Ir para o conteúdo PPGAGR Ir para o menu PPGAGR Ir para a busca no site PPGAGR Ir para o rodapé PPGAGR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Docentes do PPG em Agronegócios da UFSM/PM participam de evento de Qualificação de Produtores em Boas Práticas Agropecuárias em Bom Jesus/RS.



Os professores do PPG em Agronegócios da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões (UFSM/PM), João Pedro Velho e Ione Haygert Velho, juntamente com a estudante do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR-UFSM) Mariana Assis Borges, participaram, no dia 15 de junho último, de um evento realizado pela Emater/RS-Ascar no município de Bom Jesus, comportando técnicos da Emater e produtores de Bom Jesus, Cambará do Sul, Caxias do Sul, Jaquirana, Muitos Capões, São Francisco de Paula e São José dos Ausentes.

 

 

 

 

 

 

O evento —que foi o primeiro de uma série de 20 capacitações que a Emater/RS-Ascar vai realizar— teve em vista a capacitação para produtores em qualidade do leite (BPA) por meio do projeto de qualificação da cadeia produtiva do Queijo Artesanal Serrano (QAS).

De acordo com a estudante do PPGAGR, Mariana, o evento teve grande significado tanto para os pecuaristas familiares como para a aprendizagem pessoal. “Nesse evento, presenciei a realidade da produção de queijo serrano, assim será possível desenvolver meu projeto do mestrado de forma que atenda às necessidades dos agricultores para uma melhor produção de leite, e por consequência, de queijo”, relata a estudante. O evento foi realizado na sede da Queijaria Pelizzari, onde os produtores produzem queijo artesanal serrano. Na atividade, a propriedade rural teve o destaque após a conquista da medalha de prata no primeiro concurso de queijo artesanal gaúcho, ocorrido em Porto Alegre, no final do mês de maio.
Estiveram presentes no evento, o corpo técnico do estado da Emater/RS-Ascar, docentes da UFRGS e UFSM/PM, médico veterinário da SEAPDR (responsável pela fiscalização) e produtores de queijo serrano dos municípios acima citados.

 
O coordenador do PQCPQAS no RS, Técnico da Emater Orlando Junior Kramer Velho destaca a participação das parcerias, que são importantes no desenvolvimento do projeto, que propõe a melhoria da qualidade do produto Queijo Serrano, através da adoção de práticas que resultem na obtenção de produto de boa qualidade, com notório reconhecimento e com segurança alimentar aos consumidores. Através de ações como essa, que destacam o queijo serrano como um dos elementos componentes da região com forte apelo ambiental, cultural e econômico, em que as famílias produtoras devem alcançar aumento de renda e melhoria da qualidade de vida.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-569-1326

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes