O curso de mestrado em Física iniciou suas atividades no ano de 1994. Nesta época, o curso contava com um grande número de professores e formava um pequeno número de alunos/ano. A imposição de critérios de produção, seguindo as tendências nacionais da área, fizeram com que o número efetivo de docentes no curso fosse reduzido, sem perda de qualidade e de continuidade dos trabalhos.
O ingresso de novos doutores, através de contratações, e o aperfeiçoamento e formação de professores do quadro, num esforço conjunto dos curso e departamento de física, fizeram com que, ao longo dos anos, o número de professores do quadro fosse aumentando progressivamente.
O curso de doutorado teve início em Agosto de 1999. Todos formandos encontraram posições permanentes ou temporárias em universidades e institutos de pesquisa com bom conceito nacional e/ou internacional, o que atesta a qualidade do trabalho produzido pelo programa.
Fato evidente, desde a criação do doutoramento é o aumento do número médio de publicações/ano/docente do PPGFIS/UFSM. É nossa intenção aumentar este índice e ainda melhorar a qualidade de nossas publicações. Estas têm sido preocupações constantes do Colegiado do programa que tem procurado agir no sentido de enriquecer o ambiente acadêmico no programa, proporcionar discussões científicas de maior profundidade, incentivar a apresentação de seminários e colóquios de pesquisadores internos e externos ao programa e patrocinar, dentro dos recursos disponíveis, a participação de nossos docentes e acadêmicos em congressos, workshops e simpósios nacionais e internacionais.
Docentes por ano |
Publicações dos docentes permanentes |
Artigos por estrato Qualis |
Número de artigos A1-A4 com participação de discentes por Docente Permanente por ano |
Número de discentes Matriculados |
Comparação do número de artigos por Docente Permanentes no quadriênio de 2017-2021, com valores de referência |