Ir para o conteúdo Filosofia Ir para o menu Filosofia Ir para a busca no site Filosofia Ir para o rodapé Filosofia
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mesa-redonda “50 anos do Acordo Nuclear Brasil-Alemanha”



Grupo de Trabalho Interdisciplinar em Relações Internacionais da Alemanha (GTRIA) convida para a mesa-redonda “50 anos do Acordo Nuclear Brasil-Alemanha”, que será realizada no dia 27 de junho de 2025, às 19h, com transmissão ao vivo pelo nosso canal no YouTube. A atividade contará com emissão de certificados aos participantes presentes na transmissão.

O evento tem como objetivo discutir os aspectos históricos, políticos, diplomáticos e tecnológicos envolvidos no Acordo Nuclear firmado entre Brasil e Alemanha Ocidental em 1975 — um marco nas relações internacionais da Guerra Fria e nas estratégias de desenvolvimento nacional. À época, o acordo gerou grande repercussão internacional, especialmente nos Estados Unidos, que pressionaram ambas as partes para restringir riscos de proliferação nuclear. O Brasil via na parceria uma oportunidade de acesso à tecnologia de ponta e desenvolvimento energético, enquanto a Alemanha buscava preservar sua indústria nuclear.

A mesa contará com a participação de dois especialistas que trarão perspectivas complementares sobre o tema:

🔹 João Gabriel Hargreaves é engenheiro mecânico pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-graduações em Engenharia de Solda e Inspeção na Alemanha. Possui também MBA em Gestão Empresarial (FGV) e especialização em Inovação no Setor de Energia Elétrica (UNICAMP). Com mais de 45 anos de experiência no setor, atuou na implantação de usinas nucleares brasileiras, especialmente em Angra 3, e foi chefe do escritório de obras da Eletronuclear. Atualmente, é consultor em engenharia de componentes nucleares e inovação.

🔹 Helen Nunes Miranda é doutora em História Política e Bens Culturais pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pesquisadora visitante da Purdue University (EUA). É mestre pela UERJ e bacharela em Relações Internacionais pela PUC-Rio. Tem experiência em instituições internacionais como a Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (ABACC) e a Fundação União Europeia-América Latina e Caribe (EULAC) na Alemanha. Sua pesquisa enfoca a história das relações internacionais, diplomacia nuclear e circulação de saberes técnicos.

Link de transmissão:
🔗 https://www.youtube.com/live/1CaOn-vIQnU?si=cQ1iSTU5az-T21p0

A mesa-redonda conta com o apoio do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Desde já, agradecemos pela atenção.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-464-1187

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes