e aprovou uma nova matriz de atribuição de carga horária de Atividades Complementares de Graduação (ACGs). Esta nova matriz considera a atualização da lista de atividades complementares, conforme consulta aos alunos, e que também visa atender o art. 18 da resolução UFSM nº25/2017, que estabeleceu novas modalidades de ACGs.

A lista de atividades consideradas pode ser visualizada na planilha.

Em resumo, esta planilha não altera a exigência de um mínimo de 60 horas de ACGs, mas altera os fatores de conversão das atividades e também estabelece valores máximos de pontuação em cada modalidade. Isto tem por objetivo incentivar os alunos a buscarem diferentes experiências ao longo da graduação. Na matriz consta a documentação exigida para fins de comprovação da solicitação de dispensa de ACGs. Esta documentação deve ser rigorosamente observada, sob o risco de a dispensa não ser deferida.

É importante ressaltar que esta nova planilha passará a valer para os alunos com previsão de colação de grau em 2021/02. Pede-se que a solicitação de ACG seja encaminhada à Coordenação com pelo menos dois meses de antecedência em relação à colação de grau.

Ainda, a UFSM está implementando um sistema on-line para a dispensa da ACGs, mas que ainda não está configurado em conformidade com as exigências do nosso curso. Assim, pedimos que não encaminhem nenhuma solicitação de dispensa de ACGs on-line. Aqueles alunos que colarão grau em 2020/02 devem enviar a solicitação por e-mail, com base na antiga matriz de ACGs.


Publicações Recentes