Ir para o conteúdo Física Ir para o menu Física Ir para a busca no site Física Ir para o rodapé Física
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Apresentação

O curso de Física está localizado em Campus Camobi – UFSM na modalidade Bacharelado – Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de SANDRO BARBOZA REMBOLD, a coordenação substituta de JONAS MAZIERO e a secretaria de RAQUEL FREITAS PENNA.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido nos termos do Parecer n. 2.056/75 e n. 698/92/CFE, por ter sido criado pela Lei n.3.958/61 e

Conceitos

Conceito Preliminar de Curso (2017)
4
ENADE (2017)
3

O curso de Física está localizado em Campus Camobi – UFSM na modalidade Licenciatura Plena – Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de SANDRO BARBOZA REMBOLD, a coordenação substituta de JONAS MAZIERO e a secretaria de RAQUEL FREITAS PENNA.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 8 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido nos termos do Parecer n. 2.056/75/CFE, por ter sido criado pela Lei n. 3958/61 e

Conceitos

Conceito de Curso (2004)
5
Conceito Preliminar de Curso (2017)
4
ENADE (2017)
4

O curso de Física está localizado em Campus Camobi – UFSM na modalidade Licenciatura Plena – Presencial sendo Noturno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de SANDRO BARBOZA REMBOLD, a coordenação substituta de JONAS MAZIERO e a secretaria de RAQUEL FREITAS PENNA.

O curso é ofertado em período Semestral, sendo 10 o número de períodos indicados para sua conclusão.

Reconhecido nos termos do Parecer n. 2.056/75/CFE, por ter sido criado pela Lei n. 3958/61 e

Conceitos

Conceito Preliminar de Curso (2017)
5
ENADE (2017)
4

Notícias
E quanto às energias das órbitas eletrônicas?
Suponhamos que queremos medir não apenas a energia de uma partícula, mas também a duração do intervalo de tempo que ela permanece com esta energia. A relação de incerteza de Heisenberg: ΔE Δt ≥ ħ/2 em que ΔE e Δt…
27/02/2020
Então, não podemos falar em órbitas eletrônicas?
Na Física Clássica está implícita a idéia de que qualquer grandeza de movimento de uma partícula ou de um corpo extenso pode ser medida e descrita de modo exato. Por exemplo, podemos usar uma máquina fotográfica e tirar duas fotos…
27/02/2020
Princípio de Incerteza de Heisenberg
Na Física Clássica, está implícita a idéia de que qualquer grandeza de movimento de uma partícula pode ser medida e descrita de modo exato. Por exemplo, podemos medir simultaneamente a posição e a velocidade de uma partícula sem perturbar o…
27/02/2020
O que é um diagrama de níveis de energia?
Para ilustrar o conceito de diagrama de níveis de energia vamos considerar o caso do átomo de hidrogênio no modelo atômico de Bohr. Segundo o modelo de Bohr, as energias possíveis para o átomo são dadas pela seguinte expressão: En…
27/02/2020
O que é o modelo de Bohr?
O modelo atômico de Bohr foi uma tentativa de aplicar as idéias de quantização de Planck e Einstein ao modelo nuclear de Rutherford. Com o referencial fixo no núcleo do átomo, o modelo está baseado nas seguintes hipóteses: O movimento do elétron…
27/02/2020

Eventos

Nenhum evento futuro,
confira os eventos já realizados.