Ir para o conteúdo Química Ir para o menu Química Ir para a busca no site Química Ir para o rodapé Química
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Novo Currículo 2023



Principais novidades

As principais inovações desta reforma curricular visam articular competências das dimensões de conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional. São elas:

I – Disciplinas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no Ensino;

II – Inserção de ações extensão; e

III – Núcleo de Orientação Discente;

IV – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) estruturado (PCC + Extensão + Estágios + Instrumentação), com uma só defesa e trabalho registrado no Manancial – Repositório Digital da UFSM.

Nova grade curricular

Grade_Curricular_2023 – clique aqui para visualizar o PDF. 

Currículo 2023 - clique para visualizar PDF

 

 

 

 

 

 

 

 

Como será a implementação

O presente currículo do Curso de Química Licenciatura será implementado a partir do 1˚ semestre letivo de 2023 (2023-1), e a sistemática de adaptação curricular será aplicada com base no que segue:

  1. Alunos com matrícula no curso a partir de 2023/1 ingressarão no novo currículo, para todas as formas de ingresso no curso;
  2. O currículo proposto será implementado de forma progressiva, garantindo o fluxo completo no currículo original de ingresso, conforme a tabela a seguir.
  3. A implementação será concluída em 2025-2, de modo que a partir de 2026-1 somente as disciplinas do currículo proposto passarão a ser ofertadas.
  4. Ao final do semestre 2025-2, os alunos que não integralizaram o curso migrarão compulsoriamente para o currículo novo, adaptando a grade curricular segundo a tabela de equivalência definida no item 4.5 a seguir.
  5. O aluno do currículo antigo que ingressou anteriormente ao ano de 2023, poderá, voluntariamente, optar pelo currículo novo, manifestando sua intenção por escrito. Neste caso, a migração para o currículo novo ocorrerá mediante adaptação da grade curricular segundo a tabela de equivalência.
  6. As disciplinas obrigatórias do currículo antigo que não integram e nem possuem equivalência no novo currículo, serão aproveitadas, desde que já cursadas e obtida a aprovação, como Disciplinas Complementares de Graduação (DCG) no novo currículo;
  7. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado de Curso que dará o devido encaminhamento aos órgãos competentes, quando necessário.

Fluxo de implementação do currículo 2023.

Equivalências

Tabela de Equivalência – clique aqui para visualizar o PDF. 

Pontos relevantes a considerar

  1. O aluno do currículo 2019 deve ter atenção para as 3 (três) disciplinas da tabela 10, pois elas serão ofertadas de acordo com o fluxo previsto na adaptação. Se não fizer a disciplina quando ofertada, e não concluir o curso até 2025/2 ele será migrado para o novo currículo onde terá que cursar as disciplinas adicionais da tabela 11.
  2. Ao migrar para para o currículo 2023, todos deverão cursar as disciplinas novas da tabela 11 e integralizar as ações de extensão que correspondem a 310 h.
  3. Haverá apenas uma defesa pública perante banca: o TCC, cujas normas estão definidas (Normas de TCC).
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-454-821

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes