Ir para o conteúdo PPGAGR Ir para o menu PPGAGR Ir para a busca no site PPGAGR Ir para o rodapé PPGAGR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PPG em Agronegócios participa da X Feimate em Novo Barreiro



O PPG em Agronegócios (PPGAGR) por meio do Grupo de Pesquisa e Extensão em Estratégia Organizacional (GEPEO), dando continuidade ao Programa de Extensão “Estratégias e Alternativas para o Desenvolvimento Regional Sustentável” participou no último dia 9 de setembro da X Feimate em Novo Barreiro – RS. A participação se dá em continuidade a reunião realizada em agosto com integrantes da Prefeitura Municipal de Novo Barreiro quer estiveram na UFSM para tratar da execução do projeto contemplado no Edital de apoio aos Coredes. O foco principal neste primeiro momento é o apoio ao turismo rural.

Novo Barreiro possui o roteiro turístico “Caminhos da Erva-Mate”, que nesta edição da FEIMATE foi reeditado, momento que se pode participar e ver de perto os desafios para que o roteiro se torne um atrativo e contribua com o desenvolvimento regional. O Prof. Tiago Zardin Patias que participou da atividade destaca que “o roteiro turístico promove ao público a possibilidade de conhecer a história do município e sua forte relação com o processo de produção da erva-mate, desde a sua concepção até o consumidor final”.

Durante a programação do roteiro, os participantes acompanharam o processo produtivo da erva-mate, desde a visita ao único viveiro certificado da região, o qual por meio de melhoramento genético das plantas, conta com mudas de qualidade e que são vendidas para todo o Sul do Brasil. Posteriormente, o grupo visitou propriedades onde verificaram o entendimento de como é a plantação e os cuidados com a árvore que fornece a matéria-prima para a erva-mate. Na sequência conheceram uma propriedade que realiza toda a etapa final da produção a qual consiste na secagem da folha, moagem e embalagem. Durante o roteiro também foi possível provar deliciosos pasteis, bolos e outras iguarias elaboradas com erva-mate, mostrando a versatilidade do produto, para além do tradicional chimarrão.

Roteiro turístico na região

A participação do PPGAGR no roteiro turístico, realizada no dia 9 de setembro, ajuda para que se tenha um melhor entendimento de como funciona na região de Palmeira das Missões as cadeias produtivas dos agronegócios e assim se possa contribuir de maneira mais assertiva para o desenvolvimento rural.

Para os bolsistas do Programa de Pós-graduação em Agronegócios, os trabalhos desenvolvidos até o momento, como forma de estratégias e alternativas para o desenvolvimento rural da região, proporcionaram para a população um olhar diferente para a cultura da erva-mate, bem como conhecimento sobre a realidade rural do município e o trabalho dos agricultores dessa cadeia pertencente aos agronegócios.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-569-1381

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes