Ir para o conteúdo PGMEC Ir para o menu PGMEC Ir para a busca no site PGMEC Ir para o rodapé PGMEC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Orientações Gerais de Ingresso – Curso de Mestrado em Engenharia Mecânica

Segue abaixo algumas informações úteis para a realização do seu curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.

Do título de MESTRE em Engenharia Mecânica:

Será atribuído o título de MESTRE EM ENGENHARIA MECÂNICA na respectiva área de concentração, ao discente que:

I – demonstrar capacidade de leitura e compreensão de 1 (uma) língua estrangeira

II – concluir vinte e quatro (24) créditos em disciplinas;

III – cumprir com os requisitos formais exigidos pelo Programa e pela UFSM;

IV – obter aprovação na Prova de Defesa da Dissertação.

Legislação:

1. REALIZAÇÃO DO PLANO DE ESTUDOS NO 1º SEMESTRE

O Plano de Estudos é o instrumento utilizado para planejar as suas atividades durante o curso. É preenchido online no Portal do Aluno, juntamente com o orientador que deverá aprová-lo e encaminhá-lo à Coordenação de Curso. Deve ser realizado e aprovado ainda no 1º semestre de curso do aluno, pois acarretará impedimento de matrícula no 2º semestre de curso, caso não realizado.

É responsabilidade do discente a abertura, online, do Plano de Estudo, bem como eventuais atualizações.

Tutorial de preenchimento Plano de Estudos.

2. DISCIPLINAS A SEREM CURSADAS E MATRÍCULAS

Oferta de disciplinas: A Coordenação, através da Secretaria do PGMEC, realiza a oferta das disciplinas dentro do período estipulado no Calendário Acadêmico e após consulta aos docentes sobre as disciplinas apresentadas nos Quadros de Horário previsto no site do PGMEC/UFSM.

Aproveitamento ou dispensa de disciplina: Poderá ser solicitado aproveitamento de créditos obtidos em disciplinas ou atividades de cursos de pós-graduação de outras instituições ao Colegiado do Programa.

Docência Orientada: Os alunos do PGMEC poderão matricular-se na disciplina “Docência Orientada”, compreendendo no máximo 30% da carga horária da respectiva disciplina.

Aos discentes bolsistas é obrigatória a realização do estágio de docência, integralizando dois créditos no curso de Mestrado.

Impedimento de Matrícula: Ocorre o impedimento de matrícula, durante o período de matrículas para os alunos que:

– Possuem débito com a Biblioteca Central ou qualquer outra biblioteca setorial da UFSM;

– Possuem débito com o DERCA: não apresentaram o diploma (para quem se encontra no 2º semestre do curso);

– Não realizaram ou não tiveram o Plano de Estudos aprovado no 1º semestre do curso.

Matrícula cancelada – Desligamento do Curso: O discente terá sua matrícula cancelada e será desligado do curso automaticamente quando esgotar o prazo máximo para a conclusão do curso (24meses) ou quando apresentar desempenho insatisfatório equivalente a duas reprovações no curso.

3. DEFESA DA DISSERTAÇÃO

A dissertação deve constituir-se em um trabalho próprio encerrando uma contribuição relevante para a área de concentração/linha de pesquisa escolhida pelo candidato, redigido em língua portuguesa ou conforme legislação própria da UFSM. A estrutura e apresentação da dissertação deve respeitar a resolução específica vigente na UFSM quanto à elaboração de Monografias, Dissertações ou Teses (MDT). Os artigos derivados da Dissertação podem ser redigidos em outra língua, conforme as regras dos periódicos de interesse para submissão.

É responsabilidade do discente a abertura, online, de processo à Defesa de Dissertação, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data de defesa prevista. Uma vez aberto o processo à Defesa de Dissertação, pelo discente, o processo é direcionado ao orientador para anuência e, posteriormente, enviado à Coordenação Programa para submeter à análise e aprovação da Banca Examinadora pelo Colegiado.