Ir para o conteúdo Jornalismo Ir para o menu Jornalismo Ir para a busca no site Jornalismo Ir para o rodapé Jornalismo
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estágio Obrigatório

O Estágio Curricular Supervisionado é compreendido como uma experiência pré-profissional no Curso de Comunicação Social – Jornalismo, pretendendo-se que proporcione uma efetiva vivência junto às condições de trabalho reais da profissão e que permita uma reflexão crítica sobre elas. Além da experiência prática, o Estágio Curricular Supervisionado também permite um fluxo maior da circulação de informações entre a Universidade e a comunidade, nos dois sentidos: de uma parte, a comunidade poderá se beneficiar com as práticas e reflexões levadas pelo acadêmico e seu orientador para a rotina profissional em Jornalismo; e, de outra parte, a comunidade universitária poderá ter contato permanente com a realidade do mercado de trabalho. O Estágio Curricular Supervisionado deve constituir-se, portanto, num instrumento de retroalimentação entre o Curso de Comunicação Social – Jornalismo e o campo profissional.

A regulamentação de estágio obrigatória está estabelecida pelo Projeto Pedagógico do Curso e obedece a legislação vigente. O Regimento de Estágio prevê as formas de apresentação do estágio, as regras gerais de funcionamento das disciplinas de Estágio, as obrigações de todas as partes (alunos, Curso e empresas) e os métodos de avaliação, entre outros.

IMPORTANTE: O Colegiado do curso de Jornalismo, reunido no dia 29 de setembro de 2021, definiu que as atividades do estágio obrigatório podem ser realizadas pelo aluno de forma remota (não presencial no local de estágio) e presencial, sendo esta um opção do acadêmico. Vale ressaltar que os estágios só podem ser realizados em instituições/empresas conveniadas com a UFSM e localizadas em Santa Maria – RS. O Colegiado recomenda, fortemente, que os alunos que optarem pelo estágio presencial, estejam vacinados com as duas doses da vacina contra a Covid19 e que o local de estágio cumpra as normas vigentes de biossegurança.

**** PARA ESTÁGIOS PRESENCIAIS – O aluno deve encaminhar ao coordenador de estágios obrigatórios, Professor Cássio Tomaim, documentos que ele requererá no início do período das aulas. Entre os documentos, destaque para o TERMO DE ADESÃO DE ESTÁGIO, PREVISTO COMO ANEXO 1 DA RESOLUÇÃO N. 024, DE 11 DE AGOSTO DE 2020. (NOS ANEXOS)

Anexos