Para encaminhar os comprovantes da suficiência em língua estrangeira, cada discente deve realizar os seguintes passos:
- Abertura de processo eletrônico PEN com o Tipo Documental: Processo de comprovação de suficiência em língua estrangeira de graduação
- Anexar os documentos abaixo em formato PDF legível:
- REQUERIMENTO DE COMPROVAÇÃO DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA preenchido e assinado digitalmente no PEN (anexo)
- COMPROVANTES da realização do teste da língua estrangeira.
- Encaminhar o PEN para a Coordenação do Curso para análise.
- O Coordenador do curso recebe e confere a documentação em sua caixa postal. Caso não esteja de acordo, retorna ao discente para correção;
- Certificados não previstos no Projeto Pedagógico do Curso passarão por deliberação do Colegiado do Curso de Relações Internacionais.
- Após a análise da Coordenação ou Colegiado, a secretaria ou o próprio coordenador tramitará o processo PEN à Coordenadoria de Registro e Matrícula (COREM) para a inclusão no histórico escolar do acadêmico(a).
- O processo será arquivado.
Fluxo do processo eletrônico:

Saiba quais são as opções para comprovar Proficiência em Língua Estrangeira no curso de Relações Internacionais: