Ir para o conteúdo Música Ir para o menu Música Ir para a busca no site Música Ir para o rodapé Música
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo

III Encontro sobre Pedagogia do Piano UFSM

Técnico-Científicos Publicado: 5 novembro 2014 - 16:13 Última modificação: 12 agosto 2019 - 17:34 Ouvir

Sala 1202 “Sebastian Benda”, prédio 40 B (Departamento de Música, UFSM) - Santa Maria

12/11/2014 00:00 - 15/11/2014 00:00

Notícias do Evento encontropedagogiadopiano2014

Alimentação
Restaurante Universitário - RU/UFSM Os participantes vinculados a uma Instituição de Ensino Superior (incluindo universidades fora do Brasil) terão acesso ao Restaurante Universitário da UFSM no valor de R$ 2,50. Obs.: Como…
05/11/2014 - 16:45
Hospedagem
Alojamento: Os 30 primeiros inscritos terão direito ao alojamento gratuito na UFSM. Lembrem-se de trazer roupa de cama, toalhas e produtos de higienie. Não será de responsabilidade do evento pertences…
05/11/2014 - 16:42
Descrição

Promovido pelo Departamento de Música da UFSM, o evento “Encontros sobre Pedagogia do Piano UFSM”, edição 2014  organizará debates, palestras, workshops, recitais e masterclasses de professores de piano que desenvolvem intensa e efetiva prática pedagógica, assim como pesquisas dentro da área de ensino do piano. Durante o evento, serão abordadas diversas temáticas relacionadas à área de pedagogia do piano. Os “Encontros” acontecem  anualmente e estão na sua terceira edição.  O objetivo principal é promover atividades destinadas à formação inicial e continuada de professores de piano que buscam complementação pedagógica para atuarem como professores, possibilitando a interação entre alunos, artistas, pesquisadores e professores de piano de reconhecido mérito na sua área de atuação.

Público Alvo

Professores de música que atuam em escolas de música, conservatórios ou como profissionais autônomos, assim como pianistas e alunos de piano de cursos superiores de música que buscam complementação pedagógica para atuarem como professores.

Histórico

Comissão Organizadora

Coordenadora e Idealizadora:

Profa. Dra. Claudia Fernanda Deltregia – UFSM

Vice-coordenador Geral:

Dr. Cláudio Antônio Esteves – UFSM

Membros:

Jéssica Fritzen  (bolsista, acadêmica do curso de música da  UFSM)

Laziê Laerte da Silva (técnico administrativo, UFSM)

Taiur Agnoletto Fontana (pianista e técnico administrativo, UFSM)

Comissão de apoio da UDESC responsável pela vinda do Prof. Tony Caramia ao Brasil:

Profa Dra. Bernadete Castelan Póvoas – UDESC

Prof. Dr. Luís Claudio Barros – UDESC

Professores 2014

1009145469

Profa. Dra. Claudia Deltregia (ministrante e coordenadora) – UFSM 

Claudia Deltregia é professora doutora em Música, nas área de pedagogia do piano e performance pela University of South Carolina (EUA).. Entre seus principais professores destacam-se o músico Homero Magalhães e o Prof. Mauricy Martin (UNICAMP). .Durante seu mestrado (UNICAMP), recebeu bolsa de estudos da FAPESP – “Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo” para a realização de uma pesquisa acerca de peças didáticas brasileiras contemporâneas sob orientação da teórica Profa. Dra. Maria Lúcia Pascoal e artística do Prof. Mauricy Martin.

Em 2006, atuou sob regência de Antônio Claudio Esteves junto à  Orquestra de Santa Maria e realizou a gravação de uma faixa do CD “The Moods of Marimba” juntamente com o persussionista Gilmar Goulart. Em 2007 recebeu bolsa de estudos CAPES/Fulbright para realizar seu doutorado nos EUA. Na University of South Carolina, recebeu orientação artística do Prof. Dr. Charles Fugo e da Profa. Dra. Marina Lomazov. Sua pesquisa teórica, sob orientação do Prof. Dr. Scott Price teve como foco principal o desenvolvimento de materiais didáticos para a introdução da música contemporânea para estudantes iniciantes de piano. Nos EUA, participou de master classes com Baruch Meir (Israel/EUA) e Jeffrey Brown (EUA) e foi professora da community school da University of South Carolina. Foi também convidada a atuar como banca julgadora do Achievment Day, evento organizado pela Charleston Music Teachers Association, nos anos 2010 e 2011. Ministrou masterclass e um curso sobre pedagogia de piano na Universidade Federal do Piauí. Em 2013 foi convidada para integrar uma mesa redonda em um painel internacional sobre Pedagogia do Piano na National Conference on Keyboard Pedagogy , participou do XXIII Congresso da Anppom e foi conferencista convidada no “Primeiro Festival de Piano de Natal”. Desde 1999 é professora da Universidade de Santa Maria – RS, assim como do curso de extensão em música da mesma universidade,  onde  realiza intensa atividade didática, atua como solista e camerista e desenvolve pesquisas e ações de extensão na área de pedagogia de piano. Desde 2012 promove os “Encontros sobre Pedagogia do Piano” na UFSM.

