Ir para o conteúdo Física Ir para o menu Física Ir para a busca no site Física Ir para o rodapé Física
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Normas de TGF – Bacharelado

Os alunos de graduação do curso de Física – Bacharelado deverão se matricular em duas disciplinas do Departamento de Física chamada Trabalho de Graduação em Física I (TGF I) e Trabalho de Graduação em Física II (TGF II), ambas com carga horária de 90h. Nestas disciplinas os alunos desenvolverão um trabalho de graduação em várias etapas, desde o projeto e sua defesa, até a elaboração e defesa de uma monografia de final de curso. A monografia e a sua apresentação deverão contemplar os avanços obtidos pelo aluno na revisão ou desenvolvimento de um tema de pesquisa.

Ao final da disciplina TGF I, os alunos deverão apresentar o projeto e resultados preliminares do trabalho de conclusão de curso. O projeto escrito e a defesa do mesmo em apresentação de seminário será avaliado por uma banca designada pelo Colegiado do Curso de Física e nomeado pela Direção do CCNE mediante portaria.

Ao final da disciplina TGF II, os alunos deverão apresentar uma monografia e realizar a defesa da mesma em sessão pública. A monografia deverá contemplar os avanços obtidos pelo aluno na revisão ou desenvolvimento de um tema de pesquisa dentro das linhas de pesquisa existentes no Programa de Pós-Graduação em Física da UFSM. Os docentes e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Física da UFSM estão automaticamente credenciados a orientar Projetos e Trabalhos de Graduação em Física. Os demais orientadores em potencial deverão solicitar, por escrito, o seu credenciamento junto ao Colegiado do Curso de Física, que credenciará ou não o solicitante de acordo com os critérios estabelecidos pelo próprio Colegiado. A banca examinadora será designada pelo Colegiado do Curso de Física e nomeada pela Direção do CCNE mediante portaria. Esta banca, composta de três membros titulares e dois suplentes, atribuirá notas ao trabalho escrito (peso 5) e apresentação (peso 5). A média aritmética destas será a nota média do aluno. Alunos com média igual ou superior a 7,00 (sete) serão considerados aprovados. Os alunos que não obtiverem a média para aprovação poderão efetuar matrícula nesta disciplina na próxima oferta da mesma.

Uma vez aprovada pela banca examinadora, a monografia, em sua versão final (após realizadas as correções sugeridas pela banca), será encaminhada para a Coordenação do Curso, em formato digital, com vistas a ser encaminhada e disponibilizada no Manancial – Repositório Digital da UFSM. O Termo de Autorização, que encontra-se na Instrução Normativa N. 05/2019 da Pró-Reitoria de Graduação da UFSM, deverá ser preenchido e assinado pelo autor, e anexado à cópia digital da monografia em formato PDF “A”.