Ir para o conteúdo PGMEC Ir para o menu PGMEC Ir para a busca no site PGMEC Ir para o rodapé PGMEC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dispensa/Aproveitamento de disciplinas

Os(as) discentes dos cursos/programas de pós-graduação da UFSM podem solicitar o aproveitamento ou a dispensa de disciplinas já cursadas na UFSM como aluno regular ou especial da UFSM e em outras Instituições de Ensino Superior, de acordo com o Regimento Geral da Pós-Graduação da UFSM e as normativas internas do PGMec.

O(a) discente poderá solicitar aproveitamento de créditos obtidos em disciplinas ou atividades de cursos de pós-graduação de outras instituições ao Colegiado do PGMec até um máximo de 9 (nove) créditos em disciplinas, conforme Artigo 46 do Regulamento do Programa.

É responsabilidade do discente abrir o Processo Eletrônico Nacional (PEN) para solicitações de dispensa/aproveitamento de disciplinas.

Para as solicitações de dispensa/aproveitamento de disciplinas, o(a) discente deve realizar os seguintes passos:

Documentos necessários:

  1. Assinar o Termo de Concordância Assinatura Eletrônica Cadastrada no SIE, tutorial aqui (desconsiderar caso possua termo ativo no sistema);
  2. Preencher o Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de Disciplinas, disponível aqui;
    Código do Curso de Mestrado: 1147
  3. Histórico escolar da(s) disciplina(s) cursada(s) (comprovante de aprovação em disciplina para APG);
  4. Ementa(s) da(s) disciplina(s) (para disciplina cursada em outra Instituição de Ensino
    Superior).

Para abrir o Processo Eletrônico Nacional (PEN):

  • Efetuar o login (matrícula e senha) no link: https://portal.ufsm.br/documentos/login.html
  • Clicar em Novo>Processo;
  • Digitar em “Tipo Documental” o código APG 134.23 (Solicitação de aproveitamento de disciplinas de pós-graduação – APG);
  • Clicar em Solicitação de aproveitamento de disciplinas de pós-graduação e salvar o processo;
  • Anexar o (1) Requerimento de Dispensa ou Aproveitamento de Disciplinas preenchido e assinado digitalmente no PEN;
  • Anexar o (2) histórico e/ou ementa/programa das disciplinas e/ou documentos que justifiquem a solicitação. Documentos devem estar em formato PDF legível;
  • Tramitar o PEN para a Coordenação do Curso para análise (unidade administrativa: 07.10.19.00.0.0 – CURSO-PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA).

A secretaria do curso recebe e confere a documentação, caso não esteja de acordo, retorna ao discente para correção. Após, o colegiado deve apreciar o pedido, deferir ou indeferir a solicitação, constando em ata da reunião. A secretaria do curso tramitará o processo PEN ao Núcleo de Controle Acadêmico da Pós-Graduação – NCAPG/CPG/PRPGP (unidade 01.09.01.04.0.0) para a inclusão no histórico escolar do acadêmico(a). Após o processo será arquivado.