O Curso de Comunicação Social – Jornalismo tem refletido sobre os resultados das Avaliações de Curso a partir de três eixos centrais: 1) Estrutura Curricular; 2) Infraestrutura Humana; e 3) Infraestrutura Física. A reforma curricular que resultou no atual PPC do Curso, recebeu contribuições importantes de docentes, discentes e TAEs que, através das Avaliações de Curso, possibilitaram ao NDE uma compreensão aprofundada sobre as dinâmicas de ensino e as relações entre disciplinas teóricas e práticas. Da mesma forma, o amplo debate institucional promovido pela reforma curricular, e a homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Jornalismo, possibilitaram ao NDE a elaboração de um redimensionamento das demandas estruturais, em termos de docentes e TAEs e estruturas físicas, de laboratórios, equipamentos e softwares.
Em 2025, está em fase de elaboração uma nova reformulação do PPC do curso que reflita as transformações tecnossociais em curso que afetam diretamente o ensino de jornalismo.
O Curso de Comunicação Social – Jornalismo realiza, semestralmente, avaliações com docentes, discentes e TAES. Essas avaliações periódicas servem para o monitoramento das rotinas de ensino, pesquisa e extensão, e para a elaboração de estratégias de melhoria do Curso.