Ir para o conteúdo PGMEC Ir para o menu PGMEC Ir para a busca no site PGMEC Ir para o rodapé PGMEC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM assina acordo de parceria para realizar projeto de inovação



UFSM assina mais um acordo de parceria “Rota 2030”, programa que une ICTs e empresas para desenvolver o setor automotivo no país. O acordo visa a realização do projeto “Demonstrador do processo de manufatura aditiva em areia de fundição para geometrias complexas DMA2F”. O projeto, coordenado pela professora Natália de Freitas Daudt, teve início em julho de 2022 e terá o valor de mais de R$12 milhões, sendo cerca de R$1,785 milhão executado pela Universidade.

O alto custo de importação e a perda de mais de 50% no transporte de equipamentos de manufatura aditiva em areia, tem impedido o acesso da indústria a essa tecnologia no Brasil. Pensando nisso, o projeto tem como objetivo comprovar o potencial da impressão 3D em areia para a fabricação de ferramentas que produzam componentes fundidos de alta complexidade, além de identificar os desafios para sua implementação nas indústrias brasileiras. 

A Tupy S.A., uma das empresas parceiras do programa “Rota 2030”, desenvolveu um estudo que demonstrou que, com a utilização de machos – parte dos moldes de areia, utilizada para fabricar furos e regiões vazadas – produzidos por impressão 3D em areia, é possível fabricar motores de ferro fundido tão ou mais leves quanto os fabricados em alumínio. Isso permitirá a substituição dos blocos de alumínio pelos de ferro fundido vermicular sem aumento de massa, contribuindo para a redução das emissões de CO2 e uma redução de até 70% no consumo de energia.

Tendo em vista este cenário, concluiu-se que é fundamental implantar e operacionalizar no Brasil a fabricação de machos e moldes em areia por manufatura aditiva, tornando essa facilidade acessível a toda indústria nacional. Assim, a partir da realização desse projeto, espera-se contribuir para a implantação da referida tecnologia no país, aumentando a competitividade e fortalecendo toda a cadeia de mobilidade automotiva e agrícola.

Além disso, o projeto também contribuirá com o intercâmbio de conhecimentos dos estudantes e pesquisadores envolvidos com instituições de ensino de diferentes regiões do país, fator essencial para a formação de recursos humanos e transferência de conhecimento e tecnologia.

https://ufsm.br/r-399-5257

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-595-1309

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes