Ir para o conteúdo Relações Internacionais Ir para o menu Relações Internacionais Ir para a busca no site Relações Internacionais Ir para o rodapé Relações Internacionais
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Atas e portarias dos órgãos colegiados

ATAS DO COLEGIADO DE CURSO (CC)

ANO 2021

Tópico da Ata 30:

1) Situação dos encargos didáticos da professora Joséli Fiorin Gomes no curso de Relações Internacionais.

Tópicos da Ata 29:

1) Alocação do recurso proveniente da Revalidação de Diploma Estrangeiro; 2) Deliberação sobre a Minuta de Regulamentação de Estágios Não Obrigatórios do Curso de Relações Internacionais.

Tópicos da Ata 28:

1) Alocação de encargos na Disciplina ERI 1034 – Laboratório de Projeto de Graduação; 2) Quadro de oferta para o segundo semestre de 2021; 3) Política e disciplina de Estágios Extracurriculares; 4) Política de Extensão.

Tópicos da Ata 27:

1) Demanda por assinatura de contrato de Estágio Não Obrigatório da estudante Gabriela Jacobs e padronização das políticas de Estágios Não Obrigatórios realizados pelos (as) estudantes do curso; 2) Estabelecimento de padronização nos processos de solicitação de ACGs e de dispensa de disciplinas; 3) Repasse de dados sobre defasagem no número de docentes do curso para os demais membros do colegiado; 4) Repasse de informações de orçamento e de informações resultantes da Reunião do Conselho de Centro de 07 de junho; 5) Repasse de demandas dos estudantes do DARI.

Tópicos da Ata 26:

1) Orientação do projeto de extensão Paralelo 33; 2) Orientações de TCCs; 3) Solicitação de discente do terceiro semestre do curso; 4) Validação do resultado da eleição para coordenador do curso.

Tópicos da Ata 25:

Pauta única a ser debatida foi a possibilidade de vaga docente para o Curso de
Relações Internacionais.

Tópicos da Ata 24:

1) Processo de revalidação do diploma de Ramon Müller; 2) Comitê de Avaliação permanente para pedidos de Revalidação de Diploma; 3) Comissão Eleitoral para Coordenação do Curso; 4) Monitoria Não Subsidiada; 5) Datas de Entrega de TCCs e Defesas no 1º semestre de 2021; 6) Proposta de publicação dos trabalhos da disciplina de Análise de Política Externa no site do curso; 7) Laboratório para o Curso de Relações Internacionais; 8) Alterações nas Ofertas de Disciplina Obrigatória do Curso; 9) Lista Tríplice para a Palestra Magna.

Tópicos da Ata 23:

1) Oferta das disciplinas para o 1º semestre de 2021; 2) DCGs a serem ofertadas e sugestão de novas DCGs pelos alunos do curso; 3) Oferta da Disciplina de Libras; 4) Entrega das fichas de TCC A; 5) Possibilidade de mestrandos (as) participarem como avaliadores de bancas de TCC e obrigatoriedade de um dos integrantes das bancas ser professor(a) do quadro permanente do curso; 6) Solicitação de Revalidação de Diploma Estrangeiro; 7) Palestra / Aula Magna; 8) Plágio em disciplinas do curso de RI; 9) Defesa de TCC da aluna Thais Moreira antes do prazo estabelecido; 10) Debate acerca do andamento do Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) no curso de RI.

ANO 2020

Tópicos da Ata 21:

1) Solicitação das alunas Ayda Torres (mat: 201612497) e Carolina Grinke Ruckert (mat:201612500) de equivalência de Disciplina de Língua Estrangeira, cursada e aprovada, com o Teste de Suficiência; 2) Coorientação da aluna Camille Costenaro; 3) Orientação do aluno Victor Hugo Gusmão; 4) Datas de entrega e apresentação de TCCs referente ao segundo semestre de 2020.

Tópicos da Ata 20:

1) Aprovação da revalidação de diploma estrangeiro de bacharel em Relações Internacionais; 2) Certificação do aluno Victor Hugo Gusmão; 3) Aprovação do Manual do Intercambista; 4) Orientações da Prof.ª Sibele Vasconcelos; 5) Disciplina de Língua Estrangeira não substituirão o Teste de Suficiência em Língua Estrangeira.

Tópicos da Ata 19:

1) Aprovação dos pedidos de equivalências de disciplinas; 2) Solicitação do aluno Felipe Porta; 3) Ciência da equipe que analisará o processo de revalidação do diploma estrangeiro; 4) Recurso financeiro, repassado pela PROGRAD, no valor de setecentos reais (R$700,00), proveniente desse processo; 5) Atualização do Programa da Disciplina Economia da Tecnologia, proposto pelo prof. Júlio Rohenkohl; 6) Orientações de Trabalho de Conclusão de Curso A; 7) Discussão sobre coorientações nos TCCs.

1) Sala para funcionamento da Atlética do Curso de Relações Internacionais; 2)Orientações de TCC da professora Sibele Vasconcelos, tendo em vista futura licença maternidade; 3) Datas das bancas de TCC B para o primeiro semestre de 2020; 4) Dinâmicas do REDE; 5) A aprovação da orientação do professor José Luiz de Moura filho no Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Kalyna Dutra.