Bernardete Piano 3

Profa Dra. Bernadete Castelan Póvoas – UDESC

Natural de Criciúma/SC é Doutora em Música pelo Programa de Pós-Graduação da UFRGS, com residência na Universidade de Iowa (EUA). Teve como orientadores Dra. Cristina Caparelli Gerling (Mestrado) e Dr.Celso Loureiro Chaves (Doutorado). Sua formação artística passa pelos pianistas/pedagogos Dulce Machado, Clodomiro Caspari e Dirce Knijnik  (Bacharelado e Mestrado) no Brasil, Sebastian Benda (Brasil-Suíça), Evelyne Flaow (França), René Lecuona (Iowa – USA) e reconhecidos pianistas em cursos de técnica e interpretação. É Professorada Associada do Departamento de Música do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, onde foi responsável por projetos e implantação de cursos, tendo também exercido diversas funções administrativas. Desenvolve intensa atividade pedagógica, de Pesquisa e Extensão nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Música, subárea Práticas Interpretativas. Como professora de Piano e Música de Câmera, vê seus alunos destacando-se no cenário brasileiro com premiações em concursos e turnês. Coordenou eventos como “Ciclo Intercâmbio Músico-Instrumental (2001- 2008) e I Concurso Nacional de Piano – Cidade de Florianópolis (2003) e SIMCAM8 (2012). Criou e coordena o Programa de Extensão Piano em Foco (2008-) que agrega três projetos. Como pianista, tem atuado como solista e camerista, participando também de júris e curadorias de música. Com Denise Cordeiro formou o Piano Duo (1987-2002) com recitais em vários estados brasileiros e premiação no Concurso Internacional Francisco Mignone para Duos Pianísticos (1994). Em 2010 recebeu o Prêmio Franklin Cascaes – Destaque Música Erudita. Destaca seu trabalho ao lado da soprano Rute Gebler em atividades cênico-musicais e como pianista junto ao Estúdio Vozes desde sua criação em 1993 até 2009. Entre 2007-2008 participou da gravação de Cd com Maurício Zamith. Realizou turnês “Piano em Foco” com Luís Cláudio Barros e Rodrigo Warken em cidades catarinenses e no Paraná (2010); em 2011, com Mauren Frey, “Piano Brasileiro” nas cidades de Porto e Évora em Portugal e Paris (França), e “Série Danças” em 2013 em duo com Luís Claudio Barros em Santa Catarina. Tem estreado obras de compositores brasileiros e realizado projetos com cantores e outros instrumentistas como o grupo Piano Voci desde 2008. Como pesquisadora participa de Eventos Científicos na área da música com apresentação e publicação de pesquisa interdisciplinar sobre repertório brasileiro solo e de câmera, e sobre desempenho, técnica e interpretação pianística relacionados a argumentos de áreas que tratam do movimento humano.

foto 5 Luis Claudio BarrosProf. Dr. Luís Claudio Barros – UDESC 

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763317P0

Considerado pelo pianista Nelson Freire como “um músico de invulgar talento, dotado de grande sensibilidade artística e facilidade pianística”, Luís Cláudio Barros é Bacharel em Piano pela Escola de Música do Espírito Santo (1993) sob a orientação da pianista Célia Ottoni, a qual considera a maior influência artística em sua formação profissional. Durante o bacharelado recebeu convites para estudar no exterior (Inglaterra, Itália, EUA e Alemanha), optando pela Eastman School of Music – NY, onde concluiu o Mestrado em Piano na classe da renomada pianista Nelita True. Em 2008 terminou o Doutorado em Música na área de Práticas Interpretativas (Piano) na UFRGS, tendo como orientadores artísticos Dra. Catarina Domenici e o Dr. Ney Fialkow e como orientadora acadêmica a Dra. Any Raquel Carvalho. A tese de doutorado denomina-se “A pesquisa empírica sobre o planejamento da execução instrumental: uma reflexão crítica do sujeito de um estudo de caso”. Realizou Estágio de Doutorado na Universidade de Connecticut (EUA) sob a co-orientação do Dr. Roger Chaffin, trabalhando Music Psychology Lab. Foi convidado pelo Dr. Chaffin para ser co-autor e pesquisador-participante em pesquisa a ser realizada em conjunto com a Universidade de Connecticut, com trabalho apresentado em congressos da área. É detentor de inúmeras premiações em Concursos Nacionais de Piano, destacando seis primeiros lugares em competições nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraná, além do segundo lugar e do Prêmio “Preferência do Público” no Concurso Sul-Americano seletivo ao Gina Bachauer International Piano Competition. Desde 2000 é professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC ), tendo sido classificado em primeiro lugar em Concurso Público. Tem experiência nas linhas investigativas que abordam o planejamento da execução instrumental e a didática do instrumento, além de coordenar projetos de extensão com foco na formação pianística em nível de expertise, como o “Núcleo de Excelência em Piano”, que trabalha com crianças e adolescentes com altas habilidades em música. Em 2009 fez parte do Piano Faculty no 14th World Piano Pedagogy Conference, em Phoenix – EUA. Atua como solista e camerista realizando apresentações de âmbito nacional e internacional, destacando as turnês realizadas em 2013-14: Piano Duo formado com a pianista Bernardete Castelan Póvoas pela região sul, Recital de Canto e Piano com a soprano Elaine Boniolo nas cidades de Weimar e Stuttgart (Alemanha) e a turnê de piano solo “Tributo a Chopin” por cidades de Santa Catarina com patrocínio do Funcultural-SC.

Foto Piano Duo

Piano Duo
Formado em 2010 pelos pianistas Bernardete Castelan Póvoas e Luís Cláudio Barros, o Piano Duo propõe-se divulgar o amplo repertório para piano a quatro mãos e a dois pianos, com destaque para obras de compositores brasileiros e sul-americanos, ao qual dedicam intensa pesquisa. O duo tem realizado turnês estaduais e regionais, destacando a “Série Danças” e “Piano em Foco” por cidades de Santa Catarina e Paraná. O Duo realizou Recital/Palestra sobre danças brasileiras no Congresso Internacional Performa 2013 em Porto Alegre/RS e, ainda nesse ano, tocarão no 2º Congresso Internacional de Piano, em Buenos Aires.  Foram convidados pela Orquestra Filarmonia para executar o Concerto para Dois Pianos e Orquestra K. 242 de W.A. Mozart em três cidades de Santa Catarina no mês de dezembro de 2014.

Enrique Graf

Prof. Enrique Graf – Academy of Charleston (Uruguai/ EUA)

http://enriquegraf.com/

Internacionalmente aclamado como solista , camerista e professor,  o pianista uruguaio, radicado nos Estados Unidos,  Enrique Graf é um artista de destaque no cenário internacional, recebendo elogios de críticos de jornais de destaque como o The New York Times  e The Washington Post.

Nascido em Montevideo, Uruguai, Graf iniciou seus estudos musicais com sua mãe aos quarto anos. Depois de ganhar concursos internacionais em seu país, foi contemplado com uma bolsa de estudos do “Peabody Conservatory” da Universidade “Johns Hopkins” e da Organização dos Estados Americanos para estudar com o renomado pianista e professor Leon Fleisher. Ganhou o primeiros lugar em importantes concursos internacionais de piano como o “William Kapell International Piano Competition”, “National Ensemble Piano Competition” e “West International Competition”  em Nova York.

