Considerando que para a integralização curricular do Curso de Jornalismo, o/a estudante deverá perfazer no mínimo 60 horas de ACGs;
Considerando que tais normas se aplicam aos/às estudantes ingressantes a partir de 2023, sob vigência do Projeto Político Pedagógico denominado 2023 (corrente);
O Colegiado do Curso de Jornalismo aprova e regulamenta as seguintes normas referentes às Atividades Complementares de Graduação (ACGs):
1. Como ACG, o/a estudante deverá participar de atividades promovidas nos âmbitos do ensino e da pesquisa, possibilitando o contínuo aperfeiçoamento e atualização dos conteúdos curriculares, como estímulo para:
a) participação em eventos acadêmico-científicos;
b) atuação em núcleos temáticos;
c) publicações;
d) estágios extracurriculares;
e) iniciação científica e pesquisa;
f) publicação de trabalhos acadêmicos ou científicos;
g) participação em órgãos colegiados;
h) monitoria;
i) participação no movimento estudantil;
j) outras atividades.
2. As ACGs terão os seguintes critérios de aproveitamento:
- Participação em eventos acadêmico-científicos
- Cursos extracurriculares (línguas, informática, etc): caberá ao Colegiado do Curso analisar a vinculação do tema à formação e à carga horária do curso. Nessa modalidade, a atribuição máxima será de 30 horas. A atividade deve ser realizada depois do ingresso no Curso para ser validada como ACG, mediante apresentação de certificado.
- Congressos nacionais ou internacionais como participante: A carga horária computada será a registrada no certificado do/da estudante, e a atribuição máxima será de 30 horas. A atividade deve ser realizada depois do ingresso no Curso para ser validada.
- Congressos nacionais e/ou internacionais como apresentador de trabalho: A carga horária computada será a registrada no certificado do aluno, e nesta modalidade o aluno poderá validar até 30 horas. A atividade deve ser realizada depois do ingresso no Curso.
- Apresentação de trabalhos (ministrante de curso, expositor) em jornadas acadêmicas, seminários, simpósios, e outros eventos da área: A carga horária computada será a registrada no certificado do aluno, e nesta modalidade poderá validar até 30 horas. A atividade deve ser realizada depois do ingresso no curso.
- Como participante/ouvinte em jornadas acadêmicas, seminários, simpósios, congressos e outros eventos da área: a atribuição máxima será de 30 horas nesta modalidade. A carga horária computada será a registrada no certificado do aluno. A atividade deve ser realizada depois do ingresso no Curso.
- Como organizador de evento: será validada a quantidade de horas descrita no certificado, até o limite de 15 horas por evento organizado e até 30 horas na modalidade.
b) Atuação em núcleos temáticos
- Programa de Educação Tutorial (PET): o/a estudante bolsista ou voluntário poderá dispensar, observando a data de ingresso no programa, até 30 horas, conforme certificado do programa e/ou recomendações do professor, até o máximo de 60 horas na modalidade. O aluno deverá apresentar relatório ou certificado assinado pelo professor coordenador ou tutor. Não serão computadas como ACG atividades no âmbito da extensão realizadas no PET.
- Grupos de Estudo: o aluno deverá comprovar sua participação, por meio de impressão/captura de tela da página do grupo e link que direcione para o site, incluindo relatório assinado pelo líder do grupo indicando as atividades desenvolvidas (desde que sejam posteriores ao seu ingresso no curso) e período de cada uma. Poderão ser dispensadas 5 horas por atividade, até o limite de 30 horas na modalidade. O Colegiado analisará se o grupo tem relação com a área da Comunicação.
- Projetos de ensino: como bolsista, o/a estudante obterá até 30 horas a cada projeto já como participante voluntário, o/a acadêmico/a poderá validar até 20 horas a cada projeto. Deve ser apresentado certificado e/ou relatório validado pelo coordenador do projeto.
c) Publicações
- Publicação de conteúdos jornalísticos em veículos institucionais, laboratoriais ou independentes (digitais, impressos, audiovisuais ou sonoros): mediante comprovação com relatório em que constem links e/ou prints em que apareçam o nome do(a) estudante como autor/a, com data de publicação posterior à de seu ingresso no curso. O relatório deve estar assinado pelo jornalista responsável pelo veículo, que não pode ser o mesmo local em que o/a estudante tenha realizado estágio. Serão validadas até 04 horas por reportagem, até o limite máximo de 20 horas na modalidade. Serão considerados conteúdos jornalísticos: notícias, reportagens, artigos de opinião, apresentação de programas, entrevistas, conteúdos jornalísticos em redes sociais e outros, mediante análise do Colegiado do curso.
