Esta linha de pesquisa tem como objetivo utilizar métodos teóricos, numéricos e experimentais voltados à análise, monitoramento e controle do comportamento dinâmico de materiais, estruturas e sistemas mecânicos submetidos a condições de contorno teóricas ou de interesse prático, tais como carregamentos impulsivos, contínuos, harmônicos
ou aleatórios. Um dos enfoques dessa linha de pesquisa é voltado ao controle de ruídos e vibrações. O que pode ser feito de forma passiva, por meio do desenvolvimento de novos materiais que possam ser empregados na atenuação destes aspectos em estruturas civis, mecânicas e aeroespaciais, dentre outras, ou pela aplicação de técnicas de controle ativo, utilizando atuadores (mecânicos, hidráulicos, elétricos, etc.), à redução dos níveis de vibração de estruturas mecânicas em geral. Uma segunda frente, ainda mais abrangente, visa à aplicação de técnicas de controle ativo à operação autônoma de sistemas mecânicos, tal como a automação de veículos aeroespaciais, mediante modelagem, simulação e implementação de sistemas embarcados. As ações supramencionadas podem, ainda, ser combinadas a métodos de monitoramento de danos estruturais associados à vida em fadiga de equipamentos submetidos a solicitações cíclicas.
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Área de Concentração Vinculada: Projeto e análise de sistemas mecânicos.