Mr. Graf já se apresentou em importantes salas de concerto de  várias partes do mundo  como Lincoln Center, Kennedy Center, Carnegie Recital Hall, Centro Cultural de Manila (Filipinas) e Teatro Opera em Buenos Aires. Apresentou-se também em diversos festivais de música como o Chautauqua Festival (Nova York), Young Keyboard Artists International Festival em Ann Arbor (EUA), Festival de Música de Câmara de São Miguel de Allende (México),  Festival Internacional Spoleto (Itália), Festivais  da Universidade de Maryland e da Universidade de Houston (EUA), Festival Festival “Contrastes” de Lviv e Festival de Kiev (Ucrânia). Atuou também como solista de importantes orquestras sinfônicas americanas, latino-americanas e europeias. Como camerista, realizou tournées com importantes grupos de Câmera e atuou com música de destaque como Ilana Vered, Nibya Mariño, Katherine Jacobson, Andres Cárdenes e Lee Chin. Possui seis CDs gravados que mostram a versatilidade do pianista, com obras compositores diversos.

Mr. Graf foi professor e coordenador do Departamento de Piano do curso de extensão no Peabody “Peabody Conservatory” (Peadbody Preparatory) da Universidade Johns Hopkins do qual recebeu o Prêmio for Excepcional Ensino do piano. Criou um programa de piano reconhecido na universidade de Charleston (EUA), do qual foi professor visitante e também foi professor da Universidade Carnegie Mellon. Professor de destaque, sempre proporcionou um ensino de excelência a seus alunos, muitos deles premiados em concursos nacionais e internacionais. Foi também membro de inúmeros concursos de piano em várias partes do mundo, assim como professor convidado para ministrar masterclasses em universidades e conservatórios renomados como Yale, Eastman, Kiev, Hong Kong e Changai.  É o idealizador e diretor artístico da “Série Internacional de Piano” em Charleston e da “Série Jovens Artistas”  do Festival Piccolo Spoleto. Foi também o co-fundador do Festival de Música de Perugia, na Itália.  Atualmente , exerce atividades de ensino na  Academia de Música de Charleston e em festivais de música, além de desenvolver intensa atividade como intérprete.

Foto Cecilia Site

Profa. Dra. Maria Cecília Cavalieri França (videoconferência)

Doutora e mestre em Educação Musical pela Universidade de Londres, especialista em Educação Musical e bacharel em Piano pela UFMG. Autora de diversos artigos publicados nos periódicos Revista da ABEM, Música na Educação Básica, Em Pauta e outros, capítulos de livros e prefácios. Suas obras para o ensino de música incluem livros para educadores, como Trilha da Música: Orientações pedagógicas (Fino Traço Editora, 2013), Jogos pedagógicos para educação musical (Editora UFMG, 2005); Poemas musicais: ondas, meninas, estrelas e bichos; 2003;), livros didáticos, como Trilha da Música, coleção em cinco volumes para os anos iniciais do Ensino Fundamental (Fino Traço Editora, 2012), Festa Mestiça: o Congado na sala de aula (Editora UFMG, 2011),Feito à mão: composição e performance para o pianista iniciante (Halt Gráfica e Editora, 2009), livros paradidáticos e de literatura, como O silencioso mundo de Flor, Rádio 2031 e Música no ZOO (Fino Traço Editora, 2011), adotados no PNBE / MEC 2012, Estradinha Real, DOM e Se essa música fosse minha (Fino Traço Editora 2013). É autora também dos CDs Poemas musicais (2003) e Toda Cor (2006), além de diversas músicas integrantes de outros trabalhos. Foi professora da UFMG de 1999 a 2011. Atualmente é diretora do MUS Consultoria e Produção em Educação Musical, onde atua com formação de educadores, planejamento curricular e avaliação sistêmica.

Foto Mirka Preto e Branco

Profa. Ms. Mirka Campello da Pieva  – professora particular de piano  – RJ 

Mirka Campello da Pieva teve sua iniciação musical ao piano com sua mãe, Dinorá Campello, passando posteriormente a estudar com a pianista Helena Postiglioni. Prosseguiu seus estudos musicais na Faculdade de Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde formou-se com destaque no curso de Bacharelado em Piano na classe da Professora Cláudia Deltrégia, em 2002. No programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), cursou o Mestrado em Prática Interpretativas como bolsista da Capes. Atualmente é aluna do compositor e pianista Sergio Olivé e nos anos de 2007 a 2009 fez aulas de aperfeiçoamento pianístico com Luiz Senise. Em 1998 e 1999, teve a oportunidade de aperfeiçoar-se nos Estados Unidos, onde participou, como convidada especial, da classe do professor Paul Polei, na Universidade Brigham Young em Provo/Utah. Participou de vários concursos nacionais de piano, tendo sido laureada com o primeiro lugar no Concurso Carlos Gomes (RS) em 1997; finalista no VIII Concurso Nacional Villa-Lobos (ES) em 2006 e no Concurso Jovens solistas da OSPA, em 2002. Obteve o primeiro lugar no Concurso Paulo Giovaninni na Cidade de Araçatuba (SP), em 2007; Primeiro lugar no concurso Rosa Mística Curitiba (PR), em 2009.

No ano de 2007 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde já apresentou-se em recitais solo e em duo com os sopranos Gisele Diniz, Maíra Lautert, o tenor Vinicius Kirchhof e o clarinetista Tiago Tavares. Na área pedagógica, atuou como monitora do Curso de Extensão em Música da UFRGS e participou como colaboradora do Núcleo de pesquisa do CAEF (Centro de Artes e Educação Física da UFRGS), trabalhando em projetos de ensino de música à distância. No ano de 2005 integrou a equipe de elaboração e produção musical dos livros: Musicalização de Professores – Livro do Professor e Musicalização de Professores – Livro do Aluno. No mesmo ano trabalhou sob a coordenação da Professora Helena de Souza Nunes, na produção do material para o software que integra o projeto do MEC de Ensino de Música à Distância para a Formação Continuada de Professores. Nesse mesmo projeto, ministrou cursos semipresenciais nas cidades de Porto Alegre (RS), Linhares (ES), Macapá (AP), PortoVelho e Ariquemes (RO). Atualmente, trabalha como professora particular de piano, administrando seu próprio estúdio. Mirka trabalha com alunos das mais variadas faixas etárias, desenvolvendo materiais e jogos musicais educativos e promovendo recitais e eventos culturais.

profDraSilviaCristinaHasselaar

Profa. Dra. Silvia Hasselaar (UFSM) 

Silvia Hasselaar, pianista e natural de Matão (SP), iniciou seus estudos musicais com sua tia, Leila Kfouri. Graduou-se em piano na Unicamp, na classe dos professores Fernando Lopes e Mauricy Martin. Mestre pela UFRJ, com orientação artística musical dos professores Heitor Alimonda e Sônia Goulart e orientação teórica de Ilza Nogueira, desenvolveu a dissertação  “Glauco Velasquez: Elementos característicos da Produção Pianística e Catálogo Completo de Obras”. É doutora em Práticas Interpretativas pela UFRGS, onde desenvolveu uma pesquisa sobre o compositor uruguaio Héctor Tosar, com sob orientação de Cristina Capparelli Gerling.  É detentora de vários prêmios em concursos de piano, exercendo até hoje atividades como solista e camerista. Participa de encontros e recitais de compositores contemporâneos. Atualmente é professora de Piano e Piano Complementar no Departamento de Música da UFSM. Toca em variadas formações musicais, solo, duos, trios e com orquestra. Participou e se apresentou em encontros internacionais em Mendoza e Buenos Aires, e nacionais em São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente é coordenadora do Curso de Extensão em Música da UFSM.