Tópicos da Ata 18:

Tópico da Ata 17:

Pauta única – envio de sugestões, à direção do CCSH, sobre o funcionamento e adesão às atividades remotas – REDE/UFSM.

Tópicos da Ata 16:

1)Previsão da oferta/alocação das disciplinas para o 2º semestre DE 2020; 2) Alocação dos projetos de extensão por professores; 3) Avaliação do projeto de extensão “Carreiras Internacionais”; 4) Assuntos Gerais.

Tópicos da Ata 15:

1) Participação no Edital de Ingresso/Reingresso da UFSM; 2) Inclusão da Prof.ª Joséli Fiorin Gomes no colegiado do curso; 3) DCGs vinculadas ao curso; 4) Avaliação das fichas de TCC A e TCC B; 5) Criação da empresa Jr F5 como projeto de extensão; 6) Orçamento e aula magna.

ANO 2019

Tópicos da Ata 14:

1) Retorno do prof. José Renato Ferraz da Silveira ao colegiado e ao NDE do Curso de Relações Internacionais; 2) Criação de DCGs específicas cursadas em intercâmbio pelas alunas Sabrina Chiusa e Luiza Cassol; 3) Aprovação dos testes de Suficiências em Língua Estrangeira; 4) Distribuição das Orientações de TCC A e TCC B.

Tópicos da Ata 13:

1) Recomposição do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Relações Internacionais; 2) Solicitações da disciplina de Tópicos em Língua ou exames externos de proficiência para aproveitamento como “suficiência em língua estrangeira”; 3) Datas para a entrega das fichas de TCC A e TCC B; 4) Solicitação das alunas Sabrina Chiusa e Luiza Cassol de Criação de DCGs específicas cursadas em intercâmbio.

Tópicos da Ata 12:

1) Alocação dos recursos financeiros do Curso; 2) Orientação de Jackson Schaffer Fiorin; 3) Registro da DCG Relações Internacionais da Ásia-Pacífico; 4) Prévia da oferta de disciplinas para o primeiro semestre do ano de 2020; 5) Comunicados do Diretório Acadêmico.

Tópicos da Ata 11:

1) Retorno do prof. Günther Mros ao colegiado; 2) Obrigatoriedade da entrega do TCC após aprovação pela banca; 3) Proposta de premiação para os TCCs; 4) datas das entregas e defesas de TCCs no segundo semestre de 2019; 5) Solicitações de alunos; 6) Registro das DCGs “Estado, Nação e Sistemas Internacionais” e “Justiça Global”; 7) Realização de seleção pública simplificada para professor substituto em decorrência da licença do prof. Ademar Pozzatti durante o ano de 2020 para realização de pós-doutorado.

Tópicos da Ata 10:

1) Renovação do contrato da professora Carolina Coutinho; 2) Palestra da jornalista Janaína Câmara da Silveira; 3) Definição sobre as bancas de TCC por parecer e datas para entregas das fichas de TCC A e TCC B para o segundo semestre de 2019; 4) Convite aos professores para serem revisores da seção de artigos do site do curso.          

Tópicos da Ata 9:

1) Criação de Comissão para organizar os projetos de extensão do curso e implementar a criação de um Programa de Educação Tutorial – PET; 2) 2) Revitalização da página do Curso de Relações Internacionais; 3) Projeto envolvendo egressos; 4) Nomes para a Palestra Magna de 2019/2.

Tópico da Ata 8:

Pauta única – Homologação da chapa vencedora no processo eleitoral para Coordenador do Curso de Relações Internacionais.

Tópicos da Ata 7:

1) Aprovação da ata anterior; 2) Oferta de disciplinas para o segundo semestre de 2019; 3) Distribuição de disciplinas obrigatórias entre os docentes do curso de Relações Internacionais; 4) Deliberação sobre encargos didáticos; 5) Divulgação dos dias e horários das atividades de ensino, pesquisa e extensão; 6) Solicitação de representação do coletivo “Manas RI-UFSM”; 7) Convocação de eleição para coordenador(a) do curso.

Tópicos da Ata 6:

1) Apreciação de DCG a ser ministrada pelo Professor José Renato Ferraz da Silveira; 2) Deliberação sobre o número máximo de 30 estudantes matriculados em DCGs do curso; 3) Recepção dos calouros; 4) Informe sobre contratação de professora substituta; 5) Deliberação sobre a data limite de entrega dos Trabalhos de Conclusão de curso B; 6) Distribuição das orientações de TCC com números mínimo e máximo de estudantes por docente tanto em TCC A quanto em TCC B.

ANO 2018

Tópicos da Ata 5:

1) Aprovação da Ata nº 4; 2) Projeto do X Encontro Estadual de Estudantes de Relações Internacionais – EEERI; 3) Oferta de disciplinas para o primeiro semestre de 2019; 4) Pré-requisitos para as disciplinas do currículo vigente; 5) Regras de orientação de TCCs e datas das defesas; 6) Formulário de ACGs.

