Ir para o conteúdo PGFISICA Ir para o menu PGFISICA Ir para a busca no site PGFISICA Ir para o rodapé PGFISICA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Autoavaliação e Planejamento

HISTÓRICO E EVOLUÇÃO

O curso de mestrado em Física iniciou suas atividades no ano de 1994. Nesta época, o curso contava com um grande número de professores e formava um pequeno número de alunos/ano. A imposição de critérios de produção, seguindo as tendências nacionais da área, fizeram com que o número efetivo de docentes no curso fosse reduzido, sem perda de qualidade e de continuidade dos trabalhos.

O ingresso de novos doutores, através de contratações, e o aperfeiçoamento e formação de professores do quadro, num esforço conjunto dos curso e departamento de física, fizeram com que, ao longo dos anos, o número de professores do quadro fosse aumentando progressivamente.

O curso de doutorado teve início em Agosto de 1999. Todos formandos encontraram posições permanentes ou temporárias em universidades e institutos de pesquisa com bom conceito nacional e/ou internacional, o que atesta a qualidade do trabalho produzido pelo programa.

Desde a criação do doutoramento, a qualidade e o aumento do número médio de publicações/ano/docente têm sido preocupações constantes do Colegiado do programa.  O Colegiado tem procurado agir no sentido de enriquecer o ambiente acadêmico no programa, proporcionar discussões científicas de maior profundidade, incentivar a apresentação de seminários e colóquios de pesquisadores internos e externos ao programa e patrocinar, dentro dos recursos disponíveis, a participação de nossos docentes e acadêmicos em congressos, workshops e simpósios nacionais e internacionais. 

Abaixo são apresentados alguns indicadores do programa, que demonstram a evolução do mesmo com o passar do tempo. 

 

Docentes por ano

 

Número de artigos por faixa de fator de impacto

Artigos de Docentes Permanentes por estrato Qualis

Produção bibliográfica dos Docentes Permanentes

Número de artigos de Docentes Permanentes com participação de discentes

 

Comparação do número de artigos qualis A1-A4 por Docente Permanentes no período de 2021-2023, com valores de referência

Discentes matriculados

Titulados

 

AUTOAVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO

O planejamento e a avaliação contínua do Programa de Pós-Graduação em Física é coordenada pelo Grupo de Trabalho de Autoavaliação e Planejamento do Programa (GTAP), que trabalha em estreita colaboração com o Colegiado, docentes e discentes. Os relatórios do GTAP são apresentados e discutidos com o colegiado e comunidade acadêmica e disponibilizados na página do programa. O processo de planejamento estratégico  envolve a cooperação ativa das Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e de Planejamento (PROPLAN) e está alinhado ao  Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSM.

Também são realizadas assembleias gerais do Programa para a apresentação e discussão de índices do programa, com o objetivo de ouvir a comunidade acadêmica e levantar pontos fortes e fracos do programa. A interação entre os docentes e discentes do programa ocorre naturalmente, o que resulta em um bom conhecimento das características e capacidades do programa pela comunidade. 

O GTAP é composto por um docentes de cada linha de pesquisa do Programa, dois discentes, um egresso e um membro consultor de outro PPG da UFSM.  O primeiro GTAP do PPGFIS foi criado em 2019.  Desde a sua criação mantém reuniões aproximadamente bimestrais com o objetivo de avaliar e identificar os pontos fracos, bem como sugerir ao Colegiado do curso ações que podem ser realizadas a fim de corrigir e/ou atenuar seu impacto no Programa. Cabe ressaltar que o planejamento do Programa de Pós-Graduação em Física está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2026 da UFSM. 

O último relatório do GTAP está disponível aqui.