TonyC 2-83

Prof.  Dr. Tony Caramia – Eastmann School of Music ( NY – EUA)

(A vinda do Professor Tony Caramia ao Brasil recebeu apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC)

Professor de Piano da Eastman School of Music, o professor Tony Caramia é também director dos centro de estudos em pedagogia do piano e coordenador  do Class Piano Program. Em maio de 2003, foi convidado do famoso programa “Piano Jazz”, apresentado pelo pianista de jazz Marian McPartland na Rádio Pública Nacional dos Estados Unidos. Também é frequente membro da comissão julgadora dos seguintes concursos:  American Jazz Piano Competition, patrocinado pela Associação de Pianistas Americanos. prêmio de música “Crescendo” e Concurso de Jovens Artistas do TexasAwards, and the Young Texas. Em setembro de 2007, teve o privilegio  de participar de um concerto em homenagem à sua ex-professora Claudette Sorel na SUNY (Universidade Estadual de Nova York) em Fredonia, instituição que também concedeu-lhe o prêmio “Oustanding  Achievement”. Mr. Caramia é membro do corpo editorial da revista Clavier Companion Magazine e membro do comitê editorial da revista American Music Teacher.  Publicações recentes para piano solo lançadas pela editora de Música Alfred incluem obras do professor Caramia como “Shoo-fly Shuffle” e American Treasures (parte da série Jazz Performers). Possui também obras publicadas pela editora Hal Leonard como sua  “Suite Dreams” e “Jazz Moods” , assim como suas contribuições para nona edição do método as well as Keyboard Musicianship, volumes 1 e 2.

É frequentemente convidado a ministrar workshops sobre jazz para professores de piano nas conferências nacionais e estaduais da Music Teachers National Association e na International Association for Jazz Educators (IAJE) entre outras associações de destaque nacional e internacional. Prof. Caramia também apresentou palestras e recitais na European Piano Teachers Association International Conference em Londres ; na Australian Piano Pedagogy Conference em Adelaide – Austrália,  e no Institute of Registered Music Teachers National Conference em Nova Zelândia. Em julho de 2013 foi professor e artista convidado na Dakota Sky International Piano Festival. Em 2005, participou do International Stride Summit na Suiça e se apresentou no renomado Rochester International Jazz Festival. Participou também das últimas quatro  National Conferences on Keyboard Pedagogy. Como entusiasta de recitais temáticos, professor Caramia, palestrou na Collaborative Conference in Toronto sobre esse tópico e tem apresentado apresentações multimédia sobre  George Gershwin, Billy Mayerl, Harold Arlen, Richard Rodgers, e Cy Walter.  Seu mais recente projeto inclui um estudo de Dana Suesse, “Garota Gershwin”.

10634322 753150521416324 1724173954 n

Prof. Dr. Tarcísio Gomes Filho – UFRN

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Escola de Música, atua nos cursos de Bacharelado, Licenciatura e técnico em Música. Foi professor do Departamento de Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (2007 – 2009), possui graduação em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2001), Mestrado em Música pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2004) e Doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2010). Coordena e ministra cursos de extensão universitária voltados à iniciação ao piano e desenvolve pesquisa na área de pedagogia do instrumento. Dentre seus principais mestres, destacam-se Dolores Portella e Mauricy Martin. Também contribuíram em sua formação pianística os professores José Alberto Kaplan (BRA-ARG), Linda Bustani (BRA), Fany Solter (BRA – ALE), Ancuza Aprodu (FRA), dentre outros. Como performer, apresentou recitais em cidades do nordeste e sudeste do Brasil e como pesquisador tem publicado trabalhos sobre técnica pianístisca, sobretudo a técnica pianística de Isabelle Vengerova e sua adaptação ao ensino infantil.

aulaViolino6

Prof. Dra. Yara Quércia Vieira

Possui graduação como Instrumentista pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Musical Arts – University of Iowa (1996). O trabalho de conclusão versa sobre a aplicação da Técnica Alexander à performance musical. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical.

Untitled

Profa. Ms. Bruna Vieira – UFPI

Bruna Vieira iniciou seus estudos de piano aos seis anos no Conservatório Estadual de Araguari (MG), sua cidade natal. É licenciada em música com Habilitação em Piano pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), onde foi aluna de Araceli Chacon e Viviane Taliberti. Cursou o Bacharelado em Piano e Mestrado em Práticas Interpretativas/Piano  na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação artística e científica de Cristina Capparelli. Desde 2006 é professora efetiva de piano no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí. Atualmente, cursa o Doutorado em Ensino do Instrumento (Piano) na Universidade de Aveiro, Portugal, e tem apresentado seus trabalhos de investigação na área de Pedagogia do Piano em congressos de âmbito internacional.

Foto Duo Corvisier

O Duo Corvisier

Foi criado em 1991 e desde então tem-se apresentado com sucesso nas principais salas de concerto do Brasil e do exterior. Durante o período de residência nos Estados Unidos, o duo apresentou-se em inúmeros recitais. Podemos destacar a participação na prestigiosa série de concertos da Fundação Rosa Ponselle em Meriden, Connecticut e em diversos concertos como duo integrante do Greenbriar Consortium – grupo camerístico formado pelos músicos da Orquestra Sinfônica de Houston, Texas. Em 2006, o Duo Corvisier foi o único duo pianístico a representar o Brasil em recital nas Primeras Jornadas Internacionales en Música Latino Americana realizadas em Mendoza, Argentina. Em 2007, durante a palestra recital realizada no Primeiro Encontro de Investigação em Performance promovido pela Universidade de Aveiro, Portugal, o Duo Corvisier apresentou em primeira audição, naquele país, as obras para piano a quatro mãos do compositor Ronaldo Miranda. De 2011 até o momento, o Duo Corvisier apresentou-se em recitais e palestras-recitais nos EUA, Inglaterra e Áustria, divulgando seu trabalho de pesquisa e performance na área das práticas interpretativas de repertório para duos de piano. O repertório do Duo Corvisier é eclético incluindo desde os clássicos até a produção musical brasileira contemporânea.

