Ir para o conteúdo Física Ir para o menu Física Ir para a busca no site Física Ir para o rodapé Física
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Tramitação de Estágio via PEN – Licenciaturas

Se você solicitou, no semestre 2/2022, matrícula em Estágio Supervisionado em Ensino de Física, aqui você encontrará instruções para a tramitação dos respectivos planos de estágio.

INFORMAÇÕES PRELIMINARES IMPORTANTES

  • Excepcionalmente, os estágios poderão ser iniciados antes do início do semestre letivo propriamente dito, desde que a tramitação dos planos de estágio (explicada abaixo) tenha sido realizada. Não é permitida a realização das atividades de estágio sem um plano aprovado e assinado pelas partes.
  • Todos os alunos de estágio supervisionado devem realizar a tramitação explicada a seguir, pois é ela quem cria o vínculo formal do estagiário com a concedente de estágio.
  • Cabe ao aluno preencher e organizar a documentação, bem como acompanhar os trâmites do processo e realizar as modificações solicitadas por qualquer uma das partes.

INSTRUÇÕES

1) Ler o Tutorial de Homologação de Termos de Estágio. Nele estão contidas as instruções para cadastramento de assinatura eletrônica (se ainda não tiver) e as informações gerais sobre a tramitação dos termos de estágio utilizando o Processo Eletrônico Nacional (PEN);
2) Conversar com seu orientador para escolha da unidade concedente de estágio (escola), definição de supervisor, etc;
3) Conversar com a unidade concedente escolhida (direção da escola, departamento de ensino do CTISM ou Colégio Politécnico, etc) confirmando a possibilidade de realizar o estágio. Não iniciar os trâmites sem a aprovação da concedente.
4) Com base na escolha acima e após a concordância da concedente, avaliar quais documentos serão necessários para o trâmite (conforme especificado abaixo);
5) Preencher os documentos e realizar a tramitação conforme o Tutorial.

É importante realizar a leitura completa destes documentos para estar ciente do seu conteúdo.

QUAIS DOCUMENTOS INCLUIR

Na seção 6 do Tutorial, estão listados diversos documentos possíveis. Os documentos exatos que devem ser utilizados dependem de onde o estágio será realizado. No âmbito do curso de Física – Licenciatura Plena, as situações possíveis são:

1) Estágios Obrigatórios em Escolas Estaduais, abrangidas pelas respectivas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE)

2) Estágios Obrigatórios em Escolas que não são de abrangência das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE)

3) Estágios Obrigatórios internos (CTISM e Colégio Politécnico)

TRAMITAÇÃO

Mesmo que o sistema liste outros documentos necessários, é preciso inserir apenas a documentação listada acima, para sua respectiva situação, no momento da tramitação via PEN.

Após os documentos estarem devidamente preenchidos, e os trâmites de criação do processo via PEN serem realizados com a conferência do orientador (conforme descrito no Tutorial), o número do processo precisa ser anotado, de modo que seja acompanhada regularmente a tramitação do plano e a coleta de assinaturas através do link: https://portal.ufsm.br/documentos/publico/processo/consulta.html

As etapas do processo de tramitação podem ser visualizadas em: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/code/estagios/tutorial-estagio-obrigatorio/