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Linhas de Pesquisa

Esta linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver metodologias e ferramentas teóricas, computacionais, práticas e experimentais para o apoio ao projeto, desenvolvimento e fabricação de processos, materiais e produtos sustentáveis. Neste sentido, a sustentabilidade refere-se tanto à fase de desenvolvimento de produto, à seleção de materiais alternativos, em conceitos de projetos eficientes tanto do ponto de vista energético quanto de geração de resíduos, bem como o melhor aproveitamento de recursos e matérias-primas. As metodologias a serem desenvolvidas, como resultado dessa linha de pesquisa, são voltadas à fase de concepção e gerenciamento de projeto, análise mecânica e controle de equipamentos e processos, bem como o desenvolvimento e caracterização de materiais de construção.

  • Área de Concentração Vinculada: Projeto e análise de sistemas mecânicos.

Esta linha de pesquisa objetiva estudar, modelar e desenvolver sistemas que envolvam geração, transferência ou conversão de energias renováveis. Estudos de geração de energia serão desenvolvidos com enfoques teóricos, numéricos e experimentais considerando diferentes parâmetros, combustíveis e biocombustíveis no funcionamento de motores de combustão interna. Com este mesmo enfoque, serão desenvolvidos estudos em transferência de energia em dispositivos trocadores de calor e de conversão de energia em geradores eólicos, tanto através do desenvolvimento de modelos com validações numéricas, como através da construção de protótipos para levantamento de dados experimentais.

  • Área de Concentração Vinculada: Fenômenos de transporte e energia.

Esta linha de pesquisa tem como objetivo utilizar métodos teóricos, numéricos e experimentais voltados à análise, monitoramento e controle do comportamento dinâmico de materiais, estruturas e sistemas mecânicos submetidos a condições de contorno teóricas ou de interesse prático, tais como carregamentos impulsivos, contínuos, harmônicos
ou aleatórios. Um dos enfoques dessa linha de pesquisa é voltado ao controle de ruídos e vibrações. O que pode ser feito de forma passiva, por meio do desenvolvimento de novos materiais que possam ser empregados na atenuação destes aspectos em estruturas civis, mecânicas e aeroespaciais, dentre outras, ou pela aplicação de técnicas de controle ativo, utilizando atuadores (mecânicos, hidráulicos, elétricos, etc.), à redução dos níveis de vibração de estruturas mecânicas em geral. Uma segunda frente, ainda mais abrangente, visa à aplicação de técnicas de controle ativo à operação autônoma de sistemas mecânicos, tal como a automação de veículos aeroespaciais, mediante modelagem, simulação e implementação de sistemas embarcados. As ações supramencionadas podem, ainda, ser combinadas a métodos de monitoramento de danos estruturais associados à vida em fadiga de equipamentos submetidos a solicitações cíclicas.

  • Área de Concentração Vinculada: Projeto e análise de sistemas mecânicos.