Prof. Dr. Fernando Corvisier – USP

Aperfeiçoou-se no exterior na Ecole Normale de Musique Alfred Cortot em Paris, no New England Conservatory em Boston, na Hartt School of Music e obteve o título de Doctor of Musical Arts pela Universidade de Houston. Vencedor do IV Prêmio Eldorado de Música, gravou com o pianista João Carlos Martins a transcrição de Almeida Prado para dois pianos das Quatro Estações de Vivaldi. Gravou para o selo Eldorado obras de Brahms e Ginastera. Participou de diversos festivais de música no Brasil e exterior como docente e recitalista. Desde 2002 é docente de piano do Departamento de Música da USP, onde desenvolve pesquisa nas áreas de pedagogia do piano e práticas interpretativas (com ênfase na obra de Almeida Prado e repertório para duo pianístico).

Profa. Dra. Fátima Monteiro Corvisier – USP

Doutora em Música pela Universidade de São Paulo, graduou- se com Medalha de Ouro na Escola de Música da UFRJ. Como recitalista já se apresentou em diversas salas de concertos no Brasil, Estados Unidos e Alemanha. Vencedora do II Concurso Dirk Bovendorp e terceiro lugar no III Prêmio Eldorado de Música, foi solista da OSESP sob a regência de Eleazar de Carvalho. Desde 2004 é docente de piano junto ao Departamento de Música da USP, onde desenvolve pesquisa nas áreas da pedagogia do piano (com ênfase na obra de Sá Pereira) e práticas interpretativas (com ênfase no repertório para duo pianístico).

Taiur B and W

Ms. Taiur Agnoletto Fontana – UFSM

Taiur Agnoletto Fontana nasceu em Ijuí, RS em 1987. Iniciou seus estudos de piano aos 5 anos com Liliam Raspold. Ingressou no curso de Bacharelado em Piano na Universidade Federal de Santa Maria no ano de 2005 estudando sob orientação da Prof.ª Dra. Claudia Deltregia. A partir do segundo semestre de 2007 teve como orientadora a Prof.ª Dra Silvia Hasselaar. Em 2008 foi premiado em competição nacional de piano; em 2009 concluiu a graduação. Em 2010 iniciou o mestrado em práticas interpretativas em piano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concluindo-o em junho de 2012, tendo como orientador o Prof. Dr. Ney Fialkow. Também aperfeiçoou-se com os pianistas: Guigla Katsarava (Geórgia/França), Enrique Graf (Uruguai/EUA), John Solomons (EUA), Cinzia Bartoli (Itália), Giuseppe Lupis (Itália/EUA), Fanny Solter (Brasil/Alemanha), Marina Lomazov (Ucrânia/EUA), Gilberto Tinnetti (Brasil), Flávio Augusto (Brasil) e Eduardo Monteiro (Brasil – USP). Em julho de 2012 foi aprovado em primeiro lugar em concurso público para pianista correpetidor na Universidade Federal de Santa Maria, instituição onde trabalha atualmente. Em 2013 foi premiado em concurso internacional de piano (Musicarte XXI –Buenos Aires). Atua como solista, camerista e professor de piano.

Programação

Programação Geral

Datas: 12 a 15 de Novembro de 2014

PROGRAMÇÃO CORRETA

PROGRAMAÇÃO
Sala Sebastian Benda/ 40 B

DIA 12/11 – QUARTA-FEIRA

20h às 20h30 – Credenciamento

20h30 – Recital de Abertura do III Encontro sobre Pedagogia do Piano – Escola de Música da UFSM, Sala Sebastian Benda

DIA 13/11 – QUINTA-FEIRA

8h às 9h – Credenciamento

9h às 10h30 – Ensinando crianças
Palestrante: Enrique Graf (Uruguay/EUA)

10h30 às 11h15 – Introduzindo estilos contemporâneos nos níveis elementares de estudo: tornando seu aluno mais versátil e musical
Palestrante: Cláudia Deltregia (UFSM)

11h15 às 11h45 – Almeida Prado: relação das Cenas Infantis com suas obras de nível avançado
Palestrante: Taiur Fontana (UFSM)

11h45 – 12h30 – Abordagem de estudo ao piano
Palestrante: Sílvia Haselaar (UFSM)

14h às 14h30 -Ensinando a estudar escalas musicalmente: relato de uma
experiência em aulas de piano em grupo
para crianças Palestrante: Felipe Schlichting (UDESC)

14h30 às 15h30 – Tocar de ouvido como uma ferramenta de ensino-aprendizagem do piano funcional
Palestrante: Bruna Vieira (UFPI)

15h30 às 16h30 – Pesquisa em Pedagogia do Piano na USP – Ribeirão Preto
Sá Pereira: pioneirismo na pedagogia do piano no Brasil
Palestrante: Fátima Corvisier(USP)

16h30 às 17h -Coffee break

17h às 18h -Relato de Experiência
Palestrante: Tarcísio Filho Lenhaft (UFRN)

18h às 19h – Padrões de pensamento: aplicação da Técnica Alexander à execução musical
Palestrante: Yara Vieira (UFSM)

20h30 – RECITAL – Duo de Piano à Quatro Mãos – Sala Sebastian Benda/40B
Luís Cláudio Barros e Bernadete Póvoas

DIA 14/11 – SEXTA-FEIRA
9h às 10h30 – Duo pianístico e a problemática que envolve esse tipo de formação instrumental
Palestrantes: Fátima e Fernando Corvisier(USP)

10h30 às 11h30 – Ação pianística e fatores do desempenho – por uma prática instrumental interdisciplinar
Palestrante: Bernadete Póvoas (UDESC)

11h30 às 12h30 – O processo de memorização e representação musical da música
Palestrante: Luís Cláudio Barros (UDESC)

14h30às 16h30 – Integrando a performance à criação e à apreciação no ensino elementar de piano
Videoconferência: Cecília Cavalieri França

