Entre os dias 12 e 15 de agosto, o Sebrae, em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), realizou a 1ª Maratona de Ciências Comportamentais em Políticas Públicas para o Empreendedorismo. O evento, transmitido ao vivo em formato online, teve como foco desenvolver soluções para dois desafios: facilitar a participação de micro e pequenos empresários em compras públicas e fortalecer o empreendedorismo feminino em favelas e comunidades urbanas.
Os participantes foram organizados em grupos diversos e contaram com mentoria de especialistas e suporte técnico. As ideias mais promissoras receberam premiação e avançaram para a etapa de testagem com o apoio dos parceiros, abrindo caminho para que pudessem ganhar escala e impacto social.
De acordo com a coordenadora da Unidade de Ciências Comportamentais do MGI, Marizaura Camões, o objetivo foi superar barreiras comportamentais que dificultam o acesso de pequenos negócios às políticas públicas e comprometem a sustentabilidade de empreendimentos liderados por mulheres em comunidades. 
O evento reuniu pessoas de diferentes áreas — das ciências comportamentais à gestão pública, passando por empreendedorismo social, GovTech e micro e pequenos negócios.
As soluções apresentadas foram avaliadas conforme critérios de alinhamento ao desafio, clareza estratégica, viabilidade e potencial de impacto, com premiação concedida aos três primeiros colocados.
O grupo vencedor foi o Grupo 1, com a solução “MEI Caminho Andado”, teve a participação do Prof. Dr Gabriel Nunes de Oliveira, do Departamento de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-graduação em Agronegócios, da UFSM – Palmeira das Missões. cujo objetivo é facilitar o acesso dos MEIs aos processos de compra da esfera governamental, permitindo participar da primeira licitação por meio do cadastro automático na plataforma Contrata + Brasil (opt-out). O projeto inclui ainda um sistema de alerta de oportunidades para MEIs, com linguagem simples e direcionamento por CNAE e região, além da elaboração de propostas pré-preenchidas com informações cadastradas na plataforma. Todas essas ferramentas buscam mitigar as dificuldades de microempreendedores que dispõem de pouco tempo e possuem baixa habilidade digital, o que frequentemente os leva a evitar ou desistir de buscar informações importantes em portais do governo.