Tópicos da Ata 4:

1) Aprovação da Ata nº 3; 2) Definição de calendário de entrega e defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso para os formandos do primeiro semestre de 2018; 3) Definição das disciplinas a serem ofertadas de forma parcial (até 20%) a distância; 4) Site do curso desatualizado; 5) Disciplina ERI 1034 – Laboratório e Projeto de Graduação; 6) Aprovação da inclusão de referências bibliográficas obrigatórias e complementares na disciplina ERI 1021 – Noções de Ciências Econômicas.

Tópicos da Ata 3:

1) Aprovação da Ata nº 2; 2) Quadro de horários para as disciplinas do segundo semestre de 2018; 3) Deliberação sobre horários de início e término das aulas no curso de Relações Internacionais nos turnos matutino e vespertino; 4) Consulta à CADE para determinar as disciplinas e os conteúdos que poderão ser ministrados a distância segundo a resolução 002/2014; 5) Orçamento para o ano de 2018.

Tópicos da Ata 2:

1) Retificação de partes da ata de 09 de novembro de 2017 a pedido do professor Igor Castellano da Silva, tendo em vista a ambiguidade gerada após releitura; 2) Elaboração do quadro de horários e disciplinas referentes ao Segundo Semestre Letivo do ano de 2018, ressalvando as disciplinas “Política Internacional no Mundo Contemporâneo”, “Política Externa no Brasil Contemporâneo”, “História das Relações Internacionais C” e “História das Relações Internacionais A”, pois ainda não há definição de horários e docentes, estando condicionadas à realização de seleção pública para provimento de vaga para professor substituto e concurso público para professor adjunto; 3) Análise dos pedidos de permanência do currículo 24 antigo (de 2009) dos seguintes alunos: Camille da Costa, Kelly Rodrigues de Almeida, Maria Eduarda Schuch Gonçalves e Tiago Veloz dos Santos; 4) Distribuição dos orientandos (as) de Trabalho Final de Graduação do professor José Renato Ferraz da Silveira, que se encontra em Licença Tratamento de Saúde; 5) Escolha da Comissão para elaboração do Regimento Interno do Curso, que será composta pelos professores Arthur Dornelles Jr e Thomaz Santos e pelo discente, que será escolhido, em assembleia do Diretório Acadêmico de Relações Internacionais (DARI), para compor o Colegiado do Curso; 6) Solicitação de participação na reunião do Prof. José Carlos Martinez que deseja expor sua versão do processo ao qual está respondendo.

Tópicos da Ata 1:

1) Anúncio oficial do professor José Renato Ferraz da Silveira da saída da coordenação do curso de relações internacionais e abertura do processo eleitoral para nova gestão; 2) Deliberação pela criação de duas DCGs: “Retratos do Brasil” e “Tragédias na Política”; 3) solicitações dos alunos de permanência no currículo antigo; 4) vacância da vaga da professora Danielle Pinto, aprovada em concurso na UFSC; 5) Número de orientandos de TCC do professor Júlio Cossio Rodriguez.

ANO 2017

Tópicos da Ata de 09/11/2017:

1) Canal de comunicação criado pelo DA como ouvidoria do Diretório para assuntos relativos ao curso; 2) Quadro de disciplinas a serem ofertadas para o primeiro semestre de 2018, com a implementação do no Projeto Pedagógico de Curso; 3) Solicitação aos professores que afixem nas portas de seus gabinetes os horários de atendimentos aos estudantes.

Tópicos da Ata de 27/09/2017:

Orçamento do curso referente ao ano de 2017; 2) Datas de entregas e bancas de TFGs.

Tópicos da Ata de 24/08/2017:

1) Aprovação da nova grade curricular do curso – Projeto Político-Pedagógico – para implantação a partir do primeiro semestre de 2018; 2) Demandas do Diretório Acadêmico dos Estudantes; 3) Convênios com a Universidade Federal de Tocantins e Universidade Federal de Uberlândia; 4) Convênio com a Business School.

Tópicos da Ata de 31/03/2017:

Inserção de novas DCGs: a) Normatividade e Globalização: estudos teóricos e empíricos sobre a cooperação internacional; b) Uso da Força nas Relações Internacionais; 2) Professor voluntário; 3) Curso de extensão em Defesa Nacional e Congresso Acadêmico de Defesa Nacional; 4) Reforma curricular; 5) Prazo para as entregas de TFG II.

ATAS DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

Tópico da Ata NDE 03:

Pauta única – início dos debates acerca da curricularização das atividades de extensão do curso.

Tópicos da Ata NDE 02:

1) análise das minutas de resolução encaminhadas pela PROGRAD, a saber: minuta sobre dupla-diplomação; b) minuta sobre o detalhamento dos planos de ensino da instituição; 2) política de estágios extracurriculares no âmbito do curso de RI.

Tópicos da Ata NDE 01:

Pauta única – proposta de nomes de palestrantes a serem convidados para a Palestra-Magna do curso.

PORTARIAS