16h30 às 17h –Coffee break

17h às 19h – Masterclass
Enrique Graf – sala Sebastian Benda – Prédio 40/B

Fátima Corvisier – Estúdio de Música e Tecnologia – Prédio 40/B

20h30 – RECITAL DE PIANO: An American Journey – Sala Sebastian Benda/40B
Tony Caramia (EUA)

DIA 15/11 – SÁBADO
9h às 10h30 – O uso de jogos musicais como recurso didático e motivacional nas
aulas de piano
Palestrante: Mirka da Pieva (RJ)

10h30 às 11h30 – Masterclass para crianças – Estúdio de Música e Tecnologia – Prédio 40/B
Palestrante: Luís Cláudio Barros

Masterclass/oficina: o estudo de piano – Estratégias de ensino/aprendizagem aplicadas ao repertório –Sala 1202 – CAL
Palestrante: Bernadete Castelan Póvoas

12h – RECITAL – Duo de Piano à Quatro Mãos- Sala Sebastian Benda/40B
Duo Corvisier-Fátima e Fernando Corvisier

14h30 às 17h – Ensinando Jazz! Exercícios de Improvisação para iniciantes
Panorama geral da Pedagogia do Piano nos Estados Unidos
Palestrante: Tony Caramia (EastmannSchoolof Music – NY – EUA)

17h às 20h -Mesa Redonda- Coffee break

20h30 – RECITAL DE PIANO – Sala Sebastian Benda/40B
Enrique Graf (Uruguai/EUA)

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

SÁBADO

9:00as 11:30
Oficinas de Pedagogia do Piano

9:00 as 11:30
Oficinas de Pedagogia do Piano

9:00 as 11:30
Oficinas de Pedagogia do Piano

11:30 as 12:15

Apresentaçõesde Trabalhos

11:30 as 12:15
palestras ou workshops.

12: 30 as 14:30
Intervalo

12:30 as 14:30
Intervalo

12:30 as 14:30
Intervalo

14:30 as 16:30
masterclass/adultos

14:30 as 16:30
masterclass

14:30 as 18:00

16:30 as 18:00
palestras/workshops

16:30 as 18:00
palestras/workshops

16:30 as 18:00
mesa redonda

18:00 as 19:00

Coffee break

18:00 as 19:00

Coffee break

18:00 as 19:00

Coffee break

20:00 as 21:00
Abertura dos “Encontros sobre  Pedagogia do Piano”
Recital

19:00 as 20:00
Recital de Piano

19:00 as 20:00
Recital de Piano

19:00 as 20:00
Recital de 

Palestras Confirmadas:

“Abordagem de Estudo ao Piano”

Profa. Dra. Silvia Hasselaar (Santa Maria, RS – UFSM)

O presente trabalho é baseado no artigo MusicPerception de Roger Chaffin no qual o autor descreve as sessões gravadas de estudo de um pianista que se preparava para tocar tocar em público. Aqui, nós nós vamos descrever os procedimentos utilizados nessas sessões, trazendo à luz essa prática de estudo e acrescentar algumas vivências sobre técnica.

 “Ensinando Jazz! Exercícios de improvisação para Iniciantes”

Prof. Dr. Tony Caramia (EUA – Eastmann School of Music)

A partir do tradicional exercício de improvisaçãode Blues de 12 compassos , iniciaremos a nossa jornada  para  tornar possível o próximo Oscar Peterson ou Eliane Elias!!

“Panorama geral da Pedagogia do Piano nos Estados Unidos”

Prof. Dr. Tony Caramia (EUA – Eastmann School of Music)

Nesta palestra, o renomado professor Tony Caramia discutirá vários aspectos relacionados à Pedagogia do Piano de seu país.

“Ensinando Crianças”

Prof. Enrique Graf(Uruguai/EUA – Academyof Charleston)

A partir de experiências próprias como professor e coordenador de programas de excelência voltados ao ensino de piano, o renomado professor Enrique Grafo ensino de crianças das mais diversas idades.

Integrando a performance à criação e à apreciação no ensino elementar de piano”

Profa. Dra. Profa. Dra. Cecília Cavalieri França (Belo Horizonte, MG -MUS Produção e Consultoria em Educação Musical)

Nesta palestra será apresentadauma proposta de ensino instrumental na qual o estudante é encorajado a criar suas próprias peças a partir da exploração criativa de conceitos, elementos musicais e técnicos. A prática da composição desenvolve compreensão sobre o funcionamento das ideias musicais, além de desenvolver a autonomia expressiva e a técnica pianística aplicada. São apresentadas peças compostas por iniciantes que revelam sensibilidade e intuição no tratamento do material sonoro, mesmo dentro de um nível técnico elementar.

“Introduzindo e cultivando estilos contemporâneos nos níveis elementares de estudo: tornando seu aluno muito mais versátil e musical”

Profa. Dra. Claudia Deltregia (Santa Maria, RS – UFSM)

A introdução de estilos variados desde o início do aprendizado de um instrumento é requisito obrigatório para o desenvolvimento de um artista versátil, consciente eexpressivo. Todavia, estilos contemporâneos são geralmente introduzidos tardiamente. Nesta palestra, serão apresentadas peças didáticas eficientes para a introdução dos variados estilos presentes na música do século XX.

“O uso de jogos musicais como recurso didático e motivacional nas aulas de piano”

Profa. Ms. Mirka da Pieva (professora particular – RJ)

Nesta palestra, serão abordados diversos tipos de jogos como cartas, tabuleiro e até jogos de computador e aplicativos para Ipad. Essa diversidade de recursos traz uma infinidade de possibilidades para ensinar conceitos de leitura musical e percepção, tornando a aula muito mais rica e prazerosa. Durante a palestra, serão fornecidas ideias de como fazer alguns jogos e também uma lista de blogs, sites e lojas onde encontrar esses materiais.

“Os Processos de Memorização e a Representação Mental da Música”

Prof. Prof. Dr. Luís Claudio Barros (Florianópolis, SC – UDESC)

A palestra abordará os processos de memorização e de representação mental da música. Discutiremos vários tipos de memória utilizados por pianistas e as estratégias de estudo mais eficazes para armazenar o repertório na memória de longo prazo. Ajudando o seu aluno desde o início, ele será capaz de melhor assimilar o conteúdo musical e a tocar diferentes programas em um curto espaço de tempo.