d) Estágios extracurriculares
- O/A estudante poderá obter no mínimo 30 horas em estágio extracurricular mediante a apresentação do número do processo de estágio, que deve constar como encerrado.
e) Iniciação científica e pesquisa
- Grupo de pesquisa: o/a aluno/a deverá comprovar sua participação, por meio de impressão da página do grupo no diretório do CNPq e link que direcione para o espelho do grupo, incluindo relatório assinado pelo líder do GP indicando as atividades desenvolvidas (desde que sejam posteriores ao seu ingresso no curso) e período de cada uma. Poderão ser dispensadas até 5 horas por atividade, até o limite de 30 horas na modalidade. O Colegiado analisará se o grupo tem relação com a área da Comunicação.
- Projeto de pesquisa: como bolsista de projeto de pesquisa registrado no portal de projetos da UFSM, o/a aluno/a obterá até 20 horas por projeto, levando-se em conta a certificação. Como voluntário/a, o/a estudante obterá até 10 horas a cada projeto. O limite de horas na modalidade é de 30 horas. O/A estudante deverá apresentar certificado obtido direto da página de registro do projeto no portal da UFSM e cópia do relatório final com assinatura do coordenador da pesquisa.
f) Publicação de trabalhos acadêmicos ou científicos
- Resumo publicado em anais de congressos regionais, estaduais, nacionais ou internacionais: o/a estudante obterá 05 horas para cada resumo publicado como autor ou co-autor, até atingir 20 horas na modalidade. A atividade deve ser realizada depois do ingresso no Curso e o aluno deverá apresentar cópia da publicação oficial, cópia da ficha técnica e do índice. O tema deverá ser na área de Comunicação e sua validade será analisada pelo Colegiado do Curso.
- Resumo expandido publicado em anais de congressos regionais, estaduais, nacionais ou internacionais: o/a estudante obterá 10 horas para cada resumo publicado como autor ou co-autor, até atingir 30 horas na modalidade. A atividade deve ser realizada depois do ingresso no Curso e o aluno deverá apresentar cópia da publicação oficial, cópia da ficha técnica e do índice. O tema deverá ser na área de Comunicação e sua validade será analisada pelo Colegiado do Curso.
- Artigo completo publicado em anais de congressos regionais, estaduais, nacionais ou internacionais: o/a estudante obterá 20 horas para cada resumo publicado como autor ou co-autor, até atingir 40 horas na modalidade. A atividade deve ser realizada depois do ingresso no Curso e o aluno deverá apresentar cópia da publicação oficial, cópia da ficha técnica e do índice. O tema deverá ser na área de Comunicação e sua validade será analisada pelo Colegiado do Curso.
- Artigo completo publicado em revista nacional e/ou internacional da área ou capítulo de livro: o/a aluno/a obterá até 30 horas para cada artigo/capítulo completo publicado como autor ou co- autor, até atingir 60 horas na modalidade. A atividade deve ser realizada depois do ingresso no Curso e o aluno deverá apresentar cópia da publicação oficial, cópia da ficha técnica e do índice. O tema deverá ser na área de Comunicação e sua validade será analisada pelo Colegiado do Curso.
g) Participação em órgãos colegiados
- Representante discente em conselhos ou colegiados de Curso, Departamento, Centro ou Universidade: o/a aluno/a obterá, para cada participação comprovada mediante portaria, até 30 horas em ACG.
h) Monitoria:
- Nesta modalidade, o/a estudante poderá dispensar até 60 horas por bolsa de monitoria, e 30 horas por monitoria sem bolsa, valendo para prática nos laboratórios de ensino e no auxílio de atividades didáticas orientadas pelos professores do departamento. O/a estudante deve apresentar certificado assinado pelo curso ou professor responsável.
i) Participação no movimento estudantil: o/a aluno/a obterá, para cada participação comprovada mediante comprovante, até 30 horas em ACG.
j) Outras atividades: atividades de ensino ou pesquisa, até o limite de 30 horas, que não se enquadrem em qualquer uma das modalidades anteriores, desde que haja comprovação e alinhamento às normas da instituição.
As atividades de extensão deverão ser registradas no âmbito das ACEx – Atividades Complementares de Extensão, conforme normatização do Curso.
Casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Curso de Jornalismo.
Santa Maria, 15 de setembro de 2025.
Profa. Dra. Luciana Menezes Carvalho
Coordenadora do Curso de Jornalismo / Presidente do Colegiado