Todo aluno poderá ter um coorientador que contribuirá com a orientação do discente, dentro da sua área de conhecimento.
O coorientador compete colaborar com a pesquisa do discente, interagindo com o orientador, no planejamento inicial, na implementação e/ou na redação da dissertação ou tese e dos artigos científicos resultantes dos trabalhos finais.
O orientador deverá ser escolhido em comum acordo entre professor orientador e aluno orientando.
O coorientador poderá ser um professor ou não, devendo ter o título de Doutor, podendo ser interno ou externo ao PGMec e à UFSM. A indicação do coorientador deverá ser aprovado pelo colegiado do programa e após deverá constar no plano de estudos do aluno.
Quando da abertura do processo de defesa de dissertação, tese ou qualificação de doutorado deverá ser incluído o coorientador para que conste na portaria de designação da comissão examinadora de defesa.
Ao coorientador não compete avaliar o aluno na defesa final, porém, poderá, por indicação do orientador estar na condição de presidente da comissão no lugar do orientador.
COMO PROCEDER:
- Entregar à coordenação do PGMec (pgmec@ufsm.br) Requerimento de Coorientação (anexo a essa página), preenchido e assinado pelo aluno, orientador e coorientador pretendido;
- Anexar ao requerimento:
- Currículo Lattes do coorientador pretendido;
- Formulário de Cadastro de Convidados Externos (Anexo 1 do Requerimento de Coorientação);
- Carta de concordância, por parte do Departamento / Instituição de origem do professor externo, para que este seja coorientador de trabalho realizado no PGMec;
- Incluir no Plano de Estudos cadastrado no Portal do Aluno apenas após o aviso de aprovação pelo Colegiado.
Legislação:
Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da UFSM
Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica