Correpetição e Colaboração: o que é?
Correpetição
Etimologia – consiste na tradução de ‘répétition’ (do francês: ensaio) precedida do prefixo ‘co’, que significa ‘auxiliar a algo’ (assim como ocorre em cooperar, coeditar, e etc…). ‘Correpetição’ significa então, auxiliar ao ensaio, prestar ajuda a esta atividade. Está também relacionado à ‘coach’: treinador ou preparador de uma determinada atividade que exige habilidades específicas para ser executada.
O pianista desempenha aqui, a função de ‘repetiteur’ (do francês: preceptor; professor; educador; instrutor;), ou seja, preparador de solistas para performance, juntamente com o professor de canto, de instrumento ou com o maestro e, conforme a necessidade, pode até mesmo substituí-los. Além de executar partes escritas especificamente para seu instrumento, o pianista pode também vir a realizar e executar reduções de orquestra, de coro, partes de outros instrumentos e demais adaptações por vezes necessárias a possibilitar ao solista sua preparação para performance com uma orquestra ou grupo de câmara.
Colaboração
O termo ‘co-laborar’ significa ‘trabalhar de forma a auxiliar na execução musical’.
O pianista colaborador por sua vez, é definido como o instrumentista que aprimorou sua técnica através do estudo do instrumento solo e que desenvolveu habilidades de interação com outros solistas, adquiridas a partir da vivência quotidiana da música de câmara e observância de técnicas e particularidades de outros instrumentos.
Agenda
Atenção: antes de agendar seus recitais, ensaios e aulas coletivas com o correpetidor, é necessário:
• Ler as normas das atividades de correpetição que constam no arquivo ‘Critérios e Prioridades’ (disponível para download no menu ‘Formulários’);
• Preencher a solicitação e entregá-la no prazo estabelecido, a ser informado no mural da página inicial a cada início de semestre;
• Aguardar a resposta (por e-mail ou pessoalmente) ao seu requerimento – se este poderá ou não ser atendido conforme está sendo solicitado.
Depois de sua solicitação ter sido confirmada, confira a disponibilidade de datas e horários na agenda que consta na página inicial e entre em contato para marcar suas atividades.
Repertório
Gaetano Pugnani
Prelúdio e Allegro
Tomaso Vitali
Ciaccona
Jean-Marie Leclair
Sonata III
W. A. Mozart
Sonatas:
– KV 306 em Ré Maior
– KV 305 em Lá Maior
– KV 304 em mi menor
– KV 303 em Dó Maior
– KV 301 em Sol Maior
L. v. Beethoven
Romance Op. 50 em Fá Maior
Sonatas:
– Op. 30 n° 3 em Sol Maior
– Op. 23 em lá menor
Johannes Brahms
Scherzo WoO 2
Sonata em ré menor Op. 108
Cesar Franck
Sonata (primeiro movimento)
Claude Debussy
Sonata para Violino e Piano em sol menor
Maurice Ravel
Tzigane
Gabriel Fauré
Andante Op. 78
Edward Elgar
Chanson de Nuit, Op. 15 n°1
Antonin Dvorák
Romantische Stücke Op. 75
Igor Stravinsky
Chanson russe
Dance russe (from Three Movements of Petroushka)
Sergei Prokofiev
Sonata Op. 94 em Ré Maior
Alfred Schnittke
Suite in Old Style Op. 80
Arvo Pärt
Fratres (1977, 1980)
Henryk Wieniawski
Scherzo-Tarantella Op. 16
Pablo de Sarasate
Zigeunerweisen Op. 20
Malageña Op. 21 n° 1
Nicolo Paganini
Cantabile para Violino e Piano
Compositores brasileiros e latino-americanos
Marlos Nobre
Desafio III Op. 31 n°3
Francisco Mignone
Romanza
Carlos de Almeida
Seresta n°2
Alberto Nepomuceno
Préce (Obra póstuma de 1887, Op. 1 n°1)
H. Villa-Lobos
Improviso n° 7 (melodia)
Sonata-fantasia n° 1 – Désespérance
Astor Piazzola
Quatro Estações Portenhas
J. Chr. Bach
Concerto em dó menor
Ludwig Mendelssohn
Concerto em Ré Maior Op. 213
L. v. Beethoven
Sonatas:
– Op. 5 n° 1 em Fá Maior;
– Op. 5 n° 2 em Sol menor.
