Na última terça-feira (16), os professores Nilson Luiz Costa e Gabriel Nunes de Oliveira, integrantes do Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio (NPEA/UFSM) e docentes dos cursos de Graduação em Ciências Econômicas e de Pós-Graduação em Agronegócios (mestrado e doutorado), participaram de uma importante reunião com lideranças municipais da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP).
A reunião, realizada na sede da entidade, contou com a presença da diretoria da AMZOP e de prefeitos da região, entre eles Adilson Adam Balestrin (Seberi), Gilson de Carli (Liberato Salzano), Eder Wink (Erval Seco), Benhur Barth (Palmitinho), Evandro Massing (Palmeira das Missões), Márcia Rodrigues Presotto (Novo Barreiro) e Paulo Duarte (Rodeio Bonito). Também participaram o Diretor Executivo da AMZOP, ex-prefeito Luiz Queiroz, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Palmeira das Missões, Jerônimo Cecatto e Mateus Fabricio Ganzer (Analista de BI da Sicredi Conexão).
Os docentes da UFSM estiveram acompanhados por uma equipe da Sicredi Conexão, liderada por Renato da Silva, Gerente de Estratégia e Inovação da cooperativa. O encontro consolidou uma parceria entre a UFSM, a Sicredi Conexão e a AMZOP para a implementação do Programa Aceleração Regional em todos os municípios da associação.
A proposta prevê a disponibilização de estatísticas e informações econômicas, sociais e ambientais, inspiradas no modelo já existente do Portal Aceleração Regional. A iniciativa tem como objetivo apoiar os municípios na formulação de políticas públicas, incentivar o empreendedorismo e a inovação, e promover o desenvolvimento local e regional com base em dados, diagnósticos e indicadores.
O novo portal, embarcado no site da Amzop será viabilizado com apoio financeiro da Sicredi Conexão e contrapartida técnica e científica da UFSM, atendendo a uma demanda apresentada pela própria AMZOP.
Para o professor Nilson Luiz Costa, “essa iniciativa reforça o compromisso da Universidade com a extensão universitária, com a valorização dos territórios e com a promoção de soluções que dialoguem com os desafios reais enfrentados pelos gestores públicos e pela sociedade local”.
A parceria marca mais um passo importante na trajetória de fortalecimento das relações entre universidade, cooperativismo e poder público, com foco em um desenvolvimento regional mais sustentável, integrado e participativo.