Ação Pianística e Fatores do Desempenho – Por uma Prática Instrumental Interdisciplinar

Profa. Dra. Bernadete Póvoas (Florianópolis, SC – UDESC)

Alcançar um nível de excelência no desempenho ao instrumento é a meta do músico professor e pianista. Estariam na base da operacionalização desta excelência desde o início do aprendizado: a interação entre a utilização de técnicas instrumentais em função dos elementos da construção musical e seus objetivos sonoros, a consideração permanente de questões de ordem físico-mecânicas, a eficiente aplicação das tecnicalidades e o desenvolvimento do espírito analítico durante o treinamento. A ação pianística, aqui entendida como o conjunto de meios e processos que determinam o desenvolvimento do desempenho músico-instrumental, é tratada como um ato de construção e propõe-se que suas bases sejam alicerçadas no treinamento consciente das relações entre elementos e meios necessários à realização musical. Os melhores resultados no processo ensino-aprendizagem, com reflexos positivos no desempenho global dependem, sobremaneira, da busca por recursos técnico-instrumentais e estratégias de estudo adequados, da organização da prática (treinamento) e da permanente avaliação do processo vivenciado (ações e resultados) de maneira a garantir o sucesso do investimento.

“Padrões de pensamento: aplicação da Técnica Alexander à execução musical”

Profa. Dra. Yara Quércia Vieira (Santa Maria – RS – UFSM)

Nesta oficina os participantes serão apresentados à Técnica Alexander, que é conhecida como procedimento eficaz para proporcionaro uso eficiente do corpo. Para o professor de instrumento, pode ser uma ferramenta para despertar em seus alunos a predisposição necessária para o aprendizado. Além disso, a Técnica pode ser uma auxiliar na Performance, pois amplia a consciência do corpo e do ambiente, o que leva a um real domínio de palco.

Tocar de ouvido como uma ferramenta de ensino-aprendizagem do Piano Funcional

Profa. Ms. Bruna Vieira – UFPI

Uma revisão da literatura teórica e empírica no campo das competências auditivas, mostra o tocar de ouvido como um necessário precursor para o desenvolvimento da leitura musical e essencial no desenvolvimento de diferentes aspectos da musicalidade. Psicólogos e pedagogos contemporâneos tem argumentado que tocar de ouvido é uma competência muito importante para os instrumentistas, enquanto que professores de teoria tem recomendado o tocar de ouvido como uma ferramenta no desenvolvimento das competências auditivas. Esta nova abordagem para o ensino de Piano Funcional busca dar maior ênfase à experiência do tocar de ouvido, propondo estratégias de conexão entre os processos de aprendizagem de ouvido e de aprendizagem com recursos de notação musical.

Relato de experiência

Prof. Dr. Tarcísio Gomes Filho – UFRN

Curso de extensão universitária “Projeto Jovens Pianistas” e Projeto de pesquisa “Adaptação e aplicação dos princípios da técnica pianística de Isabelle Vengerova ao ensino do piano em níveis básico e intermediário”: Relato de experiência

Duo pianístico e a problemática que envolve esse tipo de formação instrumental.
Prof. Dr. Fernando Corvisier e Profa. Dr. Fátima Monteiro Corvisier – USP
A formação duo-pianística e seus problemas técnicos e interpretativos: pedalização, escolha de toques e dedilhado, adaptação da sonoridade, sincronia. A escolha dos parceiros. Secondo versus primo? Piano a quarto mãos é música de câmara? Como estudar? 

Pesquisa em Pedagogia do Piano na USP-Ribeirão Preto

Profa. Dr. Fátima Monteiro Corviser – USP

Essa palestra mostrará os principais trabalhos desenvolvidos com alunos de graduação nos programas de Iniciação Científica, na área da pedagogia do piano. Os principais projetos dizem respeito ao levantamento de repertório brasileiro para o iniciante de piano; métodos de piano para adultos iniciantes e pesquisa da obra de Sá Pereira.

Sá Pereira: pioneirismo na pedagogia do piano no Brasil
Profa. Dr. Fátima Monteiro Corviser – USP
Sá Pereira é mais conhecido por seu trabalho com a Iniciação Musical, entretanto seu trabalho Ensino Moderno de Piano (1933), pouco conhecido, é pioneiro na área de pedagogia do piano, no Brasil. A palestra mostrará quem foi Sá Pereira, como é esse seu método e as principais ideias desse autor, nessa área de pesquisa.

Masterclass / Oficina

O estudo do piano – Estratégias de ensino/aprendizagem aplicadas ao repertório

Profa. Dra. Bernadete Castelan Póvoas – UDESC

Nesta Masterclass/Oficina serão discutidas questões consideradas motivadoras e essenciais no processo ensino/aprendizagem: (1) relação texto musical/leitura, (2) organização e estratégias de treinamento (estudo) e (3) feedback. O trabalho será desenvolvido com base no conteúdo musical (materiais estrutural e sonoro) de peças indicadas previamente e de diferentes níveis, e de repertório sugerido pelos participantes. Serão explorados materiais técnico-musicais de interesse didático do público participante. As opções de organização de movimentos e demais técnicas adotadas na execução de situações musicais específicas poderão ser adequadas à repertório diverso. Os interessados nesta sessão de estudos deverão trazer peças do seu próprio repertório, ou que estão trabalhando, ensinando ou que pretendem ensinar, independente do nível de complexidade.

E mais…

Oficinas, recitais com os professores convidados e masterclasses!!

Em breve, mais informações! Programe-se!

Inscrição

INSCRIÇÕES

1) Leia atentamente o regulamento;

2) Passe para documento Word a ficha de inscrição e preencha-a;

3) Acesse o site: http://portal.ufsm.br/eventos/inscricao/edicao.html?id=2610 e faça sua pré-inscrição;

4) Envie o comprovante de pagamento e a ficha de inscrição para o e-mail: encontrospedagogiadopiano@gmail.com

5) A inscrição será efetuada pelo o envio do comprovante e da ficha de inscrição.

6) A lista dos participantes contemplados com o alojamento será divulgada no item “Hospedagem” do site.

 

Período das inscrições:

18 de outubro a 6 de novembro de 2014.