Felix Mendelssohn
Canção sem Palavra Op. 109 n° 4
Johannes Brahms
Sonata para Piano e Violoncelo em mi menor Op. 38
Sergei Prokofiev
Sonata para Violoncelo e Piano Op. 119 em Dó Maior
Piotr Ilich Tchaikovsky
Pezzo Capriccioso
Edouard Lalo
Concerto em ré menor
Edward Grieg
Sonata para Violoncelo e Piano Op. 36
Camille Saint-Saëns
Concerto em lá menor Op. 33
Cisne do Carnaval dos Animais
Claude Debussy
Sonata para Violoncelo e Piano em ré menor
David Popper
Hungarian Rhapsody Op. 68
Compositores brasileiros e latino-americanos
Astor Piazzola
Quatro Estações Portenhas
Alberto Nepomuceno
Romance e Tarantella
Camargo Guarnieri
Ponteio
Ernest Mahle
Concertino (1976)
Marlos Nobre
Poema III para Violoncelo e Piano
H. Villa-Lobos
Ária da Bachianas Brasileiras n° 5
Linhares
Côco
Denis Racki Noschang (UFSM)
Fantasia sobre um Amanhecer
Karl Ditters von Dittersdorf
Concerto em Mi Maior
Giavanni Bottesini
Concerto n° 2 em si menor
Serge Koussevitzky
Concerto Op. 3
Frank Proto
Noturno: Aria de Michaela
Sonata 1963 para Contrabaixo e Piano
Compositores brasileiros
Marlos Nobre
Poema IV para Contrabaixo e Piano
Radamés Gnatalli
Canção e Dança
Tom Jobim
Luiza
Ferdinand David
Concertino Op. 4
Rimsky-Korsakov
Concerto para Trombone
Launy Gröndahl
Concerto para Trombone e Orquestra
Paul Hindemith
Sonata para Trombone e Piano
Stjepan Sulek
Sonata Vox Gabrieli para Trombone e Piano
Kazimierz Serocki
Sonatina para Trombone e Piano
Sigismond Stojowski
Fantasia para Trombone tenor e Piano
Eugene Bozza
Ballada para Trombone tenor e Piano Op. 82
Eric Ewazen
Ballada para Trombone baixo ou tenor
Sonata para Trombone e Piano (primeiro movimento)
Pastorale para Trompete, Trombone tenor ou baixo e Piano
Compositores brasileiros
Jorge Antunes
Três Notas de Neve
Edmundo Villani-Côrtes
Introdução e Desafio
Gilberto Gagliardi
Divertimento para Trombone e Piano
Cantiga brasileira
Georg Phillip Telemann
Concerto em Ré Maior
Giuseppe Torelli
Concerto em Ré Maior
Joseph Haydn
Concerto para Trompete e Orquestra em Mi bemol Maior
Johann Nepomuk Hummel
Concerto para Trompete e Orquestra em Mi bemol Maior
Walter Beeler (editor)
Solos para Trompete (Cornet) e Piano: Coletânea com peças de vários compositores.
Paul Hindemith
Sonata para Trompete e Piano
Bohuslav Martinu
Sonatina
Alexander Arutunian
Concerto
Francis Thomé
Fantasia
Jean Hubeau
Sonata para Trompete e Piano
Joseph Turrin
Two Portraits
Georges Enesco
Legenda para Trompete e Piano
Jean-Babtiste Arban
Carnaval de Veneza
Charles Chaynes
Concerto para Trompete e Orquestra (primeiro movimento)
Philip Sparke
Song and Dance
Vassily Brandt
Concertpiece Op. 12 para Trompete e Piano
Herbert L. Clarke
The maid of the Mist
Eric Ewazen
Pastorale para Trompete, Trombone tenor ou baixo e Piano
Compositores brasileiros
Antonio Guerreiro de Faria:
Jongo
Duda (José Ursicino da Silva):
Suíte Recife
Edmundo Villani-Côrtes
Ponteio para as Alterosas (para Trompete em C e Piano)
H. Villa-Lobos
Estudo-Vocalise para Trompete e Piano
Henri Dutilleux
Sarabande et Cortege
Compositores brasileiros e latino-americanos
Vinicio Meza
Cuando me acuerdo de ti (2015)
Breno Blauth
Sonata para Fagote e Piano T. 6 (1958)
Karl Stamitz
Concerto em Mi bemol Maior
Carl Maria Von Weber
Grande Duo Concertante
Johannes Brahms
Sonata para Piano e Clarineta em Mi bemol Maior Op. 120
Paul Hindemith
Sonata para Clarineta e Piano
Camille Saint-Saëns
Sonata para Clarineta e Piano Op. 167
Henri Rabaud
Contest Piece
Aaron Copland
Concerto para Clarineta e Orquestra de Cordas
Compositores brasileiros
Osvaldo Lacerda
Valsa-Choro
Ernest Mahle
Sonatina (1974)
Francis Poulenc
Sonata para Flauta e Piano
Carl Reinecke
Concerto para Flauta e Orquestra
Henri Dutilleux
Sonatina para Flauta e Piano
Gabriel Fauré
Sicilienne Op. 78
Áskell Másson
Konzertstück para Caixa Clara e Orquestra (1982)
Ney Rosauro
Concerto para Marimba e Orquestra
Rapsódia para Percussão e Orquestra
Leo Brouwer
Retratos Catalães
Joaquin Rodrigo
Concerto de Aranjuez
Fantasia para um gentilhombre
W. A. Mozart
Missa Brevis em Si bemol Maior KV 275
Missa da Coroação em Dó Maior KV 317
J. S. Bach
Motette BWV 231: Sei Lob und Preis mit Ehren
Marc-Antoine Charpentier
Te Deum
Contato
Contatos:
Telefones:
55 3220-8088 (Secretaria do Curso de Música)
Curriculum de Taiur Fontana
– Vitae clique aqui
– Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4322233U4