Ir para o conteúdo Tecnologia em Alimentos Ir para o menu Tecnologia em Alimentos Ir para a busca no site Tecnologia em Alimentos Ir para o rodapé Tecnologia em Alimentos
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estágio Curricular Supervisionado

Com a finalidade de obter o grau de Tecnólogo em Alimentos, o estudante deverá realizar, o Estágio Curricular Supervisionado em uma área da Tecnologia de Alimentos, visando os seguintes objetivos:

  • Proporcionar o desenvolvimento na prática de atividades inerentes ao exercício profissional e de competência do tecnólogo em alimentos, incorporando nos processos de aprendizagem, formação e experiência profissional.
  • Desenvolvimento de atividades de estágio curricular de acordo com o projeto pedagógico do CSTA nas áreas que envolvam os conteúdos , compostos por campos do saber destinados à caracterização da identidade profissional.
  • O Relatório Final deverá ser elaborado dentro dos moldes exigidos da MDT (monografia, tese e dissertação) e seguindo a Formatação Básica de Relatório Supervisionado.
*Todas as informações sobre Estágios constam no site Estágios.
Para realizar o estágio obrigatório durante a Resolução 024/2020 UFSM (REDE) seguir a ordem das atividades que deve realizar:
1) Verificar se cumpriu todos os pré-requisitos, com exceção das disciplinas que está no modo incompleto e irá concluir no calendário suplementar.
2) Verificar se a área do estágio não é em uma das disciplinas que está no modo incompleto.
Após essa verificação citada, e se cumpre os requisitos:
3) Verificar se a empresa tem convênio com a Universidade. Caso não tenha convênio, entre no site do Curso e baixe o arquivo modelo de convênio de estágio (Link do documento). Após, enviar e-mail para o coproc@ufsm.br solicitando abertura de convênio (Os processos de convênio de estágio são abertos pela própria coproc, o aluno pode entrar em contato pelo e-mail).
4) Conversar com um professor para ser o orientador na UFSM (lista dos orientados abaixo) e assim acompanhar o desenvolvimento do estágio curricular (registrar o aceite do professor por e-mail).
5) Solicitar (por e-mail <alimentos@ufsm.br>, informando área, local, horários e graduação do supervisor do estágio) aprovação do Colegiado do Curso em virtude dos estágios estarem suspensos pela UFSM (Resolução 024/2020 UFSM).
6) Se o Colegiado aprovar a liberação do estágio, você deve preencher todos os documentos necessários (descritos abaixo).
Seguir as normas e os documento do site Estágios.
Descritas também no site ( https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/tecnologia-em-alimentos/formularios/) e baixar os documentos descritos no item:
  • Documentos para Estágio 

6.1) Termo de compromisso (documento 1)

6.2) Plano de atividades (documento 2).

6.3) Termo de adesão (documento 3) que consta no anexo da Resolução 024/2020 UFSM.
7)  Tramitar via sistema PEN-SIE para assinatura do orientador UFSMSupervisor da Empresa e Coordenação de Curso. (Tutorial no site do PEN-SIE).

 Cronograma de trabalhos durante o estágio (SUSPENSO TEMPORARIAMENTE) *O cronograma da defesa do estágio deve ser realizado com o orientador da UFSM.

Período  Data Descrição da atividade
Início do Semestre 17/02/2020 até

21/02/2020

Escolha do Orientador no portal do aluno
Até 31/03/2020 Entrega do Termo de Compromisso e Plano de Atividades
1 mês antes da defesa 08/06/2020 Entrega do relatório para o orientador fazer as correções
2 semanas antes da defesa do estágio 22/06/2020 Entrega do relatório na Coordenação para submissão à banca
23/06/2020 Relatório disponível para correção da banca
Semana de defesa do estágio 06/07/2020 à 10/07/2020 Período de defesas de relatório de estágio
15/07/2020 Data limite de entrega da Versão final do relatório em CD
Fim do semestre letivo 23/07/2020
Publicação de notas 23/07/2020 Data limite para publicação do aproveitamento escolar pelos Departamentos do 1° semestre letivo de 2020 (digitação de notas)

O Relatório Final deverá ser elaborado dentro dos moldes exigidos da MDT (monografia, tese e dissertação) e seguindo a Formatação Básica de Relatório Supervisionado, disponível no site do Curso: http://w3.ufsm.br/tecalimentos/index.php/documentos/estagio

Abaixo o link para verificar se a empresa tem convênio com a Universidade.

Convênios Firmados para Estágios

Caso não tenha convênio, entre no site do Curso e baixe o arquivo modelo de convênio. Após, abrir* processo no PEN SIE para criar o convênio da Empresa com a UFSM, o fluxo do processo está no site:  http://w3.ufsm.br/proplan

*Temporariamente indisponível, seguir o trâmite por e-mail.

Relação de Orientadores e Turmas

Orientador Turma
Alexandre José Cichoski T 10
Cláudia Kaehler Sautter T 11
Cláudia Severo da Rosa T 12
Cristiano Augusto Ballus T 13
Cristiano Ragagin de Menezes T 14
Eduardo Jacob Lopes T 15
Ernesto Hashime Kubota T 16
Gilberti Helena Hubscher Lopes T 17
Juliano Smanioto Barin T 18
Leila Queiroz Zepka T 19
Luisa Helena Rychecki Hecktheuer T 20
Mari Silvia Rodrigues de Oliveira T 21
Marina Venturini Copetti T 22
Milene Teixeira Barcia T 24
Neidi Garcia Penna T 25
Neila Silvia Pereira dos Santos Richards T 26
Patrícia Medianeira Grigoletto Londero T 27
Paulo Cezar Bastianello Campagnol T 28
Roger Wagner T 29
Rosa Cristina Prestes Dornelles T 30
Anexos