Valores:

Estudantes Universitários: R$ 27,00

Comunidade em geral: R$ 37,00

Crianças executantes nas masterclass até 12 anos: gratuito

 

 

REGULAMENTO

 

Encontros sobre Pedagogia do Piano UFSM – 3ª. Edição

 

12 a 15 de Novembrode 2014

 

  1. O evento “Encontrossobre Pedagogia do Piano UFSM” será realizado de 12 a 15 de novembro de 2014, no Departamento de Músicada Universidade Federal de Santa Maria.
  2. Os “Encontros” promoverão oficinas, workshops, recitais, masterclasses, palestras e debates, sendo que qualquer interessado, com ou sem conhecimento musical, poderá se inscrever.
  3. Os recitais serão gratuitos e abertos ao público em geral.
  4. Os participantes do evento deverão indicar na ficha de inscrição se desejam ser executantes ou ouvintes nas masterclasses.
  5. Os masterclasses serão gratuitos para menores de 12 anos.
  6. Os participantes maiores de 12 anos, interessados em tocar nas masterclasses deverão enviar um breve currículo (máximo de 250 palavras) e indicar a obra a ser apresentada (nome do compositor e nome da peça). No caso de estudantes estes deverão anexar também uma carta de recomendação do professor atual.
  7. Os interessados inscritos como executantes nas masterclasses passarão por processo seletivo, coordenado pela comissão organizadora do evento, envolvendo análise dos documentos enviados.
  8. A organização do evento indicará para qual masterclass o candidato executante foi aprovado. A divulgação dos executantes aprovados ocorrerá no segundo dia do evento.
  9. Todas as inscrições deverão ser realizadas pela internet, através do site http://portal.ufsm.br/eventos/inscricao/edicao.html?id=2610
  10. Para efetuar a inscrição via internet é necessário:
    1. Preencher os dados de inscrição do site e a ficha de inscrição (a ficha deverá ser passada para documento Word)
    2. efetuar o pagamento da taxa correspondente, via emissão de boleto bancário
    3. enviar a ficha de inscrição e o comprovante de pagamento para o e-mail: encontrospedagogiadopiano@gmail.com
  11. Taxas de inscrição

 

Alunos Universitários:R$ 27,00

 

Comunidade em geral: R$ 37,00

 

Crianças (até 12 anos) executantes na masterclass – gratuito

 

11. Serão disponibilizadas 45 vagas, sendo que as inscrições serão encerradas imediatamente após o preenchimento das mesmas.

 

12. Em caso de desistência, o valor recolhido referente à taxa de inscrição do evento não será devolvido.

 

14. Todos os inscritos ao evento receberão certificado,desde que atinjam a freqüência mínima de 75% nas atividades oferecidas.

 

15. Os 30 (trinta) primeiros inscritos que necessitam hospedagem, terão direito a alojamento gratuito no Centro de Eventos da UFSM, localizado dentro do campus universidade.

 

16. Alunos estrangeiros ou brasileiros residentes no exterior, devem fazer a seguinte observação na ficha de inscrição: “o pagamento do boleto será realizado junto à comissão de apoio do Evento no momento do credenciamento”.

17. Alunos menores de idade devem preencher a autorização devidamente assinada e apresentar no início do evento.

 

 

Ficha de Inscrição

Encontro sobre Pedagogia do Piano

Universidade Federal de Santa Maria

12 a 15 de novembro de 2014

(esta ficha deve ser enviada via e-mail, junto com o comprovante de pagamento)

 

Nome completo:

Formação:

(   ) Bacharelado em Piano

(   ) Licenciatura Plena

(   ) Licenciatura em Piano

(   ) Conservatório

(   ) Em formação. Qual? _________________________

(   ) Outro. Qual?_______________________

Atua como professor (a) de piano? (   ) Sim   (   ) Não

Se sim, onde atua como professor (a) de piano?

(   ) Escola de Música. Qual? _____________

(   ) Conservatório. Qual? _______________

(   ) Aulas particulares

(   ) Escola de ensino regular. Qual? _____________________

(   ) Projeto. Qual? ________________

Há quanto tempo você leciona para alunos de piano?

 

Comente brevemente sua trajetória pessoal como professor (a) de piano.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Número aproximado de alunos que atende atualmente:______________

 

O que o (a) levou a decidir participar dos encontros?

(   ) Busca por aquisição de conhecimentos a respeito da pedagogia do piano.

(   ) Troca de experiência

(   ) Complemento para formação profissional.

(   ) Curiosidade.

 

Como você ficou sabendo a respeito do encontro sobre pedagogia do piano?

(   ) Através do facebook

(   ) Através do site dos Encontros

(   ) Indicação de algum conhecido

(   ) Cartazes

(   ) Outro. Qual? ________________

Você irá precisar de alojamento? Em caso afirmativo, informe número de identidade:

 

(   ) Sim  (   ) Não

 

RG _________________________________

 

 

Você pretende tocar em alguma masterclass?*

 

(   ) Sim   (   ) Não

 

Em qual destas?

 

(   ) Enrique Graf

 

(   ) Bernadete Póvoas

 

(    ) Fátima Corvisier

 

(    ) Luís Claudio Barros (masterclass para crianças até 12 anos)

 

*Leia no regulamento as informações referentes às masterclasses.

 

Mencione o repertório que pretende tocar na masterclass:

 

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

(   ) Li e estou de acordo com o regulamento

 

AUTORIZAÇÃO PARA MENORES DE 18 ANOS:

 

(Se este for seu caso, favor trazer este formulário impresso e devidamente assinado)

 

Autorizo o menor_____________________________________________ a freqüentar desacompanhado, as atividades dos Encontros sobre Pedagogia do Piano da Universidade Federal de Santa Maria durante o período de 12 a 15 de Novembro de 2014.

 

_______________________                                  ______________________

 

Assinatura do responsável                                          CPF do responsável

 

Contato

cdeltregia@fulbrightmail.org (Profa. Claudia Deltregia)

jefritzen@hotmail.com (acadêmica Jéssica Fritzen)

 

Localização

Sala 1202 “Sebastian Benda”, prédio 40 B (Departamento de Música, UFSM)

Av. Roraima - 1000 - Camobi

Santa Maria - Rio Grande do Sul

Edições
III Encontro sobre Pedagogia do Piano UFSM
TÉCNICO-CIENTÍFICOS
III Encontro sobre Pedagogia do Piano UFSM
Sala 1202 “Sebastian Benda”, prédio 40 B (Departamento de Música, UFSM)
12/11/2014 00:00 - 15/11/2014 00:00
IV Encontro sobre Pedagogia do Piano UFSM
TÉCNICO-CIENTÍFICOS
IV Encontro sobre Pedagogia do Piano UFSM
Sala 1202 “Sebastian Benda”
18/10/2017 09:00 - 18/10/2017 09:00