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Orientações para discentes do curso

O Plano de Estudos deve ser preenchido pelo discente até o final do seu primeiro semestre letivo no curso. O Preenchimento ocorre no Portal do Aluno.

Tutorial para preenchimento do Plano de Estudos: Tutorial.

 

Para Encaminhar o Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de disciplina, o(a) discente deve:

  1. O PEN do processo de ajuste de matrícula deve ser aberto pelo(a) discente  no Portal Documentos da UFSM.
    • Na tela de “Novo Processo” o primeiro campo a ser informado é o de “Vínculo”, que mostrará todos os tipos de vínculos que o(a) usuário(a) possui com a UFSM e cada usuário deve selecionar o vínculo correto para a abertura do processo.
    • Para DISPENSA, deve ser aberto tipo documental “Solicitação de dispensa de disciplina de mestrado/doutorado (134.23)”
    • Para APROVEITAMENTO, deve ser aberto tipo documental “Solicitação de aproveitamento de disciplina de mestrado/doutorado (134.23)”
    • Verificar as informações constantes nos campos PROCEDÊNCIA, INTERESSADO E AUTOR.
    • Acrescentar na descrição a informação específica sobre a solicitação desejada.
    • Confira se os dados estão corretos, o tipo documental e salve o processo.
  2. O TIPO DOCUMENTAL deve ser informado de acordo com o procedimento necessário para cada discente.
    • Para DISPENSA, deve ser aberto tipo documental “Solicitação de dispensa de disciplina de mestrado/doutorado (134.23)”
    • Para APROVEITAMENTO, deve ser aberto tipo documental “Solicitação de aproveitamento de disciplina de mestrado/doutorado (134.23)”
  3. Confira se os dados estão corretos, o tipo documental, a descrição do processo e salve o processo.
    • Verificar as informações constantes nos campos PROCEDÊNCIA, INTERESSADO E AUTOR.
    • Acrescentar na descrição a informação específica sobre a solicitação desejada.
  4. Na próxima página, deve ser inserido os seguintes documentos (em formato PDF legível):
  5. Encaminhar o PEN para a Coordenação do Curso para análise.
  1.  

Para encaminhar o Requerimento de comprovação de Suficiência em Língua Estrangeira, o(a) discente deve:

  • Acessar o Portal Documentos da UFSM, clicar em Novo > Processo> selecionar o PEN com tipo documental “Processo de comprovação de suficiência em língua estrangeira.

  • Preencher, anexar e assinar o formulário no PEN-SIE. Formulário: Requerimento de comprovação do teste de suficiência em língua estrangeira

  • Anexar ao mesmo processo no PEN-SIE os documentos que fundamentam o pedido (Exemplo: certificado do teste com nota);
  • Após anexar os documentos, tramitar o PEN para o CURSO PG EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL (33.10.02.00.0.0), para que seja apreciado em colegiado.

O Colegiado do PPGCTA-FW avaliará a solicitação. Se aprovada, a secretaria tramitará a solicitação para o Controle Acadêmico de Pós-Graduação , para que seja incluída no histórico do(a) discente.

Para Encaminhar o Plano de Docência orientada:

  • O(a) discente deve acessar o Portal Documentos da UFSM, clicar em Novo > Processo> selecionar o PEN com tipo documental “Processo de docência orientada”
  • Anexar e assinar o plano de docência orientada. Formulário: Plano de Docência Orientada. Após deve tramitar ao(a) orientador(a).
  • O orientador assina o plano e encaminha para assinatura do docente responsável pela disciplina da graduação.
  • O docente responsável pela disciplina da graduação assina e envia para o CURSO PG EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL (33.10.02.00.0.0)
  • O plano será encaminhado para análise e homologação do colegiado do programa.
  • Após aprovação, o PEN é enviado para homologação no colegiado do Departamento da disciplina.. 

Para solicitar a Defesa da Dissertação o(a) discente deverá acessar o Portal do aluno, e clicar no ícone “Defesa de MDT”.

Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT: Tutorial.

Importante: é necessário  que a solicitação de Defesa da Dissertação seja realizada com pelo menos vinte dias antes da data de defesa.

O Processo de prorrogação de prazo para defesa de dissertação pode ser aberto  pelo discente no Portal Documentos da UFSM.

Para abrir o processo: Clica em Novo > Processo> seleciona o PEN com tipo documental “Processo de prorrogação de prazo para defesa de dissertação/tese (134.333)”

O discente abre o PEN anexando e assinando o formulário do requerimento de prorrogação e anexando a dissertação parcial (e anexando demais documentos, se houver), tramita para orientador(a) e este tramita ao Curso para análise do Colegiado.

Formulário: Requerimento de prorrogação do prazo de defesa

Para solicitação da tramitação do Diploma de Mestre o(a) discente deverá encaminhar os seguintes documentos, através do PEN/SIE, dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora para as alterações na Dissertação:

  • Dissertação em formato PDF; 
  • Um artigo científico, com o respectivo comprovante de submissão do periódico ao qual foi submetido, tendo o mestrando e o orientador como autores;
  • Termo de Autorização para Disponibilização on-line da dissertação (com o título corrigido quando for o caso) – a secretaria envia o termo por e-mail ao discente, próximo à data da defesa.
OBS: A entrega final da dissertação deve seguir o que consta no tutorial: Tutorial Ato de Entrega de MDT.

Poderão ser atribuídos créditos a atividades complementares de pós-graduação (ACPG) até o limite de 20% (vinte por cento) dos créditos mínimos exigidos para integralização do mestrado.

As ACPGs ofertadas pelo PPGCTA são:

  • Apresentação de Forma Oral de Trabalho em Evento Científico Nacional – 15h (1 crédito)
  • Apresentação de Trabalho em Congresso Internacional – 30h (2 créditos)
  • Autoria de Artigo Científico Com Fator de Impacto (JCR) – 60h (4 créditos)

As atividades deverão ser exercidas e comprovadas no período em que o(a) aluno(a) estiver regularmente matriculado(a) no curso, podendo ser requerida quando o(a) aluno(a) for autor(a) e o tema estiver relacionado ao projeto de sua dissertação.

Além da autoria discente, o trabalho deve ter a participação de um(a) docente do PPGCTA. Além disso, as produções só podem ser contabilizadas como ACPG para um (a) discente, para casos de autoria de mais de um(a) discente.

Para Encaminhar o Aproveitamento de ACPG, o(a) discente deve:

  1. O PEN deve ser aberto pelo(a) discente  no Portal Documentos da UFSM.
    • Na tela de “Novo Processo” o primeiro campo a ser informado é o de “Vínculo”, que mostrará todos os tipos de vínculos que o(a) usuário(a) possui com a UFSM e cada usuário deve selecionar o vínculo correto para a abertura do processo.
    • Deve ser aberto tipo documental “Solicitação de aproveitamento de disciplina de mestrado/doutorado (134.23)”
    • Verificar as informações constantes nos campos PROCEDÊNCIA, INTERESSADO E AUTOR.
    • Acrescentar na descrição a informação específica sobre a solicitação desejada.
    • Confira se os dados estão corretos, o tipo documental e salve o processo.
  2. Na próxima página, deve ser inserido os seguintes documentos (em formato PDF legível):
  3. Encaminhar o PEN para a Coordenação do Curso para análise  do colegiado.